Deixando cair as máscaras: uma conversa entre amigas/mulheres-artistas
DOI:
https://doi.org/10.5965/1414573102512024e0502Palavras-chave:
máscaras, Lecoq, clown, SartoriResumo
Este artigo levanta questões sobre as máscaras, seu uso e construção, com suporte em uma conversa com duas amigas que estudaram juntas na década de 1990 e depois tomaram caminhos diferentes, mas continuaram unidas por um afeto em comum, as máscaras e suas facetas. Para contar um pouquinho dessa trajetória, traçamos um diálogo que mostra um pouco da história e dos caminhos de Patrícia dos Santos e das máscaras com as quais ela cruzou em seu caminho. Assim, por meio de uma entrevista, desvendamos as possibilidades do trabalho com as máscaras, de um olhar sensível ao outro e a si mesmo, revelando o que há de mais humano e poético nas máscaras cotidianas e teatrais.
Downloads
Referências
COPEAU, J. Apelos. Trad. J. R Falero. São Paulo: Perspectiva, 2013.
FO, D. Manual mínimo do ator. Franca Rame (ORG). 4a ed. São Paulo: Senac, 2011.
LECOQ, J. O corpo poético: uma pedagogia da criação teatral. São Paulo: Senac, 2011.
SACHS, C. M. A metodologia de Jacques Lecoq: estudo conceitual. Florianópolis: Udesc, 2004.
SARTORI, A.; SARTORI, D. A arte mágica. Museu Internacional da Máscara. Curadoria de Carmelo Alberti e Paol Piizzi. Abano Terme Italia. Trad. Maria de Lourdes Rabetti (Beti Rabetti), 2010.
WYLIE, L. Na Escola Lecoq descobri meu próprio clown. Psicologia, Paris, n. 43, p. 17-27, 1973. (Trad. José Ronaldo Faleiro).
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Urdimentoe que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista. Ao submeter um artigo à Urdimento e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus meta dados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este periódico utiliza uma Licença de Atribuição Creative Commons– (CC BY 4.0)