Heterotopias teatrais e a concepção de energia – Suzuki e a cena contemporânea japonesa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573103422021e0102

Palavras-chave:

Teatro japonês, Tadashi Suzuki, Heterotopias, Energia, Cena contemporânea

Resumo

Quando foi criada a SITI Company (1992) por Anne Bogart e Tadashi Suzuki, tornou-se comum falar no método Suzuki-Viewpoints. Porém, alguns artistas mais jovens desconhecem a produção destes grandes pesquisadores, antes da parceria. O objetivo deste artigo é apresentar algumas características dos primórdios do que foi considerado o treinamento Suzuki em 1965, quando criou o Waseda Shogekijo (Pequeno Teatro de Waseda), até a chegada de sua companhia em Toga. A proposta não é reconstituir a sua biografia, mas investigar o que segue em movimento do pensamento/ação de Suzuki, como a invenção de heterotopias teatrais que afetam, de modos diferentes, a cena contemporânea japonesa, e a sua noção singular de energia como tecnologia de comunicação.

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Biografia do Autor

Fernanda Raquel, Pontifícia Universidade Católica (PUC - SP)

Doutora em Comunicação e Semiótica (PUC/SP) com pesquisa vinculada à artes da cena. Pesquisadora do Centro de Estudos Orientais (PUC/SP). Professora da especialização em Técnica Klauss Vianna (PUC/SP) e da Academia Internacional de Cinema.

Christine Greiner, Pontifícia Universidade Católica (PUC/SP)

Professora livre-docente da PUC-SP, onde coordena o Centro de Estudos Orientais. Ensina no Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica e na graduação em Artes do Corpo.  É bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq, nível 2.

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Publicado

2021-12-13

Como Citar

RAQUEL, Fernanda; GREINER, Christine. Heterotopias teatrais e a concepção de energia – Suzuki e a cena contemporânea japonesa: . Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 3, n. 42, p. 1–17, 2021. DOI: 10.5965/1414573103422021e0102. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/20824. Acesso em: 22 dez. 2024.