A Invenção de Territorialidades Subversivas a partir das Performances Feministas de Tania Bruguera, Martha Araújo e do coletivo Polvo de Gallina Negra

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/14145731023820200010

Palavras-chave:

Performance, Feminismo, Artistas latino-americanas, Territorialidades, Corpo

Resumo

Há uma diferença entre considerar performances como ocorrências que acontecem em um local e reconhece-las como acionadoras de territorialidades. A proposta desta pesquisa foi analisar experiências performativas concebidas em Cuba, Brasil e México que instauraram debates feministas através da subversão de territorialidades dadas a priori e suas relações de poder. O objetivo foi borrar dicotomias hierárquicas entre espaços público e privado, artista e espectador, cena e manifesto político, individualidade e coletividade. 

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Biografia do Autor

Amanda Marques, Pontificia Universidade Católica de São Paulo

Doutoranda do programa de Comunicação e Semiótica da Pontificia Universidade Católica de São Paulo, PUC-SP. Concluiu recentemente o doutorado sanduíche com bolsa CAPES no Center University of New York, CUNY, na cidade de Nova Iorque.

Christine Greiner, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Professora livre-docente do Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica e da graduação em Artes do Corpo, da PUC-SP. Tem publicado livros e artigos no Brasil e no exterior, acerca de temas como artes do corpo, cultura japonesa, filosofia política e teorias do corpo. É pesquisadora de produtividade do CNPq.

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Publicado

2020-09-24

Como Citar

MARQUES, Amanda; GREINER, Christine. A Invenção de Territorialidades Subversivas a partir das Performances Feministas de Tania Bruguera, Martha Araújo e do coletivo Polvo de Gallina Negra. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 38, p. 1–19, 2020. DOI: 10.5965/14145731023820200010. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/18101. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático - Espaços: configurações na cena brasileira e latino-americana