Vício, metateatralidade e enfado em The Connection, de Jack Gelber
DOI:
https://doi.org/10.5965/1414573102412021e0204Palavras-chave:
Teatro estadunidense, Jack Gelber, Metateatro, Off-BroadwayResumo
O artigo analisa The Connection, de Jack Gelber, estreada em 1959, no Living Theatre, onde se tornou um fenômeno cultural da Off-Broadway nova-iorquina. Utilizando o recurso da peça-dentro-da-peça, a obra mescla a espera de um grupo de viciados em heroína pela chegada de seu fornecedor, apresentada de modo bastante desimpedido, com o registro do próprio processo de dramatização do cotidiano de usuários de narcóticos. Através do estudo de sua ossatura metateatral, bem como de suas ambíguas provocações a diversas tendências formais e temáticas típicas do mainstream estadunidense coetâneo, propõe-se como uma legítima singularidade o seu investimento deliberado no enfado das plateias.
Downloads
Referências
ABEL, Lionel. Not Everyone is in the Fix. In: ABEL, Lionel. Metatheatre: A New View of the Dramatic Form. New York: Hill & Wang, 1968.
ATKINSON, Brooks. The Connection: Jack Gelber’s Harrowing Drama About Social Life Amongst the Junkies. New York Times, New York, February 07, 1960. Section 2, Part 1, p. X.
BOTTOMS, Stephen J. Playing Underground: A Critical History of the 1960s Off-Off-Broadway Movement. Ann Arbor: University of Michigan Press, 2009.
DAILEY, Jane; GILMORE, Glenda Elizabeth & SIMON, Brian (Edited by). Jumpin’ Jim Crow: Southern Politics from Civil War to Civil Rights. Princeton and Oxford: Princeton University Press, 2000.
BRUSTEIN, Robert. Seasons of Discontent: Dramatic Opinions - 1959 – 1965. New York: Simon and Schuster, 1967.
CALTA, Louis. The Connection: A Play About Junkies. New York Times, New York, July 16, 1959. P. 30.
CARLSON, Marvin. Ten Thousand Nights: Highlights from 50 Years of Theatre-Going. Ann Arbor: University of Michigan Press, 2017 (Kindle Edition).
GELBER, Jack. The Connection. New York: Grove Press, 1960.
GITLIN, Irving (Producer). “The Nation’s Nightmare” - Narcotics/ Waterfront - A Report Of Crime In America in 1951. New York: CBS Radio, 1952.
HEWES, Howard. Off-Broadway. In: KROENENBERGER, Louis (Edited by). The Best Plays of 1959 – 1960. New York: Dodd, Mead and Company, 1960.
HORNBY, Richard. Drama, Metadrama, and Perception. Lewisburg: Bucknell University Press, 1986.
LUTZ, H. B. Some Words on “The Connection”. The Village Voice, New York, August 05, 1959. P. 09.
Merriam-Webster English Dictionary. Disponível em: < https://www.merriam-webster.com/>. Acesso em: 04. mar. 2021.
PAVIS, Patrice. Dicionário de teatro. Tradução sob a direção de J. Guinsburg e Maria Lúcia Pereira. São Paulo: Perspectiva, 2017.
SELL, Mike. Avant-Garde Performance and the Limits of Criticism. Ann Arbor: The University of Michigan Press, 2011.
SOLOSKI, Alexis. Pricks and Kicks in The Connection and The Judgement of Paris. The Village Voice, New York, January 21, 2009. Disponível em: <https://www.villagevoice.com/2009/01/21/pricks-and-kicks-in-the-connection-and-the-judgement-of-paris/>. Acesso em: 04 mar. 2021.
SOVA, David B. Banned Plays: Censorship History of 125 Stage Dramas. New York: Facts on File, Inc., 2004.
TALLMER, Jerry. Theatre: The Connection. The Village Voice, New York, July 22, 1959, p. 09.
TYNAN, Kenneth. Preface. In: GELBER, Jack. The Connection. New York: Grove Press, 1960.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Urdimentoe que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista. Ao submeter um artigo à Urdimento e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus meta dados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este periódico utiliza uma Licença de Atribuição Creative Commons– (CC BY 4.0)