A ópera chinesa nos Estados Unidos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573102442022e0701

Palavras-chave:

Teatro tradicional chinês, Estados Unidos, História do Teatro

Resumo

Este artigo apresenta um panorama das óperas chinesas nos Estados Unidos da América. Em perspectiva histórica, destaca as primeiras montagens de espetáculos tradicionais a partir da chegada de imigrantes vindos de Guangdong para a Califórnia, no século XIX, e discute o desenvolvimento e a irradiação do gênero também nos palcos de Nova York, ao longo dos séculos seguintes.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marvin Carlson, City University of New York

Ph.D. em Teatro pela Cornell University, é Distinguished Professor (Sidney E. Cohn Chair) na City University of New York - CUNY, e diretor do Marvin Carlson Theatre Center, na Academia de Teatro de Shanghai (上海戏剧学院). Sua vasta atuação nos campos da história, teoria e tradução teatrais rendeu-lhe diversos prêmios, como o da Association for Theatre in Higher Education pela carreira acadêmica, o George Jean Nathan Prize por crítica teatral, o Bernard Hewitt Prize por pesquisa em teatro, o George Freedley Award por estudos das artes da cena, e uma bolsa Guggenheim. É autor de dezenas de livros publicados internacionalmente, e sua obra mais célebre, Theories of the Theatre (Teorias do teatro), de 1993, já foi traduzida para oito idiomas. 

Esther Marinho Santana, Universidade Estadual de Campinas

Doutora e Mestre em Teoria e Crítica Literária pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), com estágio doutoral na City University of New York (CUNY), onde foi Segal Fellow no Martin E. Segal Theatre Center. Faz parte do conselho científico e é secretária internacional para a América Latina da Edward Albee Society, e integra o grupo de pesquisas Estudos do Teatro Ex-Cêntrico – ETEx (CNPq/ ECA). Atualmente, é pesquisadora de pós-doutorado da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (processo 2021/08668-7), na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo - USP.

Referências

BORTHWICK, J. D. Three Years in California. Edinburgh/ London: William Blackwood and Sons, 1858.

CHOY, Philip P. San Francisco Chinatown: A Guide to Its History & Architecture. San Francisco: City Lights, 2012.

LEI, Daphne Pi-Wei. Operatic China: Staging Chinese Identity Across the Pacific. New York/ Hampshire: Palgrave Macmillan, 2006.

RAO, Nancy Yunhwa. Chinatown Opera Theatre in North America. Urbana/ Chicago/ Springfield: University of Illinois Press, 2017.

Downloads

Publicado

2022-09-26

Como Citar

CARLSON, Marvin; SANTANA, Esther Marinho. A ópera chinesa nos Estados Unidos. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 44, p. 1–19, 2022. DOI: 10.5965/1414573102442022e0701. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/22016. Acesso em: 25 dez. 2024.