O mesmo, só que diferente: o Teatro e a “assombração”
DOI:
https://doi.org/10.5965/14145731023820200045Palavras-chave:
Recepção teatral, Cognição, Memória, “assombração”Resumo
O texto da conferência proferida por Marvin Carlson em outubro de 2019 na Unirio, cuja tradução apresento aqui, explora uma temática significativa para aqueles que estudam a recepção teatral. Conduzindo o leitor por diferentes espetáculos e variados grupos teatrais ao longo da história, o autor discute e comprova que, devido a certas características únicas do teatro como atividade humana, esta arte opera uma dinâmica universal de cognição e experiência, fundamentada na memória de experiências anteriores colocadas em justaposição com as novas, processo que ele intitula de ghosting e que traduzi por “assombração”.
Downloads
Referências
ANDREWS, Richard. Molière, Commedia dell´arte, and the Question of Influence in Early Modern European Theatre, The Modern Language Review, CARLSON, Marvin. Deathtraps: The Postmodern Comedy Thriller. Bloomington: Indiana University Press, 1993.
CARLSON, Marvin, The Haunted Stage: The Theatre as Memory-Machine. Ann Arbor: University of Michigan Press, 2001.
HOLMES, Rupert. Accomplice. New York: Samuel French, 1991.
MEE, Erin B.; FOLEY, Helene P. Antigone on the Contemporary World Stage. Oxford: Oxford University Press, 2011.
NICHOLLS, Edmund, The Haunted History of British Theatres. Londres: InView, 2014.
VELTRUSKÝ, Jiří. The Prague School Theory of Theater, Poetics Today 2:3, 1981.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Urdimentoe que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista. Ao submeter um artigo à Urdimento e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus meta dados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este periódico utiliza uma Licença de Atribuição Creative Commons– (CC BY 4.0)