A ocupação do Armazém da Utopia na área portuária do Rio de Janeiro
DOI:
https://doi.org/10.5965/1414573103452022e0501Palavras-chave:
Ocupação artística, Patrimônio industrial, Teatro políticoResumo
O desafio para os grupos teatrais preocupados com o teatro socialmente engajado é reduzir os impasses do capitalismo por meio de atividades de artes cênicas em espaços alternativos para garantir o exercício da cidadania. A apropriação dos armazéns do patrimônio industrial não originalmente destinados ao teatro abriu novas possibilidades para as artes cênicas no Rio de Janeiro, além de trabalhar em diferentes escalas e produzir arquiteturas dramáticas. O entrevistado é o diretor teatral Luiz Fernando Lobo da Ensaio Aberto e comprova que a ocupação desse galpão centenário e desativado por um grupo teatral com longa trajetória na cena carioca é um ato de resistência. Lobo atribuiu ao prédio ocupado uma função social, significando um território de luta em um bairro histórico da periferia do Centro do Rio, como alternativa à lógica do city-marketing e do mercado imobiliário.
Downloads
Referências
LIMA, Evelyn Furquim Lima. Dos galpões industriais aos espaços públicos da cidade: alguns processos de configuração espacial nas artes da cena brasileira. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 38, p.1-31, 2020. DOI: 10.5965/14145731023820200023. Disponível em:
https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/18005.
Acesso em: 28 ago. 2022.
BENJAMIN, Walter. Teses sobre o conceito de história, In: Obras escolhidas. Vol. 1. Magia e técnica, arte e política. Ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1987, p.222-232.
BRECHT, Berthold. 1935. Five Difficulties in Writing the Truth. Available in https://www.idcommunism.com/2017/08/bertolt-brecht-five-difficulties-in.html. Access on 10 june2022
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Urdimentoe que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista. Ao submeter um artigo à Urdimento e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus meta dados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este periódico utiliza uma Licença de Atribuição Creative Commons– (CC BY 4.0)