Stanislávski: sem censura nem cortes

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DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573101402021e0700

Palavras-chave:

Constantin Stanislávski, Processo editorial, História do teatro

Resumo

O artigo traça um panorama histórico e biográfico das últimas décadas de vida de Constantin Stanislávski para compreender em que medida sua imagem e a sua obra foram construídas, manipuladas e até modificadas, dentro e fora da Rússia. A professora Sharon Marie Carnicke resgata as complexidades e contradições às quais Stanislávski esteve submetido tanto na Rússia, frente ao regime de censura e propaganda materialista-dialética de Stalin, quanto nos Estados Unidos, através das turnês do Teatro de Arte de Moscou que promoveram o diretor no Ocidente mas, sobretudo, através do decisivo contrato editorial assinado com sua tradutora Elizabeth Hapgood.

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Biografia do Autor

Sharon Marie Carnicke, Columbia University - USA

Professora de teatro e línguas e literaturas eslavas e uma das fundadoras do Centro de Excelência em Ensino da USC. Fluente em russo, ela é a autora internacionalmente aclamada de Stanislavsky in Focus (agora em sua segunda edição), que revela as maneiras significativas nas quais o Método Americano e o Sistema Stanislavsky de treinamento de atores diferem um do outro. As críticas consideram seu livro leitura essencial para atores, diretores e acadêmicos de teatro. PhD, Columbia University – USA.

Felipe Rodrigues Carvalho, Universidade de São Paulo (USP)

Ator e bacharelando em Artes Cênicas com habilitação em Interpretação Teatral pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Fez intercâmbio de graduação pela Université Paris 8 Vincennes-Saint-Denis (França).

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Publicado

2021-04-28

Como Citar

CARNICKE, Sharon Marie; CARVALHO, Felipe Rodrigues. Stanislávski: sem censura nem cortes. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 1, n. 40, p. 1–20, 2021. DOI: 10.5965/1414573101402021e0700. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/19393. Acesso em: 20 nov. 2024.