A Escola de Teatro Político e Vídeo Popular do Distrito Federal: formação pela práxis

Autores

  • Rafael Litvin Villas Bôas Universidade de Brasília
  • Viviane Cristina Pinto
  • Simone Meneses Rosa

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573101342019036

Resumo

O artigo tem como objetivo apresentar os pressupostos teóricos, estéticos e políticos da pedagogia das artes cênicas da Escola de Teatro Político e Vídeo Popular do Distrito Federal. O trabalho considera a inserção, desde a origem, da ETPVP-DF na Rede Internacional Teatro e Sociedade e analisa o desenvolvimentodo primeiro módulo de formação, com ênfase na linguagem teatral. Também faz parte da reflexão proposta a dinâmica da pedagogia da alternância, contemplando as ações desenvolvidas na primeira etapa de Tempo Comunidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Litvin Villas Bôas, Universidade de Brasília

Professor da Faculdade UnB Planaltina, do Mestrado Profissional em Artes da UnB e do Mestrado em Desenvolvimento Territorial da América Latina e Caribe da Unesp. Doutor em LIteratura pelo PPG em Literatura da UnB (2009). Pós-Doutor em Artes Cênicas pela ECA-USP em 2017.Mestre em Comunicação Social (2004) e bacharel em Jornalismo (2001). Pós-doutor em Artes Cênicas (2017) pelo PPG-AC da Universidade de São Paulo. É professor da área de Linguagens e Ciências Sociais da Faculdade UnB Planaltina.

 

 

Viviane Cristina Pinto

Mestre em Estudos Culturais (EACH/USP); especialista em Gestão Cultural (CELACC/USP); graduada em Administração Pública (UNESP). É educadora coordenadora do Programa Educativo do Centro Cultural Banco do Brasil do Distrito Federal.

Simone Meneses Rosa

Mestre em Artes pelo PROFARTES; professora da Secretaria de Educação do DF; graduada em Artes Plástica pela UnB.

Downloads

Publicado

2019-04-04

Como Citar

VILLAS BÔAS, Rafael Litvin; PINTO, Viviane Cristina; ROSA, Simone Meneses. A Escola de Teatro Político e Vídeo Popular do Distrito Federal: formação pela práxis. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 1, n. 34, p. 036–047, 2019. DOI: 10.5965/1414573101342019036. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101342019036. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático - Pedagogia das Artes Cênicas: desafios e resistência