Trabalho teatral latino-americano: pedagogias dissonantes em dois tempos históricos

Autores

  • Rafael Litvin Villas Bôas Universidade de Brasília (UnB) https://orcid.org/0000-0003-1814-710X
  • Douglas Estevam Coletivo Nacional de Cultura do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra e Brigada Nacional de Teatro do MST Patativa do Assaré.

DOI:

https://doi.org/10.5965/14145731023820200039

Palavras-chave:

Trabalho teatral, Pedagogias do teatro, Organização em rede, Criação colaborativa

Resumo

O artigo tem como objetivo sistematizar quais os eixos estruturantes da pedagogia teatral presente em alguns dos grupos que integraram Frente de Trabalhadores da Cultura Nuestra America, por meio de textos de dramaturgos e diretores e da experiência dos grupos. O intuito é identificar as características comuns nas formas organizativas e nos processos de resistência.  Para isso a pesquisa recupera a história da articulação dos trabalhadores da Cultura nos anos 1960 e 1970 na América Latina, analisa o processo de composição da rede que surge inspirada nos debates, ações e propostas estéticas daquele período, a Rede de Teatro e Vídeo Político- Popular de Nuestra América.

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Biografia do Autor

Rafael Litvin Villas Bôas, Universidade de Brasília (UnB)

Professor do programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas e do Mestrado Profissional em Artes da Universidade de Brasília (UnB) e do Mestrado em Desenvolvimento Territorial da América Latina e Caribe da Unesp e Escola Nacional Florestan Fernandes.

Douglas Estevam, Coletivo Nacional de Cultura do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra e Brigada Nacional de Teatro do MST Patativa do Assaré.

Historiador graduado na Universidade Federal Fronteira Sul. Coordenador da Brigada Nacional de Teatro do MST.

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Publicado

2020-09-24

Como Citar

VILLAS BÔAS, Rafael Litvin; ESTEVAM, Douglas. Trabalho teatral latino-americano: pedagogias dissonantes em dois tempos históricos. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 38, p. 1–24, 2020. DOI: 10.5965/14145731023820200039. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/18169. Acesso em: 24 dez. 2024.