A Escola de Teatro Político e Vídeo Popular do Distrito Federal: formação pela práxis

Autores/as

  • Rafael Litvin Villas Bôas Universidade de Brasília
  • Viviane Cristina Pinto
  • Simone Meneses Rosa

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573101342019036

Resumen

O artigo tem como objetivo apresentar os pressupostos teóricos, estéticos e políticos da pedagogia das artes cênicas da Escola de Teatro Político e Vídeo Popular do Distrito Federal. O trabalho considera a inserção, desde a origem, da ETPVP-DF na Rede Internacional Teatro e Sociedade e analisa o desenvolvimentodo primeiro módulo de formação, com ênfase na linguagem teatral. Também faz parte da reflexão proposta a dinâmica da pedagogia da alternância, contemplando as ações desenvolvidas na primeira etapa de Tempo Comunidade.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Rafael Litvin Villas Bôas, Universidade de Brasília

Professor da Faculdade UnB Planaltina, do Mestrado Profissional em Artes da UnB e do Mestrado em Desenvolvimento Territorial da América Latina e Caribe da Unesp. Doutor em LIteratura pelo PPG em Literatura da UnB (2009). Pós-Doutor em Artes Cênicas pela ECA-USP em 2017.Mestre em Comunicação Social (2004) e bacharel em Jornalismo (2001). Pós-doutor em Artes Cênicas (2017) pelo PPG-AC da Universidade de São Paulo. É professor da área de Linguagens e Ciências Sociais da Faculdade UnB Planaltina.

 

 

Viviane Cristina Pinto

Mestre em Estudos Culturais (EACH/USP); especialista em Gestão Cultural (CELACC/USP); graduada em Administração Pública (UNESP). É educadora coordenadora do Programa Educativo do Centro Cultural Banco do Brasil do Distrito Federal.

Simone Meneses Rosa

Mestre em Artes pelo PROFARTES; professora da Secretaria de Educação do DF; graduada em Artes Plástica pela UnB.

Publicado

2019-04-04

Cómo citar

VILLAS BÔAS, Rafael Litvin; PINTO, Viviane Cristina; ROSA, Simone Meneses. A Escola de Teatro Político e Vídeo Popular do Distrito Federal: formação pela práxis. Urdimento, Florianópolis, v. 1, n. 34, p. 036–047, 2019. DOI: 10.5965/1414573101342019036. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101342019036. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Dossiê Temático - Pedagogia das Artes Cênicas: desafios e resistência