A contabilidade de custos nas universidades da Espanha: uma análise da estrutura dos planos de ensino da disciplina na graduação
DOI:
https://doi.org/10.5965/2764747105092016058Palavras-chave:
contabilidade de custos, planos de ensino, universidade da EspanhaResumo
Com o propósito de identificar o perfil da disciplina de contabilidade de custos nos cursos de graduação oferecidos nas universidades espanholas, este artigo teve por objetivo pesquisar os planos de ensino da disciplina que abordam o conteúdo de contabilidade de custos nos cursos de graduação em Contabilidade e Finanças. A pesquisa é do tipo documental. A técnica utilizada para coleta de dados foi por análise de dados secundários, compostos pelos planos de ensino com o conteúdo de Contabilidade de Custos das Universidades da Espanha. No que concerne à abordagem do problema, foram utilizadas metodologias de natureza qualitativa e quantitativa. A amostra contempla 10 universidades públicas e 14 planos de ensino. De modo geral os resultados mostraram que: (i) a disciplina de custos possui 6 créditos; (ii) os conteúdos programáticos tratam dos temas: Conceptos Básicos/Fundamentales de Costes, Costes por Procesos, Costes Estándares, Los Centros de Costes/Centros o areas de Responsabilidad, Los Sistemas de Costes Basados en las Actividades (ABC), El Coste de Absorción e Asignación de Costes;(iii) os alunos são avaliados por prova final e parciais, e; (iv) as bibliografias adotadas tem como principais autores: Horngren, Forster e Datar, com a obra Contabilidad de Costes. Conclui-se que há certa homogeneidade no que diz respeito à estrutura dos planos de ensino das universidades pesquisadas.Downloads
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