Empreendedorismo e marketing: um estudo no segmento de bares de Belo Horizonte/MG

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2764747104072015090

Palavras-chave:

estratégia, marketing, empreendedorismo, administração

Resumo

Atualmente, o Brasil é um dos países com o sistema de distribuição de renda mais falhos do mundo, apesar do ressaltado progresso da última década. Como tentativa de corrigir falhas no sistema governamental, alguns atores sociais começam a atuar com o intuito de modificarem esta perspectiva, no que tange aos interesses individuais, essa figura recebe o nome de empreendedor. Mediante o cenário previamente exposto, o presente estudo foi desenvolvido a fim de analisar o elo de interseção entre o empreendedorismo e o marketing no segmento de bares da cidade de Belo Horizonte/ MG, a terceira maior capital do Brasil. Atualmente, o segmento de bares brasileiro, responsável por mais de 23% do total de empreendimentos no país, é caracterizado pelo elevado nível de concorrência e dinamicidade. Nesse ambiente, o presente estudo tem como objetivo geral identificar os principais desafios de um empreendedor do ramo de bares da cidade de Belo Horizonte/MG. Para tal, realizou-se uma pesquisa de caráter qualitativo descritivo, com doze empreendedores do segmento de bares da cidade de Belo Horizonte/MG, Brasil. A análise de dados foi pautada na análise de conteúdo temática, à luz das proposições de Bardin (2006). Dentre os resultados alcançados destaca-se que os maiores desafios dos empreendedores estão relacionados à falta de um planejamento estratégico e a uma estrutura deficiente de marketing. Ressalta-se, ainda, que a maioria dos empreendedores analisados é classificada como empreendedor por necessidade.

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Biografia do Autor

Jefferson Rodrigues Pereira, Centro Universitário Unihorizontes

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

Mestre em Administração pelo Centro Universitário Unihorizontes, UNIHORIZHNTES, Brasil.

Graduado em Administração pelo Centro Universitário Unihorizontes, UNIHORIZONTES, Brasil.

Leonardo Benedito Oliveira Rezende, Centro Universitário Unihorizontes

Mestre em Administração pelo Centro Universitário Unihorizontes, UNIHORIZONTES, Brasil.

Graduado em matemática pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.

Especialista em matemática pela Faculdade da Região dos Lagos, FERLAGOS, Brasil.

Professor universitário da Universidade Presidente Antônio Carlos, UNIPAC, Brasil.

Caissa Veloso e Sousa, Centro Universitário Unihorizontes

Doutora em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

Mestra em Administração pela Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais, FEAD, Brasil.

Graduada em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.

Professora do Centro Universitário Unihorizontes, UNIHORIZONTES, Brasil.

Sarah Lopes Silva, Centro Universitário Unihorizontes

Doutora em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Lavras, UFLA, Brasil.

Professora do Instituto Federal de Minas Gerais, IFMG, Brasil.

Eduardo Roberto Batista, Centro Universitário Unihorizontes

Doutor em Literaturas de Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.

Mestre em Administração pelo Centro Universitário Unihorizontes, UNIHORIZONTES, Brasil.

Especialista em Pós-Graduado em Educação Contemporânea e Docência pela Faculdade Arnaldo, FA, Brasil.

Especialista em MBA em Gastronomia pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC Minas, SENAC/MG, Brasil.

Especialista em Prepes em Ensino Religioso Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.

Especialista em Literatura Brasileira: Ensino, Teoria e História pelo Centro Universitário de Belo Horizonte, UniBH, Brasil.

Graduado em Gastronomia pelo Centro Universitário da Faculdade Estácio de Sá de Belo Horizonte, CEUFE BH, Brasil.

Graduado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.

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Publicado

2016-04-25

Como Citar

Pereira, J. R., Rezende, L. B. O., Sousa, C. V. e, Silva, S. L., & Batista, E. R. (2016). Empreendedorismo e marketing: um estudo no segmento de bares de Belo Horizonte/MG. Revista Brasileira De Contabilidade E Gestão, 4(7), 90–104. https://doi.org/10.5965/2764747104072015090

Edição

Seção

Artigos