ESTRATÉGIAS DE MARKETING MIX EM SUPERMERCADOS: UM ESTUDO COM GESTORES EM ENTRE RIOS DE MINAS

Autores

  • Arlem Daniel Pena de Castro Faculdade Novos Horizontes / Programa de Mestrado Acadêmico em Administração
  • Caissa Veloso e Sousa Faculdade Novos Horizontes / Programa de Mestrado Acadêmico em Administração.

Resumo

O mercado atual apresenta-se como um ambiente de mudanças, panorama esse que tem afetado as organizações varejistas. No presente trabalho optou-se por analisar quatro supermercados sediados na cidade de Entre Rios de Minas. A escolha do lócus se justifica, especialmente, dado o momento atual da cidade, que vivência um aumento na sua população flutuante dada a implantação de uma fábrica do setor siderúrgico próximo aos seus limites. Como objetivo principal pretendeu-se identificar, dentro da percepção dos gestores dos quatro supermercados da cidade de Entre Rios de Minas, quais variáveis levam esses gestores a compor suas estratégias de marketing mix. De forma mais específica pretende-se: i) identificar e analisar a composição do mix de Marketing das organizações; ii) identificar se há estratégias de relacionamento com o cliente sendo implementadas; e iii) identificar se há diferenças entre as estratégias de Marketing entre as quatro organizações. Foram entrevistados os gestores das organizações, selecionadas por intencionalidade, utilizando-se como instrumento de coleta de dados um roteiro semiestruturado. As entrevistas foram gravadas e transcritas, para posterior análise. Além das entrevistas, os pontos de vendas foram observados, de forma a permitir a elaboração de comparações entre as organizações. Não foi possível perceber o uso de estratégias similares em relação a elaboração do mix de Marketing, sendo que as estratégias de Marketing de relacionamento são aplicadas com restrição, especialmente em uma das lojas analisadas. 

Biografia do Autor

Arlem Daniel Pena de Castro, Faculdade Novos Horizontes / Programa de Mestrado Acadêmico em Administração

Mestrando em Administração de Empresas pela Faculdade Novos Horizontes.

Caissa Veloso e Sousa, Faculdade Novos Horizontes / Programa de Mestrado Acadêmico em Administração.

Doutora em Administração de Empresas. Professora e Pesquisadora do Mestrado Acadêmico em Administração da Faculdade Novos Horizontes.

Downloads

Publicado

2013-12-20

Edição

Seção

Artigos