ESTRATÉGIAS DE MARKETING MIX EM SUPERMERCADOS: UM ESTUDO COM GESTORES EM ENTRE RIOS DE MINAS

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Arlem Daniel Pena de Castro
Caissa Veloso e Sousa

Resumo

O mercado atual apresenta-se como um ambiente de mudanças, panorama esse que tem afetado as organizações varejistas. No presente trabalho optou-se por analisar quatro supermercados sediados na cidade de Entre Rios de Minas. A escolha do lócus se justifica, especialmente, dado o momento atual da cidade, que vivência um aumento na sua população flutuante dada a implantação de uma fábrica do setor siderúrgico próximo aos seus limites. Como objetivo principal pretendeu-se identificar, dentro da percepção dos gestores dos quatro supermercados da cidade de Entre Rios de Minas, quais variáveis levam esses gestores a compor suas estratégias de marketing mix. De forma mais específica pretende-se: i) identificar e analisar a composição do mix de Marketing das organizações; ii) identificar se há estratégias de relacionamento com o cliente sendo implementadas; e iii) identificar se há diferenças entre as estratégias de Marketing entre as quatro organizações. Foram entrevistados os gestores das organizações, selecionadas por intencionalidade, utilizando-se como instrumento de coleta de dados um roteiro semiestruturado. As entrevistas foram gravadas e transcritas, para posterior análise. Além das entrevistas, os pontos de vendas foram observados, de forma a permitir a elaboração de comparações entre as organizações. Não foi possível perceber o uso de estratégias similares em relação a elaboração do mix de Marketing, sendo que as estratégias de Marketing de relacionamento são aplicadas com restrição, especialmente em uma das lojas analisadas. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Castro, A. D. P. de, & Sousa, C. V. e. (2013). ESTRATÉGIAS DE MARKETING MIX EM SUPERMERCADOS: UM ESTUDO COM GESTORES EM ENTRE RIOS DE MINAS. Revista Brasileira De Contabilidade E Gestão, 2(4), 87-99. Recuperado de https://revistas.udesc.br/index.php/reavi/article/view/3962
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Arlem Daniel Pena de Castro, Faculdade Novos Horizontes / Programa de Mestrado Acadêmico em Administração

Mestrando em Administração de Empresas pela Faculdade Novos Horizontes.

Caissa Veloso e Sousa, Faculdade Novos Horizontes / Programa de Mestrado Acadêmico em Administração.

Doutora em Administração de Empresas. Professora e Pesquisadora do Mestrado Acadêmico em Administração da Faculdade Novos Horizontes.

Referências

ABRAS - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE SUPERMERCADOS. Disponível em:

http://www.abrasnet.com.br. Acessado em 23 de setembro de 2013.

BATESON, John E. G.; HOFFMAN, K. Douglas. Marketing de serviços. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001. 495 p.

BATESON, John E. G.; HOFFMAN, K. Douglas. Princípios de marketing de serviços. 2 ed. São Paulo: Pioneira Thomson Learnig, 2008. 628 p.

CHURCHILL, Gilbert A. Marketing Research: Methodological Foundations. Chicago: The Dryden Press, 1987. 1018 p.

CHURCHILL, Gibert A.; PETER, J. Paul. Marketing: criando valor para os clientes. São Paulo: Saraiva, 2007. 626 p.

COLLIS, Jill; HUSSEY, Roger. Pesquisa em Administração: um guia prático para alunos de graduação e pós-graduação. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.

DOMINGUES, Osmar; GOUVÊA, Maria A. Qualidade percebida em atividades de gerenciamento por categoria em Supermercados. REGE, São Paulo/SP, v. 19, n. 4, p. 589-608, out./dez. 2012.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002. 175 p.

GODOY, Arilda S. Estudo de caso qualitativo. In: GODOI, C. K.; BANDEIRA-DE-MELO, R.; SILVA, A. B. (org.). Pesquisa qualitativa em estudos organizacionais: paradigmas, estratégias e métodos. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2010, cap. 4, p. 115-179.

GRONROOS, Christian. Marketing: gerenciamento e serviços. 2. Ed. Rio de Janeiro: Campus, 2003. 482 p.

HAMZA, Kavita M.; DALMARCO, Denise A. S. Integração entre estratégia competitiva e práticas de responsabilidade social corporativa: um estudo exploratório noscinco maiores supermercados brasileiros. RGSA – Revista de Gestão Social e Ambiental. São Paulo, v. 6, n. 3, set./dez. 2013.

KOTLER, Philip. Administração de marketing: a edição do novo milênio. São Paulo: Prentice Hall, 2000. 764p.

KOTLER, Philip; ARMSTRONG, Gary. Principios de marketing. 12. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007 xix, 600 p.

MARIN, Edward R.; MORETTI, Sérgio L. A. A responsabilidade social empresarial e o marketing: reflexos na atitude e na lealdade do consumidor de supermercados em São Paulo/SP. Revista Alcance - Eletrônica, v. 19, n. 1, p. 24-34, jan./mar. 2012. Disponível em:

<http://www.spell.org.br/documentos/ver/7190/a-responsabilidade-social-empresarial-e-o- marketing--reflexos-na-atitude-e-na-lealdade-do-consumidor-de-supermercados-em-sao-paulo- sp>. Acesso em 26/09/13.

McCARTHY, E. Jerome; PERREAULT Jr., William D. Marketing essencial: uma abordagem gerencial e global. São Paulo: Atlas, 1997. 397 p.

PARENTE, Juracy. Varejo no Brasil: gestão e estratégia, São Paulo: Atlas, 2000.388 p.

SCHIFFMAN, Leon G; KANUK, Leslie Lazar. Comportamento do consumidor. 6. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2000. 475 p.

ZEITHAML, Valarie A.; BITNER, Mary J. Marketing de serviços: a empresa com foco no cliente. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2003. 536 p.