A escolha de uma instituição de ensino superior por estudantes do Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.5965/2316419008112019001Palavras-chave:
Escolha da Escola, Marketing Educacional, Ensino MédioResumo
Este estudo objetivou analisar como os estudantes estabelecem suas decisões para a escolha de uma instituição de Ensino Superior, na perspectiva de alunos em curso do terceiro ano do Ensino Médio. Foram entrevistados 26 estudantes, a partir de um roteiro previamente elaborado, contendo as seguintes dimensões: grupos de referência, marca, programas de incentivo do governo, infraestrutura e preço. Os grupos de referência se mostraram a principal influência recebida dos estudantes na escolha da IES, sendo que parece haver um consenso sobre a formação da percepção à cerca da marca, a partir de compartilhamento de experiências com parentes e amigos próximos. Ainda, o artigo abre espaço para o questionamento à cerca do que seria a qualidade de ensino para os estudantes, considerando-se a intangibilidade do serviço e a dificuldade para o público discente avaliar aspectos pertinentes ao que seria uma estrutura que oferta serviços de qualidade. Destaca-se, como implicação gerencial, a importância de as IES formarem uma identidade da marca, que pode ser reconhecida por toda a comunidade de interesse.
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