A escolha de uma instituição de ensino superior por estudantes do Ensino Médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2316419008112019001

Palavras-chave:

Escolha da Escola, Marketing Educacional, Ensino Médio

Resumo

Este estudo objetivou analisar como os estudantes estabelecem suas decisões para a escolha de uma instituição de Ensino Superior, na perspectiva de alunos em curso do terceiro ano do Ensino Médio. Foram entrevistados 26 estudantes, a partir de um roteiro previamente elaborado, contendo as seguintes dimensões: grupos de referência, marca, programas de incentivo do governo, infraestrutura e preço. Os grupos de referência se mostraram a principal influência recebida dos estudantes na escolha da IES, sendo que parece haver um consenso sobre a formação da percepção à cerca da marca, a partir de compartilhamento de experiências com parentes e amigos próximos. Ainda, o artigo abre espaço para o questionamento à cerca do que seria a qualidade de ensino para os estudantes, considerando-se a intangibilidade do serviço e a dificuldade para o público discente avaliar aspectos pertinentes ao que seria uma estrutura que oferta serviços de qualidade. Destaca-se, como implicação gerencial, a importância de as IES formarem uma identidade da marca, que pode ser reconhecida por toda a comunidade de interesse.

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Biografia do Autor

Fabrício Sabino Carvalho, Centro Universitário Unihorizontes

Mestre em Administração pelo Centro Universitário Unihorizontes, UNIHORIZONTES, Brasil.

Especialista em Pós-Graduação lato sensu em marketing educacional pela Universidade Católica de Brasília, UCB/DF, Brasil.

Especialista em Engenharia de Informações Intelligence pelo Centro Universitário UNA, UNA, Brasil.

Graduado em Sistemas Internet pela Faculdade Inforium de Tecnologia, FIT, Brasil.

Caissa Veloso e Sousa, Centro Universitário Unihorizontes

Doutora em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

Mestra em Administração pela Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais, FEAD, Brasil.

Graduada em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.

Professora pelo Centro Universitário Unihorizontes, UNIHORIZONTES, Brasil.

Nayara kelly Batista, Centro Universitário Unihorizontes

Mestra em Administração pelo Centro Universitário Unihorizontes, UNIHORIZONTES, Brasil.

Graduada em Serviço Social pelo Centro Universitário Unihorizontes, UNIHORIZONTES, Brasil.

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Publicado

2019-12-12

Como Citar

Carvalho, F. S., Sousa, C. V. e, & Batista, N. kelly. (2019). A escolha de uma instituição de ensino superior por estudantes do Ensino Médio. Revista Brasileira De Contabilidade E Gestão, 8(15), 001–012. https://doi.org/10.5965/2316419008112019001

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