Por uma Pedagogia da Atenção: outros modos de ver e avaliar o belo na educação
DOI:
https://doi.org/10.5965/2175234617412025e0008Palavras-chave:
belo, filosofia, educaçãoResumo
O artigo faz uma incursão interessada sobre as possíveis moradas do belo na educação, e tem como objetivo desvendar esse conceito em seu contexto filosófico para dialogar com a educação. Seleciona metodologicamente elementos teóricos, priorizando o horizonte nietzschiano para, em alguma medida, responder à tese deste artigo: a beleza tem morada na educação. Concluímos que precisamos de mais ferramentas pedagógicas para investigar o belo na educação, considerando a escola enquanto espaço de existência, como também são necessários outros instrumentos para avaliar a dinâmica de uma instituição educativa. Suspeitamos que nossa visão está por demais restrita, temos mais beleza na escola do que podemos ver e será por meio de uma pedagogia da atenção, como um gesto capaz de interromper o que acreditamos saber, que iniciaremos novas experiências formativas.
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