Por uma Pedagogia da Atenção: outros modos de ver e avaliar o belo na educação
DOI :
https://doi.org/10.5965/2175234617412025e0008Mots-clés :
belo, filosofia, educaçãoRésumé
O artigo faz uma incursão interessada sobre as possíveis moradas do belo na educação, e tem como objetivo desvendar esse conceito em seu contexto filosófico para dialogar com a educação. Seleciona metodologicamente elementos teóricos, priorizando o horizonte nietzschiano para, em alguma medida, responder à tese deste artigo: a beleza tem morada na educação. Concluímos que precisamos de mais ferramentas pedagógicas para investigar o belo na educação, considerando a escola enquanto espaço de existência, como também são necessários outros instrumentos para avaliar a dinâmica de uma instituição educativa. Suspeitamos que nossa visão está por demais restrita, temos mais beleza na escola do que podemos ver e será por meio de uma pedagogia da atenção, como um gesto capaz de interromper o que acreditamos saber, que iniciaremos novas experiências formativas.
Téléchargements
Références
AMARAL, V. B. Charles Baudelaire e a beleza da vida moderna. Impeto, n. 1, 2008.
BACHELARD, G. A poética do espaço. Tradução Antonio de Padua Danesi. São Paulo: Martins Fontes, 1988.
BARONI, V.; CENCI, A. V. Uma tarefa para mais de um século: Schiller e os potenciais formativos da educação estética. Educ. rev. [online], v. 36, p. e20089, 2020. Epub. http://educa.fcc.org.br/pdf/edur/v36/1982-6621-edur-36-e20089.pdf
BAUDELAIRE, C. Sobre a modernidade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.
DIAS G, C. Clarice Lispector & Friedrich Nietzsche. Um caso de amor fati. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2012.
GREUEL, M. V. Da “Teoria do Belo” à estética dos sentidos. Reflexões sobre Platão e Friedrich Schiller. Anuário de Literatura, n. 2, p. 147-155, 1994.
GUIMARÃES, M. L.; OLIVEIRA, J. Diálogos sobre o tempo: entre filosofia e a história. [s.l.]: PUCPRess, 2015.
GUIMARÃES, M.L.; OLIVEIRA, J. Diálogo sobre a alegria: entre filosofia e a história. [s./l.]: PUCPRess, 2016.
HAN, B.-C. A salvação do belo. Tradução Gabriel Salvi Philipson. Petrópolis: Vozes, 2019.
HERMANN, Nadja. O insondável corpo na ética-Ijuí, ED. Unijuí, 2023.
LARROSA, Jorge. Linguagem e Educação depois de Babel. Belo Horizonte: Ed. Autêntica, 2004.
LEMOS, C. A atualidade do diálogo. Hípias maior de Platão. Klós, n. 11/12, p. 93-142, 2007/8.
LISPECTOR, C. Um sopro de vida. Rio de Janeiro: Rocco, 2020.
NIETZSCHE, F. A gaia ciência. Tradução, notas e posfácio de Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.
Nietzsche, F. III Consideração intempestiva: Schopenhauer educador. In Nietzsche, F. Escritos sobre educação, 2003. p.138-222. Rio de Janeiro: PUC-Rio. São Paulo: Loyola.
NIETZSCHE, F. Humano demasiado humano: um livro para espíritos livre. Tradução, notas e posfácio Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras. 2005.
SCHILLER, F. A educação estética do homem. Numa série de cartas. Tradução Roberto Schwarz e Márcio Suzuki. São Paulo: Iluminuras, 1989.
TODOS PELA EDUCAÇÃO. Dados Ideb /Saeb 2023. Principais destaques dos dados do Inep/MEC divulgados em 14 de agosto de 2024. Disponível em: https://todospelaeducacao.org.br/wordpress/wp-content/uploads/2024/08/todos-pela-educacao-destaques-ideb-e-saeb-2023.pdf. Acesso em: 23 ago. 2024.
VILLAS, M. Em tudo havia beleza. Tradução Sandra Martha Dolinsky. São Paulo: TusQuest, 2023.
WEBER, J. F. Crítica à moral e educação: sobre o espírito livre de Nietzsche. Educação, Porto Alegre, v. 34, n. 1, p. 65-74, jan./abr. 2011.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Lúcia Schneider Hardt 2025

Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS
a. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Todos os direitos autorais são atribuídos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Palíndromo. O (s) autor (es) compromete-se sempre que publicar material referente ao artigo publicado no Palíndromo mencionar esta publicação da seguinte forma:
Este artigo foi publicado originalmente pela revista Palíndromo em seu volume (coloque o volume), número (coloque o número) no ano de (coloque o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo
b. Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista Palíndromo utiliza o software iThenticate de controle de similaridade