A palavra que ginga

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175234616392024e0013

Palavras-chave:

carnaval, linguagem verbal, samba enredo, visualidade carnavalesca

Resumo

Este artigo explora a utilização da palavra – elemento da linguagem verbal – em desfiles carnavalescos das escolas de samba do Rio de Janeiro. Se valendo pela noção de ginga, visto que essas escritas desfilam sob giros, rodopios e bailados, é realizada uma reflexão mediada por diversas críticas negativas feitas à utilização desses elementos na visualidade carnavalesca. Todavia, tais críticas tratam a dimensão verbal nessas criações como algo hierarquicamente menor do que a dimensão visual. Em função deste tipo de mirada à presença de elementos verbais nos desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro, realizamos um levantamento de diversos exemplos dessa ocorrência que, em nosso entendimento, demonstram as potencialidades da linguagem verbal na constituição da visualidade do Carnaval, bem como no incremento dos sentidos de diferentes sambas enredo.

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Biografia do Autor

Ana Lucia Beck, Universidade Federal de Goiás

Professora de carreira no magistério superior (Classe C, Nivel 1) na Universidade Federal de Goiás nas áreas de Teoria e História da Arte, Pesquisa em Arte, orientação de Pesquisa de Iniciação e TCC. Atua na Faculdade de Artes Visuais em cursos de graduação e no Programa de Pós-Graduação em Arte e Cultura Visual (PPGACV). Editora-Chefe da Revista Visualidades. Membro da Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA), da Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA), da Associação Brasileira de Pesquisadores em Artes Plásticas (ANPAP) e da Sociedade Europeia de Literatura Comparada (ESCL/SELC), atua na área das Artes Visuais no ensino superior, historiografia, teoria, curadoria e criação artística. Doutora em Literatura Comparada pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGLET/UFRGS), realizou estágio doutoral no Kings College London no Spanish, Portuguese and Latin American Studies Department (University of London). Mestra em História, Teoria e Crítica da Arte pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Bacharel em Artes Plásticas com Habilitação em Desenho pelo Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 

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Publicado

2024-10-03

Como Citar

BECK, Ana Lucia; AMARAL, Emmanuel Felipe de Araújo. A palavra que ginga. Palíndromo, Florianópolis, v. 16, n. 39, p. 1–34, 2024. DOI: 10.5965/2175234616392024e0013. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/25463. Acesso em: 31 out. 2024.

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