Reverberação, gesto desencarnado, performance: a dimensão performativa da palavra na arte pública
DOI:
https://doi.org/10.5965/2175234613302021291Palavras-chave:
Palavra-performer, performance, ato performativo, liminoide, espaço de performaçãoResumo
O artigo propõe um percurso teórico de observação da dimensão performativa da palavra na arte pública, a partir dos enquadramentos da performance nos trabalhos de Turner, Féral e Zumthor. Colocando em contato perspectivas e conceitos de diferentes campos das ciências humanas, a saber, a antropologia, as artes cênicas e a literatura, a abordagem busca tornar possível a descrição do seu objeto de interesse – palavras luminosas operadas por artistas em espaços públicos – como uma das expressões da performance na arte contemporânea. Para tanto, apresenta e relaciona as noções de liminoide/protoestrutura (TURNER, 1982, 2013), teatralidade e ato performativo (FÉRAL, 2015), e situação performancial (ZUMTHOR, 2014).
Downloads
Referências
FÉRAL, Josette. Além dos limites: teoria e prática do teatro. São Paulo: Perspectiva, 2015.
GENNEP, Arnold van. Os ritos de passagem. Petrópolis: Vozes, 2013.
MELIM, Regina. Performance nas artes visuais. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2008.
PARRA, Regina. Entrevista VI. [Entrevista concedida a] Rodrigo Maceira. São
Paulo, jul. 2020.
SCHECHNER, R. Between theater and anthropology. Philadelphia: University of Philadelphia
Press, 1985.
SCHECHNER, R. “O que é performance?” In: O percevejo, ano 11, 2003, n. 12, p. 25
a 50.
SCHECHNER, R.; LIGIERO, Zeca (Org.). Performance e antropologia de Richard
Schechner. Rio de Janeiro: Mauad X, 2012.
TURNER, Victor. From ritual to theatre. The human seriousness of play. New York:
PAJ Publications, 1982.
TURNER, Victor. “The Anthropology of Performance”. In: The Anthropology of performance.
PAJ Publication: Nova York, 1987.
TURNER, Victor. O processo ritual: estrutura e antiestrutura. Rio de Janeira: Vozes,
ZUMTHOR, Paul. A letra e a voz: a literatura medieval. SP: Companhia das Letras, 1993.
ZUMTHOR, Paul. La poesía y la voz en la civilización medieval. Madrid: Abad Editores,
ZUMTHOR, Paul. Performance, recepção, leitura. São Paulo: Cosac Naify, 2014..
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Rodrigo Maceira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS
a. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Todos os direitos autorais são atribuídos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Palíndromo. O (s) autor (es) compromete-se sempre que publicar material referente ao artigo publicado no Palíndromo mencionar esta publicação da seguinte forma:
Este artigo foi publicado originalmente pela revista Palíndromo em seu volume (coloque o volume), número (coloque o número) no ano de (coloque o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo
b. Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista Palíndromo utiliza o software iThenticate de controle de similaridade