Reverberação, gesto desencarnado, performance: a dimensão performativa da palavra na arte pública
DOI :
https://doi.org/10.5965/2175234613302021291Mots-clés :
Palavra-performer, performance, ato performativo, liminoide, espaço de performaçãoRésumé
O artigo propõe um percurso teórico de observação da dimensão performativa da palavra na arte pública, a partir dos enquadramentos da performance nos trabalhos de Turner, Féral e Zumthor. Colocando em contato perspectivas e conceitos de diferentes campos das ciências humanas, a saber, a antropologia, as artes cênicas e a literatura, a abordagem busca tornar possível a descrição do seu objeto de interesse – palavras luminosas operadas por artistas em espaços públicos – como uma das expressões da performance na arte contemporânea. Para tanto, apresenta e relaciona as noções de liminoide/protoestrutura (TURNER, 1982, 2013), teatralidade e ato performativo (FÉRAL, 2015), e situação performancial (ZUMTHOR, 2014).
Téléchargements
Références
FÉRAL, Josette. Além dos limites: teoria e prática do teatro. São Paulo: Perspectiva, 2015.
GENNEP, Arnold van. Os ritos de passagem. Petrópolis: Vozes, 2013.
MELIM, Regina. Performance nas artes visuais. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2008.
PARRA, Regina. Entrevista VI. [Entrevista concedida a] Rodrigo Maceira. São
Paulo, jul. 2020.
SCHECHNER, R. Between theater and anthropology. Philadelphia: University of Philadelphia
Press, 1985.
SCHECHNER, R. “O que é performance?” In: O percevejo, ano 11, 2003, n. 12, p. 25
a 50.
SCHECHNER, R.; LIGIERO, Zeca (Org.). Performance e antropologia de Richard
Schechner. Rio de Janeiro: Mauad X, 2012.
TURNER, Victor. From ritual to theatre. The human seriousness of play. New York:
PAJ Publications, 1982.
TURNER, Victor. “The Anthropology of Performance”. In: The Anthropology of performance.
PAJ Publication: Nova York, 1987.
TURNER, Victor. O processo ritual: estrutura e antiestrutura. Rio de Janeira: Vozes,
ZUMTHOR, Paul. A letra e a voz: a literatura medieval. SP: Companhia das Letras, 1993.
ZUMTHOR, Paul. La poesía y la voz en la civilización medieval. Madrid: Abad Editores,
ZUMTHOR, Paul. Performance, recepção, leitura. São Paulo: Cosac Naify, 2014..
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Rodrigo Maceira 2021
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS
a. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Todos os direitos autorais são atribuídos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Palíndromo. O (s) autor (es) compromete-se sempre que publicar material referente ao artigo publicado no Palíndromo mencionar esta publicação da seguinte forma:
Este artigo foi publicado originalmente pela revista Palíndromo em seu volume (coloque o volume), número (coloque o número) no ano de (coloque o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo
b. Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista Palíndromo utiliza o software iThenticate de controle de similaridade