Ecomuseu Urbano: do canto ao grito, o silêncio

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DOI:

https://doi.org/10.5965/2175234616402024e00009

Parole chiave:

cidade contemporânea, espaço público, montagem, caminhada, Odisseia

Abstract

Este artigo enfoca um deslocamento de 24 horas, divididas em 4 dias de caminhadas, realizadas pelo Ecomuseu Urbano, incursão existencial dos artistas Cláudia Zanatta e Vado Vergara, após um temporal em Porto Alegre. Tendo como base a caminhada como metodologia, a leitura da Odisseia, de Homero, e um plantio realizado no espaço público da cidade, são tecidas as argumentações usando o método de montagem, proposto por Walter Benjamin, para refletir sobre as modificações neste centro urbano e seu impacto no imaginário. Indaga-se, também, como o que está na origem da narrativa homérica reverbera enquanto projeto de dominação como ordem na cidade contemporânea, relacionando-o a uma proposta em arte contemporânea.

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Biografie autore

Osvaldo (Vado) Vergara Borges, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Artista visual formado em Produção Audiovisual pela PUC-RS, Mestre e Doutorando em Poéticas Visuais pelo Instituto de Artes, PPGAV, da UFRGS. Desenvolve pesquisa voltada à arte contemporânea e cidade e participa do Grupo de Pesquisa CNPq Arte pública participativa: articulação entre poética e cidadania, onde desenvolve a pesquisa Poéticas da Participação. Participou de exposições coletivas e individuais, seus trabalhos já foram premiados e circularam por mais de 50 festivais nacionais e internacionais, museus, galerias e mostras de cinema e vídeo arte. Vado Vergara recebeu o prêmio "Lawrence Kasdan Award for Best Narrative Film”, (Oscar® Award Qualifying), no 57º Ann Arbor Film Festival, festival mais antigo de filmes experimentais e de vanguarda da América do Norte. Vado Vergara também recebeu o prêmio de melhor direção no FestUni do 51º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro.

Cláudia Vicari Zanatta, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Artista. Professora do Departamento de Artes Visuais/IA/UFRGS, onde atua no Bacharelado e Licenciatura em Artes Visuais e no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais. Possui graduação em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000), graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994), mestrado em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003) e doutorado em Arte Público y Poéticas Visuais - Universidad Politécnica de Valencia (Espanha) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (co-tutela). É líder do Grupo de Pesquisa CNPq Arte pública participativa: articulação entre poética e cidadania, onde desenvolve a pesquisa Poéticas da Participação. Membro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas.

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Pubblicato

2024-11-28

Come citare

BORGES, Osvaldo (Vado) Vergara; ZANATTA, Cláudia Vicari. Ecomuseu Urbano: do canto ao grito, o silêncio. Palíndromo, Florianópolis, v. 16, n. 40, p. 1–28, 2024. DOI: 10.5965/2175234616402024e00009. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/25815. Acesso em: 28 nov. 2024.