Ecomuseu Urbano: do canto ao grito, o silêncio
DOI:
https://doi.org/10.5965/2175234616402024e00009Parole chiave:
cidade contemporânea, espaço público, montagem, caminhada, OdisseiaAbstract
Este artigo enfoca um deslocamento de 24 horas, divididas em 4 dias de caminhadas, realizadas pelo Ecomuseu Urbano, incursão existencial dos artistas Cláudia Zanatta e Vado Vergara, após um temporal em Porto Alegre. Tendo como base a caminhada como metodologia, a leitura da Odisseia, de Homero, e um plantio realizado no espaço público da cidade, são tecidas as argumentações usando o método de montagem, proposto por Walter Benjamin, para refletir sobre as modificações neste centro urbano e seu impacto no imaginário. Indaga-se, também, como o que está na origem da narrativa homérica reverbera enquanto projeto de dominação como ordem na cidade contemporânea, relacionando-o a uma proposta em arte contemporânea.
Downloads
Riferimenti bibliografici
ADORNO, Theodor W. HORKHEIMER, Max. Dialética do Esclarecimento. Rio de Janeiro: Zahar, 2021.
AMARAL, Lilian; BORGES, Osvaldo (Vado) Vergara; ZANATTA, Cláudia. Ecomuseu Urbano: incursão existencial de um pensamento infinito em percurso. Rivista Educazione Aperta. I musei come spazi del sapere sensibile ed eco-logico. n.15., pp.131-148, Bari. Itália. 2023. Disponível: https://zenodo.org/records/10644540, Acesso em: 03 nov 2023
ANDERS, Gunther. Kafka. Pró e Contra Capa. São Paulo: Ed. Cosac Naify, 2007.
BATAILLE, Georges. A pura felicidade. Ensaios sobre o impossível. Belo Horizonte: Autêntica, 2024.
BLANCHOT, Maurice. O livro por vir. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
BOLLE, Willi. Fisiognomia da Metrópole Moderna: Representação da História em Walter Benjamin. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2000.
CANCLINI, Néstor Garcia. Cidadãos Substituídos por Algoritmos. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2021.
BENJAMIN, Walter. Passagens. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2007.
CALVINO, Italo. As cidades invisíveis. Rio de Janeiro: Companhia das Letras, 2002.
CARPEAUX, Otto Maria. A Antiguidade greco-latina. (História da Literatura Ocidental v.1). Rio de Janeiro: Leya, 2012.
DARDOT, Pierre; LAVAL, Christian. A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal. São Paulo: Boitempo ,2020.
ECO, Umberto. A História da Feiura. Rio de Janeiro: Record, 2022.
FOUCAULT, Michel. Nascimento da Biopolítica: curso dado no Collège de France (1978-1979). São Paulo: Martins Fontes, 2022.
HAN, Byung-Chul. A crise da narração. Rio de Janeiro: Vozes, 2023.
HAN, Byung-Chul. Sociedade da Transparência. Rio de Janeiro: Vozes, 2020a.
HAN, Byung-Chul. Sociedade do Cansaço. Rio de Janeiro: Vozes, 2020b.
HOMERO. Odisseia. São Paulo: Editora 34, 2014.
KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2020.
MONDZAIN, Marie-José. Confiscação das palavras, imagens e do tempo: por uma outra radicalidade. Belo Horizonte: Relicário, 2022.
NANCY, Jean-Luc. À escuta. Belo Horizonte: Chão de Feira, 2014.
PESAVENTO, Sandra Jatahy. Cidades visíveis, cidades sensíveis, cidades imaginárias. Revista Brasileira de História, v.27, n. 53, Jun. 2007. Disponível: https://www.scielo.br/j/rbh/a/BXNmGmrvkWDkdVR4VPskmLJ/, Acesso em 27/05/2024.
PESAVENTO, Sandra Jatahy. História e Literatura: uma velha-nova história. In: COSTA, C. B.; MACHADO, M. C. T. (orgs.) História e Literatura: Identidades e fronteiras. Uberlândia: Ed. UFU, 2006
SCHÜLER, Donaldo. Xenófanes, Intérprete de Grafias Estrangeiras. Revista Matraga. Programa de Pós-Graduação do PPG Letras, UERJ, 2007, Disponível em: http://www.pgletras.uerj.br/matraga/matraga14/matraga14a05.pdf, Acesso em: 27/06/2024.
SCHÜLER, D. Odisseia, o poema das Auroras. In: HOMERO. Odisseia I – Telemaquia. Trad. de Donaldo Schüler. Porto Alegre: L & PM, 2007.
SILVA, Armando. Imaginários, estranhamentos urbanos. São Paulo: Edições Sesc São Paulo, 2014,
VELOSO, Caetano. Álbum Circuladô. Música "Fora da Ordem". Rio de Janeiro: Polygram, 1991.
VELOSO, Caetano. Álbum Jóia. Música “Asa, Asa” . Rio de Janeiro: Polygram, 1975.
WISNIK, José Miguel. O Som e o Sentido. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2024 Osvaldo (Vado) Vergara Borges, Cláudia Vicari Zanatta
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS
a. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Todos os direitos autorais são atribuídos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Palíndromo. O (s) autor (es) compromete-se sempre que publicar material referente ao artigo publicado no Palíndromo mencionar esta publicação da seguinte forma:
Este artigo foi publicado originalmente pela revista Palíndromo em seu volume (coloque o volume), número (coloque o número) no ano de (coloque o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo
b. Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista Palíndromo utiliza o software iThenticate de controle de similaridade