Urban Ecomuseum: from song to scream, silence

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175234616402024e00009

Keywords:

contemporary city, public space, montage, walk, Odyssey

Abstract

This article focuses on a 24-hour journey, divided into four days of walking, carried out by the Urban Ecomuseum, an existential incursion by artists Cláudia Zanatta and Vado Vergara, after a storm in Porto Alegre. Based on the walk as a methodology, a reading of Homer's Odyssey and a planting carried out in the city's public space, the arguments are woven using the montage method proposed by Walter Benjamin to reflect on the changes in this urban center and their impact on the imaginary. It also asks how what is at the origin of the Homeric narrative reverberates as a project of domination as order in the contemporary city, relating it to a proposal in contemporary art.

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Author Biographies

Osvaldo (Vado) Vergara Borges, Federal University of Rio Grande do Sul

Artista visual formado em Produção Audiovisual pela PUC-RS, Mestre e Doutorando em Poéticas Visuais pelo Instituto de Artes, PPGAV, da UFRGS. Desenvolve pesquisa voltada à arte contemporânea e cidade e participa do Grupo de Pesquisa CNPq Arte pública participativa: articulação entre poética e cidadania, onde desenvolve a pesquisa Poéticas da Participação. Participou de exposições coletivas e individuais, seus trabalhos já foram premiados e circularam por mais de 50 festivais nacionais e internacionais, museus, galerias e mostras de cinema e vídeo arte. Vado Vergara recebeu o prêmio "Lawrence Kasdan Award for Best Narrative Film”, (Oscar® Award Qualifying), no 57º Ann Arbor Film Festival, festival mais antigo de filmes experimentais e de vanguarda da América do Norte. Vado Vergara também recebeu o prêmio de melhor direção no FestUni do 51º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro.

Cláudia Vicari Zanatta, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Artista. Professora do Departamento de Artes Visuais/IA/UFRGS, onde atua no Bacharelado e Licenciatura em Artes Visuais e no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais. Possui graduação em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000), graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994), mestrado em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003) e doutorado em Arte Público y Poéticas Visuais - Universidad Politécnica de Valencia (Espanha) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (co-tutela). É líder do Grupo de Pesquisa CNPq Arte pública participativa: articulação entre poética e cidadania, onde desenvolve a pesquisa Poéticas da Participação. Membro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas.

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Published

2024-11-28

How to Cite

BORGES, Osvaldo (Vado) Vergara; ZANATTA, Cláudia Vicari. Urban Ecomuseum: from song to scream, silence. Palíndromo, Florianópolis, v. 16, n. 40, p. 1–28, 2024. DOI: 10.5965/2175234616402024e00009. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/25815. Acesso em: 28 nov. 2024.