Ecomuseu Urbano: do canto ao grito, o silêncio
DOI :
https://doi.org/10.5965/2175234616402024e00009Mots-clés :
cidade contemporânea, espaço público, montagem, caminhada, OdisseiaRésumé
Este artigo enfoca um deslocamento de 24 horas, divididas em 4 dias de caminhadas, realizadas pelo Ecomuseu Urbano, incursão existencial dos artistas Cláudia Zanatta e Vado Vergara, após um temporal em Porto Alegre. Tendo como base a caminhada como metodologia, a leitura da Odisseia, de Homero, e um plantio realizado no espaço público da cidade, são tecidas as argumentações usando o método de montagem, proposto por Walter Benjamin, para refletir sobre as modificações neste centro urbano e seu impacto no imaginário. Indaga-se, também, como o que está na origem da narrativa homérica reverbera enquanto projeto de dominação como ordem na cidade contemporânea, relacionando-o a uma proposta em arte contemporânea.
Téléchargements
Références
ADORNO, Theodor W. HORKHEIMER, Max. Dialética do Esclarecimento. Rio de Janeiro: Zahar, 2021.
AMARAL, Lilian; BORGES, Osvaldo (Vado) Vergara; ZANATTA, Cláudia. Ecomuseu Urbano: incursão existencial de um pensamento infinito em percurso. Rivista Educazione Aperta. I musei come spazi del sapere sensibile ed eco-logico. n.15., pp.131-148, Bari. Itália. 2023. Disponível: https://zenodo.org/records/10644540, Acesso em: 03 nov 2023
ANDERS, Gunther. Kafka. Pró e Contra Capa. São Paulo: Ed. Cosac Naify, 2007.
BATAILLE, Georges. A pura felicidade. Ensaios sobre o impossível. Belo Horizonte: Autêntica, 2024.
BLANCHOT, Maurice. O livro por vir. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
BOLLE, Willi. Fisiognomia da Metrópole Moderna: Representação da História em Walter Benjamin. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2000.
CANCLINI, Néstor Garcia. Cidadãos Substituídos por Algoritmos. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2021.
BENJAMIN, Walter. Passagens. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2007.
CALVINO, Italo. As cidades invisíveis. Rio de Janeiro: Companhia das Letras, 2002.
CARPEAUX, Otto Maria. A Antiguidade greco-latina. (História da Literatura Ocidental v.1). Rio de Janeiro: Leya, 2012.
DARDOT, Pierre; LAVAL, Christian. A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal. São Paulo: Boitempo ,2020.
ECO, Umberto. A História da Feiura. Rio de Janeiro: Record, 2022.
FOUCAULT, Michel. Nascimento da Biopolítica: curso dado no Collège de France (1978-1979). São Paulo: Martins Fontes, 2022.
HAN, Byung-Chul. A crise da narração. Rio de Janeiro: Vozes, 2023.
HAN, Byung-Chul. Sociedade da Transparência. Rio de Janeiro: Vozes, 2020a.
HAN, Byung-Chul. Sociedade do Cansaço. Rio de Janeiro: Vozes, 2020b.
HOMERO. Odisseia. São Paulo: Editora 34, 2014.
KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2020.
MONDZAIN, Marie-José. Confiscação das palavras, imagens e do tempo: por uma outra radicalidade. Belo Horizonte: Relicário, 2022.
NANCY, Jean-Luc. À escuta. Belo Horizonte: Chão de Feira, 2014.
PESAVENTO, Sandra Jatahy. Cidades visíveis, cidades sensíveis, cidades imaginárias. Revista Brasileira de História, v.27, n. 53, Jun. 2007. Disponível: https://www.scielo.br/j/rbh/a/BXNmGmrvkWDkdVR4VPskmLJ/, Acesso em 27/05/2024.
PESAVENTO, Sandra Jatahy. História e Literatura: uma velha-nova história. In: COSTA, C. B.; MACHADO, M. C. T. (orgs.) História e Literatura: Identidades e fronteiras. Uberlândia: Ed. UFU, 2006
SCHÜLER, Donaldo. Xenófanes, Intérprete de Grafias Estrangeiras. Revista Matraga. Programa de Pós-Graduação do PPG Letras, UERJ, 2007, Disponível em: http://www.pgletras.uerj.br/matraga/matraga14/matraga14a05.pdf, Acesso em: 27/06/2024.
SCHÜLER, D. Odisseia, o poema das Auroras. In: HOMERO. Odisseia I – Telemaquia. Trad. de Donaldo Schüler. Porto Alegre: L & PM, 2007.
SILVA, Armando. Imaginários, estranhamentos urbanos. São Paulo: Edições Sesc São Paulo, 2014,
VELOSO, Caetano. Álbum Circuladô. Música "Fora da Ordem". Rio de Janeiro: Polygram, 1991.
VELOSO, Caetano. Álbum Jóia. Música “Asa, Asa” . Rio de Janeiro: Polygram, 1975.
WISNIK, José Miguel. O Som e o Sentido. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Osvaldo (Vado) Vergara Borges, Cláudia Vicari Zanatta 2024
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS
a. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Todos os direitos autorais são atribuídos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Palíndromo. O (s) autor (es) compromete-se sempre que publicar material referente ao artigo publicado no Palíndromo mencionar esta publicação da seguinte forma:
Este artigo foi publicado originalmente pela revista Palíndromo em seu volume (coloque o volume), número (coloque o número) no ano de (coloque o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo
b. Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista Palíndromo utiliza o software iThenticate de controle de similaridade