Proposição para uma auto-escuta: 3 movimentos para auto-escutar-se
DOI:
https://doi.org/10.5965/2175234616402024e0013Parole chiave:
auto-escuta, proposição de escuta, escuta como práticaAbstract
A escrita pode propor uma escuta, assim como uma escuta pode gerar escritas. Apresento uma escrita que partiu de uma auto-escuta e, agora, proponho outra escuta para o/a leitor/a. Esta proposição envolve uma auto-escuta que pode ser fisiológica, em busca dos sons do próprio corpo, como também uma escuta psicológica que vagueia pelos pensamentos à deriva. Essa auto-escuta também pode ser focal e global. Por mais que busquemos focar um som específico, nosso ouvido se abre para “planos” mais abertos seja estes internos ou externos a nós. Esta prática de escuta pode ser feita individualmente ou em grupo. Em grupo, pode-se discutir e compartilhar, após a auto-escuta, a experiência de cada pessoa. O que eu escutei que o outro também escutou? O que eu escutei que o outro não escutou? Como compartilhar minha auto-escuta? Por meio de uma nova escrita, um desenho, um rascunho?
Downloads
Riferimenti bibliografici
FERREIRA, Marina Mapurunga de Miranda. Reativação da escuta: práticas sonoras experimentais como estratégias para o ensino de som em cursos de cinema e audiovisual. 2022. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.11606/T.27.2022.tde-12012023-114758. Acesso em: 16 out. 2024.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2019.
HOOKS, bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. Trad.
Marcelo Brandão Cipolla. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2017.
KELMAN, Ari Y. Rethinking the soundscape. The Senses and Society, Londres, v. 5. n. 2, pp. 212- 234, 2010.
MCCARTNEY, Andra. Soundwalking and improvisation. Improvisation, Community and Social Practice, 2010 (In Press).
NANCY, Jean-Luc. À Escuta. Trad. Fernanda Bernardo. Belo Horizonte: Edições Chão da Feira, 2014 [2002].
OLIVEROS, Pauline. Deep Listening: A Composer’s Sound Practice. New York, Lincoln, Shanghai: iUniverse, Inc, 2005.
STERNE, Jonathan. Afterword: Sound Pedagogy. In: BULL, Michael; BACK, Les (ed.). The Auditory Culture Reader. London and New York: Routledge, 2016.
WESTERKAMP, Hildegard. Soundwalking. In: CARLYLE, Angus. (ed). Autumn Leaves. Paris: Double Entendre, 2007.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2024 Marina Mapurunga de Miranda Ferreira
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS
a. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Todos os direitos autorais são atribuídos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Palíndromo. O (s) autor (es) compromete-se sempre que publicar material referente ao artigo publicado no Palíndromo mencionar esta publicação da seguinte forma:
Este artigo foi publicado originalmente pela revista Palíndromo em seu volume (coloque o volume), número (coloque o número) no ano de (coloque o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo
b. Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista Palíndromo utiliza o software iThenticate de controle de similaridade