Leituras de narrativas audiovisuais e questões de gênero
DOI:
https://doi.org/10.5965/2175234616382024e0002Parole chiave:
Ensino de Artes Visuais., Leitura audiovisual., Questões de gênero, Infância., Mídia.Abstract
Este texto é parte de reflexões realizadas em anos de pesquisas sobre leituras de produções audiovisuais em que procuramos elaborar uma proposta de leitura audiovisual para a educação a partir dos estudos sobre leitura de imagens de Ana Mae Barbosa, María Acaso, Arthur Efland, Kerry Freedman, Patricia Stuhr, Fernando Hernández e com os aportes da semiótica discursiva, em especial os estudos de Eric Landowski, Ana Silvia Médola, Yvana Fechine, Nilton Hernandes, Lucia Teixeira, Ramalho e Oliveira sobre apreensão de efeitos de sentido em criações visuais e sincréticas. Tais estudos proporcionaram subsídios teóricos e metodológicos para compreender os sentidos que os procedimentos que articulam as diferentes linguagens nestas produções possibilitam. Em nossas pesquisas procuramos construir uma proposta de leitura audiovisual para a educação e realizá-la em diferentes contextos e níveis de ensino, seja na educação infantil, no ensino fundamental, no ensino superior, de modo a aprimorá-la. Apresentaremos, a seguir, alguns princípios da proposta de leitura através da análise do filme publicitário Coleção Era uma vez...Outono/Inverno 2014 Gabriela Aquarela, com foco nos efeitos de sentido que os procedimentos de montagem criam e nas significações que um grupo de estudantes universitários de um curso de formação de professores fez dessa criação. Os resultados apontam algumas rotas para análise de produções audiovisuais na educação.
Downloads
Riferimenti bibliografici
ACASO, María. El lenguaje visual. Barcelona: Paidós, 2009a.
ACASO, María. La educación artística no son manualidades. Madrid: Catarata, 2009b.
ACASO, María. Esto no son las Torres Gemelas: cómo aprehender a leer la televisión y otras imágenes. Madrid: Catarata, 2006.
BARBOSA, Ana Mae; CUNHA, Fernanda Pereira da. Abordagem triangular no ensino das artes e culturas visuais. São Paulo: Cortez,2010.
BARBOSA, Ana Mae; AMARAL, Lilian. (orgs.). Interterritorialidade: mídias, contextos e educação. São Paulo: SENAC/SP; SESCSP, 2008.
BARBOSA, Ana Mae. Tópicos utópicos. Belo Horizonte: C/Arte, 1998.
BARBOSA, Ana Mae. A imagem no ensino da arte. São Paulo: Perspectiva, 1991.
CHION, Michel. La audiovisión. Barcelona: Paidós, 1993.
EFLAND, Arthur D.; FREEDMAN, Kerry; STUHR, Patricia. La educación en el arte posmoderno. Barcelona: Paidós, 2003.
FECHINE, Yvana. Contribuições para uma semiotização da montagem. In: OLIVEIRA, A. C. de; TEIXEIRA, Lucia (orgs.). Linguagens na comunicação: desenvolvimento de semiótica sincrética. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2009. p. 323-370.
FELIPE, Jane. Gênero, sexualidade e a produção de pesquisas no campo da educação: possibilidades, limites e a formulação de políticas públicas. Proposições, v. 18, n. 2, p. 77-87, maio/ago. 2007.
FREEDMAN, Kerry. Enseñar cultura visual. Barcelona: Octaedro, 2006.
HERNANDES, Nilton. Duelo: a publicidade da tartaruga da Brahma na Copa do Mundo. In: LOPES, Ivan C.; HERNANDES, Nilton. (orgs). Semiótica: objetos e práticas. São Paulo: Contexto, 2005. p. 227-244.
HERNÁNDEZ, Fernando. Catadores da cultura visual. Porto Alegre: Mediação, 2007.
HERNÁNDEZ, Fernando. De qué hablamos cuando hablamos de Cultura Visual? Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 30, n. 2, p. 9-34, jul/dez 2005.
LANDOWSKI, Eric. Interacciones arriesgadas. Lima: Fondo Editorial de la Universidad de Lima, 2009.
MÉDOLA, Ana Silvia D. A abordagem do sincretismo em televisão: em busca de caminhos para análise. In: OLIVEIRA, Ana Claudia de; LANDOWSKI, Eric. (orgs.) Caderno de Discussão do Centro de Pesquisas Sociossemióticas. São Paulo: Editora CPS, 2003. p. 483-492.
MÉDOLA, Ana Silvia D. Sincretismo de linguagens e configuração de gêneros televisuais. In: OLIVEIRA, Ana Claudia de (org.). Caderno
de Discussão do Centro de Pesquisas Sociossemióticas. São Paulo: Editora CPS, 2002. p.377-386.
MÉDOLA, Ana Silvia D. A articulação entre linguagens: a problemática do sincretismo na televisão. In: OLIVEIRA, Ana Claudia; CAMARGO, I.Caderno de Discussão do Centro de Pesquisas Sociossemióticas. São Paulo: Centro de Pesquisas Sociossemióticas, 2000. p. 201-209.
MEYER, Dagmar; SOARES, Rosângela. Corpo, gênero e sexualidade nas práticas escolares: um início de reflexão. In: MEYER, Dagmar; SOARES, Rosângela (orgs.). Corpo, gênero e sexualidade. Porto Alegre: Mediação, 2004. p. 5-16.
PILLAR, Analice Dutra; CAMPOS, Juliano de. Narrativas audiovisuais na educação: a videoarte Anima2 e seus sentidos. PÓS: Revista do Programa de Pós-Graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, v. 11, n. 21, p. 168-190, 2021. DOI: 10.35699/2237-5864.2021.21347. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/ view/21347. Acesso em: 9 jan. 2024.
PILLAR, Analice Dutra; REGINATO, Tanise. Leituras de Micronarrativas Audiovisuais em Contextos Educativos: Barquinhos de Tatajuba. In: RAMALHO, Sandra; SCOZ, Murilo; SANTOS, Célio Teodorico dos. (Org.). Ressonâncias Semióticas. 1ed.Florianópolis: UDESC, 2019, v. 1, p. 47-63. Disponível em: https://sistemabu.udesc.br/pergamumweb/vinculos/000080/000080ea.pdf. Acesso em: 9 jan. 2024.
PILLAR, Analice Dutra; REGINATO, Tanise. Leituras de micronarrativas audiovisuais em contextos educativos: Barquinhos de Tatajuba. In: Anais do 27º Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas, 2018, São Paulo. Anais do 27o Encontro da ANPAP. São Paulo: Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Artes, 2018. p. 3708-3722.
PILLAR, Analice Dutra. Readings of the contemporary in art education: Simultaneity and ambivalence in video art. International Journal of Education through Art, Londres, v.13, n.2, p. 235-247, maio / ago. 2017. http://dx.doi.org/10.1386/eta.13.2.235_1
PILLAR, Analice Dutra. Lectura de producciones audiovisuales del arte contemporáneo en la educación artística, Revista Complutense de Educación, Madrid, (Online), v. 25 n. 2, p.337-353, 2014.
PILLAR, Analice Dutra. Visualidade contemporânea e educação: interação de linguagens e leitura. Contrapontos (Online), Itajaí, v. 13, p. 178-185, 2013.
RAMALHO E OLIVEIRA, Sandra R. Luz na escuridão: da leitura à apreensão de sentidos. Revista GEARTE, v. 5, n. 1, p. 100-116, jan./abr.
DOI: https://doi.org/10.22456/2357-9854.80943. Acesso em: 20jul. 2023.
RAMALHO E OLIVEIRA, Sandra Regina de. Imagem também se lê. SãoPaulo: Rosari, 2005.
RESSEL, Lúcia B. et.al. O uso do Grupo Focal em Pesquisa Qualitativa. Texto Contexto Enfermagem, Florianópolis, 2008 Out-Dez; 17(4): 779-86. http://www.scielo.br/pdf/tce/v17n4/21.pdf .Acesso em: 12 set. 2023.
SCOTT, Joan. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Educação & Realidade, v.20, n. 2, p. 71-99, jun./dez. 1995.
SCÓZ, Murilo; RAMALHO E OLIVEIRA, Sandra R. Questões acerca do ritmo visual. In: FREITAS, Neli K.; RAMALHO E OLIVEIRA, Sandra.
(Org.). Variantes na Visualidade. 1ed.Florianópolis: UDESC, 2010, v. 1,p. 77-87.
TEIXEIRA, Lucia. Para uma metodologia de análise de textos verbovisuais. In: OLIVEIRA, Ana Claudia de; TEIXEIRA, Lucia. (orgs.) Linguagens na comunicação: desenvolvimentos de semiótica sincrética. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2009. p.41-77.
TEIXEIRA, Lucia. Entre dispersão e acúmulo: para uma metodologia de análise de textos sincréticos. Gragoatá - Revista do Instituto de Letras da UFF, Niterói, v. 16, p. 209-227, 2004. https://periodicos.uff.br/gragoata/article/view/33349/19336. Acesso em: 10 out. 2023.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2024 Analice Dutra Pillar
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS
a. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Todos os direitos autorais são atribuídos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Palíndromo. O (s) autor (es) compromete-se sempre que publicar material referente ao artigo publicado no Palíndromo mencionar esta publicação da seguinte forma:
Este artigo foi publicado originalmente pela revista Palíndromo em seu volume (coloque o volume), número (coloque o número) no ano de (coloque o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo
b. Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista Palíndromo utiliza o software iThenticate de controle de similaridade