EXPERIÊNCIA ESTÉTICA NA SEMIÓTICA DISCURSIVA: PISTAS PARA LEITURA DE TEXTOS DE PROFESSORES SOBRE SUAS PRÁTICAS
DOI:
https://doi.org/10.5965/21752346102202018012Palavras-chave:
semiótica discursiva, estética, leituraResumo
Abordar-se-á a concepção de experiência estética na Semiótica Discursiva, a partir da leitura dos enunciados que compõem a último livro produzido por Algirdas Julien Greimas, Da Imperfeição, e seus desdobramentos na obra de Eric Landowski. O posicionamento sobre experiência estética, assumido pelos autores elencados, aponta para a indissociabilidade entre as dimensões sensíveis e inteligíveis em atos de leitura e produção de sentidos do ser no mundo.
Downloads
Referências
FABRI, P. Introdução. In: GREIMAS, A. J. Da Imperfeição. São Paulo: Hacker Editores, 2002. p. 95 -111.
FERRY, L. Homo aestheticus: a invenção do gosto na era democrática. Tradução Eliana Maria de Melo Souza. São Paulo: Ensaio, 1994.
GREIMAS, A. J. Da Imperfeição. São Paulo: Hacker Editores, 2002.
GEIMAS, A. J.; COURTÉS, J. Dicionário de Semiótica. São Paulo: Contexto, 2008.
GREIMAS, A.J. Da Imperfeição. São Paulo: Companhia das Letras e Cores, 2017.
HUSSERL, E. Elemento para uma Elucidação Fenomenológica do Conhecimento. In: Edmund Husserl. São Paulo, SP: Nova Cultural, 2005. p. 25-30.
ISER, W. O ato da leitura: uma teoria do efeito estético. Tradução: Johannes Kretschmer. São Paulo: Ed. 34, 1996, v. 1.
ISER, W. O ato da leitura: uma teoria do efeito estético. Tradução: Johannes Kretschmer. São Paulo: Ed. 34, 1999, v. 2.
LACOSTE, J. A filosofia da arte. Tradução de Álvaro Cabral, Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1997.
LANDOWSKI. E. De l’Imperfection, o livro do qual se fala. In: GREIMAS, A. J. Da Imperfeição. São Paulo: Hacker Editores, 2002a. P, 125 – 150.
LANDOWSKI, E. Modos de presença do visível. In: OLIVEIRA, Ana Claudia de. (org.). Semiótica plástica. São Paulo: Hacker Editores, 2004. p 97–112.
LANDOWSKI, E. Aquém ou além das estratégias, a presença contagiosa. Documentos de Estudo do Centro de Pesquisas Sociossemióticas, n.3. São Paulo: Edições CPS, 2005.
LANDOWSKI. E. Com Grimas. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2017.
MERLEAU-PONTY, M. Fenomenologia da Percepção. Tradução de Carlos Alberto Ribeiro de Moura. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
MERLEAU-PONTY, M. A Natureza. Tradução de Álvaro Cabral. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
TEIXIERA, L. Da Imperfeição: um marco nos estudos semióticos. In: Galáxia. n. 4, 2002. p. 257 – 261.
TOURNIER, M. Sexta-Feira (ou os Limbos do Pacífico). Tradução de Fernando Botelho. São Paulo: Linoart/Círculo do Livro, 1990.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Palíndromo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS
a. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Todos os direitos autorais são atribuídos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Palíndromo. O (s) autor (es) compromete-se sempre que publicar material referente ao artigo publicado no Palíndromo mencionar esta publicação da seguinte forma:
Este artigo foi publicado originalmente pela revista Palíndromo em seu volume (coloque o volume), número (coloque o número) no ano de (coloque o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo
b. Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista Palíndromo utiliza o software iThenticate de controle de similaridade