Análise da produção acadêmica sobre “artista-professor” em escolas de artes: uma nova identidade revelada na última década (2010-2020)
DOI:
https://doi.org/10.5965/2175234616382024e0018Parole chiave:
estado da arte, artista-professor, escola de artes, ensino da arteAbstract
O presente trabalho pretende realizar um mapeamento da produção acadêmica sobre o termo “artista-professor” em escolas de artes no portal de periódicos da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). O “artista-professor” é um profissional que atua tanto no campo da produção artística como no âmbito educacional, termo que marca um hibridismo característico de nosso tempo atual, em que não podemos afirmar que a identidade do sujeito é única, individual, mas sim, múltipla (Santaella, 2007). O foco da pesquisa é desencadeado pela seleção de artigos publicados em periódicos científicos revisados por pares, escolha movida pela constante atualização dessa modalidade de produção acadêmica. O estado da arte foi empregado para efetuar o mapeamento que possibilitou uma efetivação de balanço da pesquisa, demonstrando que o termo vem sendo cada vez mais utilizado principalmente na última década (2010-2020) nos campos das Artes Visuais e Arte/educação.
Downloads
Riferimenti bibliografici
ALMEIDA, Célia Maria de Castro. Ser artista, ser professor: razões e paixões do ofício. São Paulo: Editora da Unesp, 2009.
ANDERSON, Constance Huddleston. The Identity Crisis of the Art Educator: Artist? Teacher? Both? Art Education, Inglaterra, v. 34, n. 4, p. 45–46, jul. 1981. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/00043125.1981.11653334. Acesso em: 29 set. 2023.
BERNARDES, Rosvita Kolb. De uma história a outra, a professora que sou. Revista Digital do LAV, Santa Maria, v. 11, n. 2, p. 230–244, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/revislav/article/view/33905. Acesso em: 7 dez. 2023.
CANSI, Lislaine Sirsi; REQUIÃO, Renata Azevedo. A poética na docência: a apresentação do mundo pelo “artista-professor”. Revista Pedagógica, Chapecó, v. 22, n. 22, p. 1-18, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.22196/rp.v22i0.4771. Acesso em: 7 maio 2023.
CANSI, Lislaine. Algumas provocações sobre aprendizagem (e para além) para uma experiência docente em arte. Olhar De Professor, Ponta Grossa, v. 25, 2022.
CLANDININ, D. Jean; CONNELLY, F. Michael. Pesquisa Narrativa: experiência e história em pesquisa qualitativa. 1. ed. Tradução do Grupo de Pesquisa Narrativa e Educação de Professores ILEEL/UFU. Uberlândia: EDUFU, 2011.
DA SILVA, Maria Cristina Da Rosa Fonseca; HORN, Maria Lucila. Espaços de aprendizagem coletiva da arte: uma trajetória de formação. Matéria-Prima, Lisboa, v. 6, p. 18-27, 2018. Disponível em: https://go.gale.com/ps/anonymous?id=GALE%7CA597615451&sid=googleScholar&v=2.1&it=r&linkaccess=abs&issn=21829756&p=AONE&sw=w. Acesso em: 12 jun. 2023.
DAICHENDT, James. The Bauhaus Artist-Teacher: Walter Gropius's Philosophy of Art Education. Teaching Artist Journal, Reino Unido, v. 8, n. 3, pp.157-164, jun. 2010. Disponível em: https://eric.ed.gov/?id=EJ893313. Acesso em: 13 jun. 2023.
DAICHENDT, G. James. George Wallis: The Original Artist-Teacher. Teaching Artist Journal, Reino Unido, v. 4, n. 4, pp. 219-226, out. 2009. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1080/15411790903158670. Acesso em: 17 set. 2023.
DAZZI, Camila. Pôr em prática a reforma da antiga Academia: Dificuldades enfrentadas pela Escola Nacional de Belas Artes (1891-1895). Visualidades, Goiânia, v. 15, n. 1, nov. 2017. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/VISUAL/article/view/35265. Acesso em: 12 jun. 2023.
DA SILVA, Maria Cristina Da Rosa Fonseca; HORN, Maria Lucila. Espaços de aprendizagem coletiva da arte: uma trajetória de formação. Matéria-Prima, Lisboa, v. 6, p. 18-27, 2018. Disponível em: https://go.gale.com/ps/anonymous?id=GALE%7CA597615451&sid=googleScholar&v=2.1&it=r&linkaccess=abs&issn=21829756&p=AONE&sw=w. Acesso em: 12 jun. 2023.
DEBORTOLI, Kamila Rodrigues. Professor e artista ou professor-artista? DAPesquisa, Florianópolis, v. 6, n. 8, p. 091-098, out. 2018. Disponível em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/dapesquisa/article/view/13995. Acesso em: 12 jun. 2023.
ERTEL, Tatiane. Desenhar-se professor de artes visuais multifacetado: professor-artista-propositor como forma de estímulo ao desenvolvimento da imaginação no espaço escolar. Matéria-Prima, Lisboa, v. 2, n. 4, p. 168-179, 2014. Disponível em: https://go.gale.com/ps/anonymous?id=GALE%7CA380748522&sid=googleScholar&v=2.1&it=r&linkaccess=abs&issn=21829756&p=AONE&sw=w. Acesso em: 12 jun. 2023.
FACCO, Marta. Narrativas pictóricas em pausa: entrevista com a Artista Professora Fátima Junqueira. Revista Apotheke, Florianópolis, v. 6, n. 2, 2020. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/apotheke/article/view/18110. Acesso em: 1 set. 2023.
FAVERO, Sandra Maria Correia. As inquietações do artista-professor. DAPesquisa, Florianópolis, v. 2, n. 4, p. 297-302, nov. 2019. Disponível em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/dapesquisa/article/view/16595. Acesso em: 12 jun. 2023.
GRUPO DE PESQUISA. [Entre] Paisagens. Disponível em: https://entrepaisagens.wixsite.com/projetodepesquisa. Acesso em: 7 jun. 2023.
HOIÇA, Jaqueline de Jesus; GUEDES, Sandra Paschoal Leite de Camargo. Bens culturais em disputa: uma visão da produção científica no campo do patrimônio. In: SOSSAI, Fernando Cesar (Org.). IV Encontro Internacional Interdisciplinar em Patrimônio Cultural – Patrimônio e sociedade: desafios ao futuro. Joinville, SC: Editora UNIVILLE, 2020. p. 172-182.
HORWAT, Jeffrey D. Beyond the artist-teacher fantasy: a lacanian psychoanalytic investigation os K-12 art teachers´ artist identities. 2016. 298 f. Graduate College of the University of Illinois. Dissertation – PhD Program in Art Education, Illinois/E.U.A. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/158313582.pdf. Acesso em: 14 out. 2023.
HUERTA, Ricard. Miradas urbanas del profesorado iberoamericano desde la cultura visual. MAGIS: Revista Internacional de Investigacion en Educacion, v.10, n. 21, p.55, 2018. Disponível em: https://go.gale.com/ps/anonymous?id=GALE%7CA556693780&sid=googleScholar&v=2.1&it=r&linkaccess=abs&issn=20271174&p=AONE&sw=w. Acesso em: 12 jun. 2023.
IAVELBERG, Rosa. Arte/educação modernista e pós-modernista: fluxos na sala de aula. Porto Alegre: Penso, 2017.
INOSTROZA, Jessica Castillo; PALAU-PELLICER, Paloma; MARÍN-VIADEL, Ricardo. Tres acciones pedagógicas desde un enfoque a/r/tográfico para la enseñanza del grabado en educación artística. ArtsEduca, Espanha, n. 25, p. 65 – 83, jan, 2020. Disponível em: http://www.e-revistes.uji.es/index.php/artseduca/article/view/4212. Acesso em: 12 jun. 2020.
KOLB, Rosvita. Tornando visíveis práticas invisíveis de professores de arte: narrativas autobiográficas. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, v. 12, n. 2, p.113-121, jan./jun.2011. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1191/pdf. Acesso em: 12 jun. 2023.
LAMPERT, Jociele. [Entre Paisagens] ou sobre ‘ser’ artista professor. Cadernos de Pesquisa: Pensamento Educacional, Curitiba, v. 11, n. 29, p. 17-30, set./dez 2016. Disponível em: https://seer.utp.br/index.php/a/article/view/441/408. Acesso em: 12 jun. 2023.
LAMPERT, Jociele. O estúdio de pintura como laboratório de ensino e aprendizagem em Artes Visuais. Matéria-Prima, Lisboa, v. 5, n. 3, p. 60-65, set/dez. 2017. Disponível em: https://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/30602/2/ULFBA_MP_v5_iss3_p60-65.pdf. Acesso em: 12 jun. 2023.
LAMPERT, Jociele; FACCO, Marta. Caderno Ateliê: reflexões sobre metodologias operativas no estúdio de pintura. Matéria-Prima, Lisboa, v. 6, n. 3, p. 27-36, 2018. Disponível em: https://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/37790/2/ULFBA_MP_v6_iss3_p27-36.pdf. Acesso em: 12 jun. 2023.
LAMPERT, Jociele; NUNES, Carolina. Entre a prática pedagógica e a prática artística: reflexões sobre arte e arte educação. Revista Digital do LAV, v. 7, n. 3, p. 100-112, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.5902/1983734814258. Acesso em: 7 maio 2023.
LIMA, Caio Vieira da Silva Villa de; SILVA, Tharciana Goulart da; LAMPERT, Jociele. A prática de pintura a partir dos pigmentos da terra na formação de artistas professores. Revista Apotheke, Florianópolis, v. 8, n. 3, p. 109-124, 2022. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/apotheke/article/view/22928. Acesso em: 1 set. 2023.
MAGALHÃES, Clarice Rego; AMARAL, Giana Lange do. A escola de Belas Artes de Pelotas: aspectos de sua gênese e constituição. História da Educação, Porto Alegre, v.14, n. 31, pp.219-253, 2010. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/28856. Acesso em: 12 jun. 2023.
MARQUES, Ana Filipa Sousa. Educação pela arte: Projecto de uma escola de artes para o Bairro do Alto da Cova da Moura. ERAS: European Review of Artistic Studies, Portugal, v. 2, n. 4, p. 40-77, 2011. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=5570959. Acesso em: 12 jun. 2023.
MARQUES, Elsa Carina Galvao. The introduction of the “artistic process” in the visual education class. Matéria-Prima, Lisboa, v. 2, n. 4, p. 156, 2014.
MARQUES, Isabel. O artista/docente: ou o que a arte pode aprender com a educação. OuvirOUver, v. 10, n. 2, p. 230-239, 2015. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/ouvirouver/article/view/32049. Acesso em: 12 jun. 2023.
MENDES, Maria Sequeira; CORDEIRO, Marta; FALCÓN, Marisa F. O desensino da arte: projecto de uma escola ideal. Lisboa: Sistema Solar, 2022.
OLIVEIRA, Marilda Oliveira de; CHARREU, Leonardo Augusto. Contribuições da perspectiva metodológica “Investigação Baseada nas Artes” e da A/r/tografia para as pesquisas em educação. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 32, n. 1, p. 365-382, mar. 2016. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010246982016000100365&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 12 jun. 2023.
PELLEGRIN, Ricardo de. Pintando com as mãos: uma experiência poético-pedagógica na formação de professores de Arte. Matéria-prima, Lisboa, v. 6, n. 3, p. 98-108, set./dez. 2018. Disponível em: https://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/37798/2/ULFBA_MP_v6_iss3_p98-108.pdf. Acesso em: 12 jun. 2023.
PELLEGRIN, Ricardo de; CUNICO, Ana Paula de Oliveira; ROSA, Bruna Nátali da. Sala de aula - ateliê - galeria: A experiência com pintura na formação de professores-artistas. Revista Apotheke, Florianópolis, v. 6, n. 2, p. 46-58, 2020. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/apotheke/article/view/18334. Acesso em: 14 out. 2023.
PERUZZO, Leomar; CARVALHO, Carla; GOTTARDI, Pedro. Dilatação corporal, performance art e a docência: um percurso de criação visual. Revista Digital do LAV, Santa Maria, v. 11, n. 3, p. 047–066, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/revislav/article/view/32841. Acesso em: 7 maio 2023.
POVEDA, Murillo; CONSTANZA, Sary. Escuela de formación artística de Puente Aranda: Un espacio de reflexión entre arte, política y comunidade. Calle 14 - Revista de investigación en el campo del arte, Colômbia, v. 8, n. 12, pp.50-65, 2014. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=5226052. Acesso em: 12 jun. 2023.
QUEIROZ, João Paulo. O professor das estátuas partidas. Matéria-prima, Lisboa, v. 5, n. 1, p. 11-18, set./dez. 2017. Disponível em: https://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/30595/4/ULFBA_MP_v5_iss3_p11-18.pdf. Acesso em: 12 jun. 2023.
QUIRK, Maria. An art school of their own: women's ateliers in England, 1880-1920. Woman´s Art Journal, Estados Unidos, v. 34, n. 2, p. 39-44, 2013. Disponível em: https://www.questia.com/read/1G1-464162770/an-art-school-of-their-own-women-s-ateliers-in-england. Acesso em: 13 jun. 2023.
REBELATTO, Tatiane. Entre instalações, esculturas, performances e ensino das artes: entrevista com a professora-artista Andréa Stanislav. Palíndromo, Florianópolis, v. 13, n. 29, p. 268 -276, 2021. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/19297. Acesso em: 7 maio 2023.
RITA, Dora Iva. A atividade artística do docente como motivação, estímulo e exemplo na didática das artes. Matéria-Prima, Lisboa, v. 6, n. 1, p. 27-38, 2018. Disponível em: https://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/33722/2/ULFBA_MP_v6_iss1_p27-38.pdf. Acesso em: 12 maio 2023.
RODEGHIERO, Thiago Heinemann; RODRIGUES, Carla Gonçalves. Sobre o fazer junto em uma Obra-Aula: por uma linguagem menor na arte. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 45, n. 1, 2020. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/90573. Acesso em: 15 mar. 2024.
ROMANOWSKI, Joana Paulin; ENS, Romilda Teodora. As pesquisas denominadas do tipo “Estado da Arte” em educação. Diálogo Educacional, Curitiba, v. 6, n. 19, p. 37-50, set./dez. 2006. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/24176. Acesso em: 10 jun. 2023.
SALLES, Cecília Almeida. Gesto inacabado: processo de criação artística. 6. ed. São Paulo: Intermeios, 2013.
SANCHEZ-MACIAS, Inmaculada; JORRIN-ABELLAN, Iván. Estudio de caso sobre la evaluación por competencias en Educación Artística: Aportaciones a la Educación Patrimonial. Estudios pedagógicos, Valdivia, v. 43, n. 4, p. 229-250, 2017. Disponível em: https://scielo.conicyt.cl/pdf/estped/v43n4/art12.pdf. Acesso em: 12 jun. 2023.
SANTAELLA, Lúcia. Linguagens líquidas na era da mobilidade. São Paulo: Paulus, 2007.
SOUSA, Ana Isabel Tudela de; CALADO, Margarida. História e didáticas do retrato: do ensino artístico à prática nas escolas. Matéria-Prima, Lisboa, v. 5, n. 1, p. 52-66, Jan./Abr. 2017. Disponível em: https://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/28259/2/ULFBA_MatPrima_V5N1_p.52-66.pdf. Acesso em: 12 jun. 2023.
VALÉRY, Paul. Variedades. São Paulo: Editora Iluminuras, 1999.
VILELA DA SILVA, Patrícia Chavarelli. Ilações artísticas tecidas por uma artista-docente. OuvirOUver, Uberlândia, v. 10, n. 2, p. 268-276, 2015. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/ouvirouver/article/view/32053. Acesso em: 12 jun. 2023.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2024 Juliana Rossi Gonçalves, Teresa Matos Pereira, Taiza Mara Rauen Moraes
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS
a. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Todos os direitos autorais são atribuídos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Palíndromo. O (s) autor (es) compromete-se sempre que publicar material referente ao artigo publicado no Palíndromo mencionar esta publicação da seguinte forma:
Este artigo foi publicado originalmente pela revista Palíndromo em seu volume (coloque o volume), número (coloque o número) no ano de (coloque o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo
b. Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista Palíndromo utiliza o software iThenticate de controle de similaridade