Análise da produção acadêmica sobre “artista-professor” em escolas de artes: uma nova identidade revelada na última década (2010-2020)
DOI :
https://doi.org/10.5965/2175234616382024e0018Mots-clés :
estado da arte, artista-professor, escola de artes, ensino da arteRésumé
O presente trabalho pretende realizar um mapeamento da produção acadêmica sobre o termo “artista-professor” em escolas de artes no portal de periódicos da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). O “artista-professor” é um profissional que atua tanto no campo da produção artística como no âmbito educacional, termo que marca um hibridismo característico de nosso tempo atual, em que não podemos afirmar que a identidade do sujeito é única, individual, mas sim, múltipla (Santaella, 2007). O foco da pesquisa é desencadeado pela seleção de artigos publicados em periódicos científicos revisados por pares, escolha movida pela constante atualização dessa modalidade de produção acadêmica. O estado da arte foi empregado para efetuar o mapeamento que possibilitou uma efetivação de balanço da pesquisa, demonstrando que o termo vem sendo cada vez mais utilizado principalmente na última década (2010-2020) nos campos das Artes Visuais e Arte/educação.
Téléchargements
Références
ALMEIDA, Célia Maria de Castro. Ser artista, ser professor: razões e paixões do ofício. São Paulo: Editora da Unesp, 2009.
ANDERSON, Constance Huddleston. The Identity Crisis of the Art Educator: Artist? Teacher? Both? Art Education, Inglaterra, v. 34, n. 4, p. 45–46, jul. 1981. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/00043125.1981.11653334. Acesso em: 29 set. 2023.
BERNARDES, Rosvita Kolb. De uma história a outra, a professora que sou. Revista Digital do LAV, Santa Maria, v. 11, n. 2, p. 230–244, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/revislav/article/view/33905. Acesso em: 7 dez. 2023.
CANSI, Lislaine Sirsi; REQUIÃO, Renata Azevedo. A poética na docência: a apresentação do mundo pelo “artista-professor”. Revista Pedagógica, Chapecó, v. 22, n. 22, p. 1-18, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.22196/rp.v22i0.4771. Acesso em: 7 maio 2023.
CANSI, Lislaine. Algumas provocações sobre aprendizagem (e para além) para uma experiência docente em arte. Olhar De Professor, Ponta Grossa, v. 25, 2022.
CLANDININ, D. Jean; CONNELLY, F. Michael. Pesquisa Narrativa: experiência e história em pesquisa qualitativa. 1. ed. Tradução do Grupo de Pesquisa Narrativa e Educação de Professores ILEEL/UFU. Uberlândia: EDUFU, 2011.
DA SILVA, Maria Cristina Da Rosa Fonseca; HORN, Maria Lucila. Espaços de aprendizagem coletiva da arte: uma trajetória de formação. Matéria-Prima, Lisboa, v. 6, p. 18-27, 2018. Disponível em: https://go.gale.com/ps/anonymous?id=GALE%7CA597615451&sid=googleScholar&v=2.1&it=r&linkaccess=abs&issn=21829756&p=AONE&sw=w. Acesso em: 12 jun. 2023.
DAICHENDT, James. The Bauhaus Artist-Teacher: Walter Gropius's Philosophy of Art Education. Teaching Artist Journal, Reino Unido, v. 8, n. 3, pp.157-164, jun. 2010. Disponível em: https://eric.ed.gov/?id=EJ893313. Acesso em: 13 jun. 2023.
DAICHENDT, G. James. George Wallis: The Original Artist-Teacher. Teaching Artist Journal, Reino Unido, v. 4, n. 4, pp. 219-226, out. 2009. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1080/15411790903158670. Acesso em: 17 set. 2023.
DAZZI, Camila. Pôr em prática a reforma da antiga Academia: Dificuldades enfrentadas pela Escola Nacional de Belas Artes (1891-1895). Visualidades, Goiânia, v. 15, n. 1, nov. 2017. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/VISUAL/article/view/35265. Acesso em: 12 jun. 2023.
DA SILVA, Maria Cristina Da Rosa Fonseca; HORN, Maria Lucila. Espaços de aprendizagem coletiva da arte: uma trajetória de formação. Matéria-Prima, Lisboa, v. 6, p. 18-27, 2018. Disponível em: https://go.gale.com/ps/anonymous?id=GALE%7CA597615451&sid=googleScholar&v=2.1&it=r&linkaccess=abs&issn=21829756&p=AONE&sw=w. Acesso em: 12 jun. 2023.
DEBORTOLI, Kamila Rodrigues. Professor e artista ou professor-artista? DAPesquisa, Florianópolis, v. 6, n. 8, p. 091-098, out. 2018. Disponível em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/dapesquisa/article/view/13995. Acesso em: 12 jun. 2023.
ERTEL, Tatiane. Desenhar-se professor de artes visuais multifacetado: professor-artista-propositor como forma de estímulo ao desenvolvimento da imaginação no espaço escolar. Matéria-Prima, Lisboa, v. 2, n. 4, p. 168-179, 2014. Disponível em: https://go.gale.com/ps/anonymous?id=GALE%7CA380748522&sid=googleScholar&v=2.1&it=r&linkaccess=abs&issn=21829756&p=AONE&sw=w. Acesso em: 12 jun. 2023.
FACCO, Marta. Narrativas pictóricas em pausa: entrevista com a Artista Professora Fátima Junqueira. Revista Apotheke, Florianópolis, v. 6, n. 2, 2020. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/apotheke/article/view/18110. Acesso em: 1 set. 2023.
FAVERO, Sandra Maria Correia. As inquietações do artista-professor. DAPesquisa, Florianópolis, v. 2, n. 4, p. 297-302, nov. 2019. Disponível em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/dapesquisa/article/view/16595. Acesso em: 12 jun. 2023.
GRUPO DE PESQUISA. [Entre] Paisagens. Disponível em: https://entrepaisagens.wixsite.com/projetodepesquisa. Acesso em: 7 jun. 2023.
HOIÇA, Jaqueline de Jesus; GUEDES, Sandra Paschoal Leite de Camargo. Bens culturais em disputa: uma visão da produção científica no campo do patrimônio. In: SOSSAI, Fernando Cesar (Org.). IV Encontro Internacional Interdisciplinar em Patrimônio Cultural – Patrimônio e sociedade: desafios ao futuro. Joinville, SC: Editora UNIVILLE, 2020. p. 172-182.
HORWAT, Jeffrey D. Beyond the artist-teacher fantasy: a lacanian psychoanalytic investigation os K-12 art teachers´ artist identities. 2016. 298 f. Graduate College of the University of Illinois. Dissertation – PhD Program in Art Education, Illinois/E.U.A. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/158313582.pdf. Acesso em: 14 out. 2023.
HUERTA, Ricard. Miradas urbanas del profesorado iberoamericano desde la cultura visual. MAGIS: Revista Internacional de Investigacion en Educacion, v.10, n. 21, p.55, 2018. Disponível em: https://go.gale.com/ps/anonymous?id=GALE%7CA556693780&sid=googleScholar&v=2.1&it=r&linkaccess=abs&issn=20271174&p=AONE&sw=w. Acesso em: 12 jun. 2023.
IAVELBERG, Rosa. Arte/educação modernista e pós-modernista: fluxos na sala de aula. Porto Alegre: Penso, 2017.
INOSTROZA, Jessica Castillo; PALAU-PELLICER, Paloma; MARÍN-VIADEL, Ricardo. Tres acciones pedagógicas desde un enfoque a/r/tográfico para la enseñanza del grabado en educación artística. ArtsEduca, Espanha, n. 25, p. 65 – 83, jan, 2020. Disponível em: http://www.e-revistes.uji.es/index.php/artseduca/article/view/4212. Acesso em: 12 jun. 2020.
KOLB, Rosvita. Tornando visíveis práticas invisíveis de professores de arte: narrativas autobiográficas. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, v. 12, n. 2, p.113-121, jan./jun.2011. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1191/pdf. Acesso em: 12 jun. 2023.
LAMPERT, Jociele. [Entre Paisagens] ou sobre ‘ser’ artista professor. Cadernos de Pesquisa: Pensamento Educacional, Curitiba, v. 11, n. 29, p. 17-30, set./dez 2016. Disponível em: https://seer.utp.br/index.php/a/article/view/441/408. Acesso em: 12 jun. 2023.
LAMPERT, Jociele. O estúdio de pintura como laboratório de ensino e aprendizagem em Artes Visuais. Matéria-Prima, Lisboa, v. 5, n. 3, p. 60-65, set/dez. 2017. Disponível em: https://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/30602/2/ULFBA_MP_v5_iss3_p60-65.pdf. Acesso em: 12 jun. 2023.
LAMPERT, Jociele; FACCO, Marta. Caderno Ateliê: reflexões sobre metodologias operativas no estúdio de pintura. Matéria-Prima, Lisboa, v. 6, n. 3, p. 27-36, 2018. Disponível em: https://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/37790/2/ULFBA_MP_v6_iss3_p27-36.pdf. Acesso em: 12 jun. 2023.
LAMPERT, Jociele; NUNES, Carolina. Entre a prática pedagógica e a prática artística: reflexões sobre arte e arte educação. Revista Digital do LAV, v. 7, n. 3, p. 100-112, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.5902/1983734814258. Acesso em: 7 maio 2023.
LIMA, Caio Vieira da Silva Villa de; SILVA, Tharciana Goulart da; LAMPERT, Jociele. A prática de pintura a partir dos pigmentos da terra na formação de artistas professores. Revista Apotheke, Florianópolis, v. 8, n. 3, p. 109-124, 2022. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/apotheke/article/view/22928. Acesso em: 1 set. 2023.
MAGALHÃES, Clarice Rego; AMARAL, Giana Lange do. A escola de Belas Artes de Pelotas: aspectos de sua gênese e constituição. História da Educação, Porto Alegre, v.14, n. 31, pp.219-253, 2010. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/28856. Acesso em: 12 jun. 2023.
MARQUES, Ana Filipa Sousa. Educação pela arte: Projecto de uma escola de artes para o Bairro do Alto da Cova da Moura. ERAS: European Review of Artistic Studies, Portugal, v. 2, n. 4, p. 40-77, 2011. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=5570959. Acesso em: 12 jun. 2023.
MARQUES, Elsa Carina Galvao. The introduction of the “artistic process” in the visual education class. Matéria-Prima, Lisboa, v. 2, n. 4, p. 156, 2014.
MARQUES, Isabel. O artista/docente: ou o que a arte pode aprender com a educação. OuvirOUver, v. 10, n. 2, p. 230-239, 2015. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/ouvirouver/article/view/32049. Acesso em: 12 jun. 2023.
MENDES, Maria Sequeira; CORDEIRO, Marta; FALCÓN, Marisa F. O desensino da arte: projecto de uma escola ideal. Lisboa: Sistema Solar, 2022.
OLIVEIRA, Marilda Oliveira de; CHARREU, Leonardo Augusto. Contribuições da perspectiva metodológica “Investigação Baseada nas Artes” e da A/r/tografia para as pesquisas em educação. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 32, n. 1, p. 365-382, mar. 2016. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010246982016000100365&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 12 jun. 2023.
PELLEGRIN, Ricardo de. Pintando com as mãos: uma experiência poético-pedagógica na formação de professores de Arte. Matéria-prima, Lisboa, v. 6, n. 3, p. 98-108, set./dez. 2018. Disponível em: https://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/37798/2/ULFBA_MP_v6_iss3_p98-108.pdf. Acesso em: 12 jun. 2023.
PELLEGRIN, Ricardo de; CUNICO, Ana Paula de Oliveira; ROSA, Bruna Nátali da. Sala de aula - ateliê - galeria: A experiência com pintura na formação de professores-artistas. Revista Apotheke, Florianópolis, v. 6, n. 2, p. 46-58, 2020. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/apotheke/article/view/18334. Acesso em: 14 out. 2023.
PERUZZO, Leomar; CARVALHO, Carla; GOTTARDI, Pedro. Dilatação corporal, performance art e a docência: um percurso de criação visual. Revista Digital do LAV, Santa Maria, v. 11, n. 3, p. 047–066, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/revislav/article/view/32841. Acesso em: 7 maio 2023.
POVEDA, Murillo; CONSTANZA, Sary. Escuela de formación artística de Puente Aranda: Un espacio de reflexión entre arte, política y comunidade. Calle 14 - Revista de investigación en el campo del arte, Colômbia, v. 8, n. 12, pp.50-65, 2014. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=5226052. Acesso em: 12 jun. 2023.
QUEIROZ, João Paulo. O professor das estátuas partidas. Matéria-prima, Lisboa, v. 5, n. 1, p. 11-18, set./dez. 2017. Disponível em: https://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/30595/4/ULFBA_MP_v5_iss3_p11-18.pdf. Acesso em: 12 jun. 2023.
QUIRK, Maria. An art school of their own: women's ateliers in England, 1880-1920. Woman´s Art Journal, Estados Unidos, v. 34, n. 2, p. 39-44, 2013. Disponível em: https://www.questia.com/read/1G1-464162770/an-art-school-of-their-own-women-s-ateliers-in-england. Acesso em: 13 jun. 2023.
REBELATTO, Tatiane. Entre instalações, esculturas, performances e ensino das artes: entrevista com a professora-artista Andréa Stanislav. Palíndromo, Florianópolis, v. 13, n. 29, p. 268 -276, 2021. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/19297. Acesso em: 7 maio 2023.
RITA, Dora Iva. A atividade artística do docente como motivação, estímulo e exemplo na didática das artes. Matéria-Prima, Lisboa, v. 6, n. 1, p. 27-38, 2018. Disponível em: https://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/33722/2/ULFBA_MP_v6_iss1_p27-38.pdf. Acesso em: 12 maio 2023.
RODEGHIERO, Thiago Heinemann; RODRIGUES, Carla Gonçalves. Sobre o fazer junto em uma Obra-Aula: por uma linguagem menor na arte. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 45, n. 1, 2020. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/90573. Acesso em: 15 mar. 2024.
ROMANOWSKI, Joana Paulin; ENS, Romilda Teodora. As pesquisas denominadas do tipo “Estado da Arte” em educação. Diálogo Educacional, Curitiba, v. 6, n. 19, p. 37-50, set./dez. 2006. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/24176. Acesso em: 10 jun. 2023.
SALLES, Cecília Almeida. Gesto inacabado: processo de criação artística. 6. ed. São Paulo: Intermeios, 2013.
SANCHEZ-MACIAS, Inmaculada; JORRIN-ABELLAN, Iván. Estudio de caso sobre la evaluación por competencias en Educación Artística: Aportaciones a la Educación Patrimonial. Estudios pedagógicos, Valdivia, v. 43, n. 4, p. 229-250, 2017. Disponível em: https://scielo.conicyt.cl/pdf/estped/v43n4/art12.pdf. Acesso em: 12 jun. 2023.
SANTAELLA, Lúcia. Linguagens líquidas na era da mobilidade. São Paulo: Paulus, 2007.
SOUSA, Ana Isabel Tudela de; CALADO, Margarida. História e didáticas do retrato: do ensino artístico à prática nas escolas. Matéria-Prima, Lisboa, v. 5, n. 1, p. 52-66, Jan./Abr. 2017. Disponível em: https://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/28259/2/ULFBA_MatPrima_V5N1_p.52-66.pdf. Acesso em: 12 jun. 2023.
VALÉRY, Paul. Variedades. São Paulo: Editora Iluminuras, 1999.
VILELA DA SILVA, Patrícia Chavarelli. Ilações artísticas tecidas por uma artista-docente. OuvirOUver, Uberlândia, v. 10, n. 2, p. 268-276, 2015. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/ouvirouver/article/view/32053. Acesso em: 12 jun. 2023.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Juliana Rossi Gonçalves, Teresa Matos Pereira, Taiza Mara Rauen Moraes 2024
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS
a. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Todos os direitos autorais são atribuídos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Palíndromo. O (s) autor (es) compromete-se sempre que publicar material referente ao artigo publicado no Palíndromo mencionar esta publicação da seguinte forma:
Este artigo foi publicado originalmente pela revista Palíndromo em seu volume (coloque o volume), número (coloque o número) no ano de (coloque o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo
b. Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista Palíndromo utiliza o software iThenticate de controle de similaridade