Fotografia rizomática:
uma proposta para cartografia de memórias
DOI:
https://doi.org/10.5965/2175234613292021161Palavras-chave:
Rizoma, fotografia, estudos culturais, memóriaResumo
Propomos no artigo o alinhamento do conceito de rizoma de Deleuze & Guattari à fotografia, compreendendo-a como um artefato cultural possível para estudos culturais. A fotografia rizomática é apresentada como articuladora da história, da cultura e da memória.
Downloads
Referências
ALBERTI, V. Manual de História Oral. 3. ed. Rio de Janeiro: FGV, 2013.
ASSMANN, A. Espaços da recordação: formas e transformações da memória cultural. Campinas: Unicamp, 2011.
ASSMANN, J. Memória comunicativa e memória cultural. História Oral, v. 19, n. 1, p. 115-128–128, 8 ago. 2016.
BENJAMIN, W. O Narrador: Considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. In: Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. 7. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994. p. 198–221.
CERTEAU, M. de. A invenção do cotidiano. 16. ed. Petrópolis: Vozes, 2009.
DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2011. v. 1
DELGADO, L. de A. N. História oral e narrativa: tempo, memória e identidades. História Oral, v. 6, p. 9–25, 2003.
DIDI-HUBERMAN, G. Quando as imagens tocam o real. Pós, v. 2, p. 204–219, 2012.
GUIMARÃES NETO, R. B. Historiografia, diversidade e história oral: questões metodológicas. História Oral, desigualdades e diferenças, v. 1, n. 1, p. 333, 2012.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, CIÊNCIA, E A CULTURA (UNESCO). Convenção para a salvaguarda do patrimônio cultural imaterial, 2003.
PORTELLI, A. A Filosofia e os Fatos. T e m p o, v. 1, p. 9, 1996.
ROUILLÉ, A. A fotografia entre documento e arte contemporânea. São Paulo: Senac, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Daniel Machado, Taiza Mara Rauen Moraes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS
a. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Todos os direitos autorais são atribuídos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Palíndromo. O (s) autor (es) compromete-se sempre que publicar material referente ao artigo publicado no Palíndromo mencionar esta publicação da seguinte forma:
Este artigo foi publicado originalmente pela revista Palíndromo em seu volume (coloque o volume), número (coloque o número) no ano de (coloque o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo
b. Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista Palíndromo utiliza o software iThenticate de controle de similaridade