Photographie rhizomatique:
une proposition de cartographie mémoire
DOI :
https://doi.org/10.5965/2175234613292021161Mots-clés :
Rhizome., Photographie., Études culturelles., Mémoire.Résumé
Nous proposons dans l’article l’alignement du concept de rhizome de Deleuze & Guattari sur la
photographie, en le comprenant comme un possible artefact culturel pour les études culturelles. La
photographie rhizomatique est présentée comme un articulateur de l’histoire, de la culture et de la
mémoire.
Téléchargements
Références
ALBERTI, V. Manual de História Oral. 3. ed. Rio de Janeiro: FGV, 2013.
ASSMANN, A. Espaços da recordação: formas e transformações da memória cultural. Campinas: Unicamp, 2011.
ASSMANN, J. Memória comunicativa e memória cultural. História Oral, v. 19, n. 1, p. 115-128–128, 8 ago. 2016.
BENJAMIN, W. O Narrador: Considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. In: Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. 7. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994. p. 198–221.
CERTEAU, M. de. A invenção do cotidiano. 16. ed. Petrópolis: Vozes, 2009.
DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2011. v. 1
DELGADO, L. de A. N. História oral e narrativa: tempo, memória e identidades. História Oral, v. 6, p. 9–25, 2003.
DIDI-HUBERMAN, G. Quando as imagens tocam o real. Pós, v. 2, p. 204–219, 2012.
GUIMARÃES NETO, R. B. Historiografia, diversidade e história oral: questões metodológicas. História Oral, desigualdades e diferenças, v. 1, n. 1, p. 333, 2012.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, CIÊNCIA, E A CULTURA (UNESCO). Convenção para a salvaguarda do patrimônio cultural imaterial, 2003.
PORTELLI, A. A Filosofia e os Fatos. T e m p o, v. 1, p. 9, 1996.
ROUILLÉ, A. A fotografia entre documento e arte contemporânea. São Paulo: Senac, 2009.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Daniel Machado, Taiza Mara Rauen Moraes 2020
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS
a. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Todos os direitos autorais são atribuídos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Palíndromo. O (s) autor (es) compromete-se sempre que publicar material referente ao artigo publicado no Palíndromo mencionar esta publicação da seguinte forma:
Este artigo foi publicado originalmente pela revista Palíndromo em seu volume (coloque o volume), número (coloque o número) no ano de (coloque o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo
b. Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista Palíndromo utiliza o software iThenticate de controle de similaridade