Mimetizar elementos do sistema das artes para discuti-lo?
DOI:
https://doi.org/10.5965/2175234606112014050Parole chiave:
mimetismo , arte contemporânea , arte digitalAbstract
Artistas contemporâneos, com o intuito de lançar provocações, jogam com regimes de ambiguidade e alteridade em suas produções para discutir elementos do próprio sistema das artes visuais – a figura do artista, o museu, o jornalismo cultural etc. Em diálogo, consideram-se os projetos de artistas como Yuri Firmeza (com seu “artista inventado” Souzousareta Geijutsuka) e Bruno Moreschi (com seu projeto ART BOOK, onde cria uma enciclopédia de arte com 50 artistas ficcionais concebidos por ele). Neste contexto, a pesquisa envolve o desenvolvimento prático da persona de um “artista tecnológico” – um robô de conversação que se passa por artista atuando ininterruptamente em uma “teleperformance” via Internet – supostamente instaurando uma relação “direta” entre artista e público.
Downloads
Riferimenti bibliografici
BOURRIAUD, N. Pós-produção. São Paulo: Martins, 2009.
BULHÕES, M. A. Considerações sobre o Sistema das Artes Plásticas. In: PORTO ARTE, Porto Alegre, v.2, n.3, maio 1991.
SODRÉ, M. Eticidade, campo comunicacional e midiatização. In: MORAES, D. (org.). Sociedade Midiatizada. Rio de Janeiro: Mauad, 2006. p. 19-31.
DONATI, L. A. P. Análise Semiótica do Site Jodi. In: REVISTA DA PÓS GRADUAÇÃO, Instituto de Artes, Unicamp, Campinas, vol.1, n.2, pp.103-111, 1997.
FABRIS, A. Os heterônimos de Dora Longo Bahia ou os dilemas do sistema de arte. In: POÉTICAS VISUAIS – Revista do Programa de Pós-Graduação em Poéticas Visuais da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da UNESP. Bauru: FAAC-UNESP, 1º semestre, 2012. pp. 79-88.
FREIRE, C. Poéticas do Processo – Arte conceitual no museu. São Paulo: Iluminuras/ MAC-USP, 1999.
GEBAUER, G.; WULF, C.. Mimese na cultura: Agir social, rituais e jogos, produções estéticas. São Paulo: Annablume, 2004.
HILL, P. Superfictions: the creation of fictional situations in international contempo- rary art practice. Tese (Doctor of Philosophy). Melbourne University – RMIT. Melbourne, 2000.
MORESCHI, B. ART BOOK: A construção de uma enciclopédia de artistas. 2014. 76 p. Dissertação (mestrado em artes) – Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2014.
MOURA, L.; PEREIRA, H. G.. Symbiotic Art Manifesto. [Sl.: s.n., 2004]. Disponível em http://www.leonelmoura.com/manifesto.html. Acesso em 10.05.2014.
NUNES, F. O. CTRL+ART+DEL: Distúrbios em Arte e Tecnologia. São Paulo: Perspec- tiva, 2010.
PELED, Y. Performance na contemporaneidade. ARS (São Paulo) vol. 10 n. 19, São Pau- lo, 2012. pp. 48-63. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ars/v10n19/a05v10n19. pdf. Acesso em 15.05.2014.
SANTOS, N. C.; TELLES NETO, H. O Processo sistêmico e interdisciplinar na arte: En- tremeios II/SCIARTs. In: MARTINS, M. V. G.; HERNÁNDEZ, M. H. O. (Org.). Anais do 19º
Encontro Nacional da ANPAP. Cachoeira, BA: ANPAP/EDUFBA, 2010.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2014 Fabio Oliveira Nunes
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS
a. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Todos os direitos autorais são atribuídos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Palíndromo. O (s) autor (es) compromete-se sempre que publicar material referente ao artigo publicado no Palíndromo mencionar esta publicação da seguinte forma:
Este artigo foi publicado originalmente pela revista Palíndromo em seu volume (coloque o volume), número (coloque o número) no ano de (coloque o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo
b. Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista Palíndromo utiliza o software iThenticate de controle de similaridade