Mimetizar elementos do sistema das artes para discuti-lo?
DOI:
https://doi.org/10.5965/2175234606112014050Palabras clave:
mimetismo , arte contemporânea , arte digitalResumen
Artistas contemporâneos, com o intuito de lançar provocações, jogam com regimes de ambiguidade e alteridade em suas produções para discutir elementos do próprio sistema das artes visuais – a figura do artista, o museu, o jornalismo cultural etc. Em diálogo, consideram-se os projetos de artistas como Yuri Firmeza (com seu “artista inventado” Souzousareta Geijutsuka) e Bruno Moreschi (com seu projeto ART BOOK, onde cria uma enciclopédia de arte com 50 artistas ficcionais concebidos por ele). Neste contexto, a pesquisa envolve o desenvolvimento prático da persona de um “artista tecnológico” – um robô de conversação que se passa por artista atuando ininterruptamente em uma “teleperformance” via Internet – supostamente instaurando uma relação “direta” entre artista e público.
Descargas
Citas
BOURRIAUD, N. Pós-produção. São Paulo: Martins, 2009.
BULHÕES, M. A. Considerações sobre o Sistema das Artes Plásticas. In: PORTO ARTE, Porto Alegre, v.2, n.3, maio 1991.
SODRÉ, M. Eticidade, campo comunicacional e midiatização. In: MORAES, D. (org.). Sociedade Midiatizada. Rio de Janeiro: Mauad, 2006. p. 19-31.
DONATI, L. A. P. Análise Semiótica do Site Jodi. In: REVISTA DA PÓS GRADUAÇÃO, Instituto de Artes, Unicamp, Campinas, vol.1, n.2, pp.103-111, 1997.
FABRIS, A. Os heterônimos de Dora Longo Bahia ou os dilemas do sistema de arte. In: POÉTICAS VISUAIS – Revista do Programa de Pós-Graduação em Poéticas Visuais da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da UNESP. Bauru: FAAC-UNESP, 1º semestre, 2012. pp. 79-88.
FREIRE, C. Poéticas do Processo – Arte conceitual no museu. São Paulo: Iluminuras/ MAC-USP, 1999.
GEBAUER, G.; WULF, C.. Mimese na cultura: Agir social, rituais e jogos, produções estéticas. São Paulo: Annablume, 2004.
HILL, P. Superfictions: the creation of fictional situations in international contempo- rary art practice. Tese (Doctor of Philosophy). Melbourne University – RMIT. Melbourne, 2000.
MORESCHI, B. ART BOOK: A construção de uma enciclopédia de artistas. 2014. 76 p. Dissertação (mestrado em artes) – Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2014.
MOURA, L.; PEREIRA, H. G.. Symbiotic Art Manifesto. [Sl.: s.n., 2004]. Disponível em http://www.leonelmoura.com/manifesto.html. Acesso em 10.05.2014.
NUNES, F. O. CTRL+ART+DEL: Distúrbios em Arte e Tecnologia. São Paulo: Perspec- tiva, 2010.
PELED, Y. Performance na contemporaneidade. ARS (São Paulo) vol. 10 n. 19, São Pau- lo, 2012. pp. 48-63. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ars/v10n19/a05v10n19. pdf. Acesso em 15.05.2014.
SANTOS, N. C.; TELLES NETO, H. O Processo sistêmico e interdisciplinar na arte: En- tremeios II/SCIARTs. In: MARTINS, M. V. G.; HERNÁNDEZ, M. H. O. (Org.). Anais do 19º
Encontro Nacional da ANPAP. Cachoeira, BA: ANPAP/EDUFBA, 2010.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2014 Fabio Oliveira Nunes
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS
a. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Todos os direitos autorais são atribuídos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Palíndromo. O (s) autor (es) compromete-se sempre que publicar material referente ao artigo publicado no Palíndromo mencionar esta publicação da seguinte forma:
Este artigo foi publicado originalmente pela revista Palíndromo em seu volume (coloque o volume), número (coloque o número) no ano de (coloque o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo
b. Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista Palíndromo utiliza o software iThenticate de controle de similaridade