O que se fala sobre Cultura Visual no GT 24 da Anped
DOI:
https://doi.org/10.5965/2175234612272020266Parole chiave:
cultura visual, visualidade, levantamento bibliográfico, anais da AnpedAbstract
Este artigo apresenta um levantamento bibliográfico realizado nos Anais das Reuniões Nacionais da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped), no período de 2007-2017, a fim de identificar a produção sobre Cultura Visual que vem se construindo no Brasil. A coleta de dados efetivou-se a partir de dois descritores: cultura visual e visualidade. Foram localizados sete trabalhos com os descritores no título, resumo ou palavras-chave das comunicações, dos quais três deles focalizam questões relacionadas à formação docente; dois discutem Educação Formal e Não Formal, um aborda a Educação Especial e outro assinala a experiência visual no âmbito da Educação Básica. Os resultados apontam que a problemática da visualidade e a construção social da visão ainda é emergente no GT 24 da Anped, sinalizando brechas de pesquisa sobre a construção visual do social, em uma cultura em que abundam os fenômenos e atos visuais.
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