Pesquisa baseada em Arte: criações poéticas desdobrando mundos
DOI:
https://doi.org/10.5965/2175234611252019064Parole chiave:
pesquisa, educação, arte, experiência-do-foraAbstract
O presente artigo visa a contribuir com os estudos acerca da Pesquisa Baseada em Arte (PBA), trazendo um breve histórico desta metodologia e enfatizando a potência do gesto poético de propiciar modos ampliados de pesquisa. O artigo revisita a obra de Elliot Eisner, do grupo A/r/tografia e ressalta a contribuição dos desafios colocados por Jan Jagodzinski e Jason Wallin, propondo criações desviantes. Ao desestabilizar o olhar do senso comum e abrir espaço à invenção e ao encontro, a PBA pode ope-rar, mais do que uma construção epistemológica, uma ação ontológica – um devir-arte, uma estética da existência, um acreditar na possibilidade do mundo e de maneiras outras de pesquisar, educar e viver. O ensaio propõe ainda visitas aos gestos transgressores nietzscheanos, que situam a arte no centro da vida e ao pensamento desviante de Deleuze, que se espalha em multiplicidades produzin-do inícios.
Downloads
Riferimenti bibliografici
BAIN, Read. The Validity of Life Histories and Diaries. In: The Journal of Educational Sociology, vol. 3, no. 3. Nov. 1929. pp. 150-164. Disponível em: http://www.jstor.org/stable/2961062.
BARONE, Tom; EISNER, Elliot. Arts based research. Los Angeles: Sage, 2012.
______Arts-based educational research. In: GREEN, J; GRACO, C; BELMORE, P. (Org) Handbook of complementary methods in educational research. Mahwah NJ; AEREA, 2006.
BARTHES, Roland. O rumor da Língua. Trad. M. Laranjeira. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Características da investigação qualitativa. In: Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Edi-tora, 1994.
BOURRIAUD, Nicolas. Estética Relacional. Trad. Denise Botman. São Paulo: Martins, 2009.
CERTEAU, Michel de. A Invenção do Cotidiano. Petrópolis: Vozes, 2013.
DELEUZE, Gilles. Diferença e Repetição. Trad. Luis Orlandi; Roberto Machado. São Paulo: Graal, 1990.
_______Conversações. Trad. Peter Paul Pelbart. São Paulo: Ed 34, 1992.
_______Crítica e Clínica. Trad. Peter Paul Pelbart. São Paulo: Editora 34, 1997.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Felix. Mil Platôs. Capitalismo e esquizofrenia. Trad. Auré-lio Guerra Neto; Celia Costa. Rio de Janeiro: Editora 34, 1995.
_______O Anti-Édipo, Capitalismo e Esquizofrenia. 1. Trad. L. B. Orlandi. São Paulo: Editora 34, 2010.
DEWEY, John. El Arte como Experiencia. Mexico: Fondo de Cultura Economica, 1949.
DIAS, Belidson & IRWIN, Rita. A/r/tografia Pesquisa Educacional Baseada em Arte. Santa Maria: Edufsm, 2013.
EISNER, Elliot E. “O que pode a educação aprender das artes sobre a prática da edu-cação”. In: Currículo sem Fronteiras, v.8, n.2, Jul/Dez 2008. pp.5-17.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir. São Paulo: Vozes, 1984.
_______Ditos e escritos: Problematização do Sujeito. Trad. Ines Barbosa. Rio de Ja-neiro: Forense Universitária, 1994.
_______História da Sexualidade: a vontade de saber (vol.1). Rio de Janeiro: Graal, 2001.
_______. A Hermeutica do Sujeito. São Paulo, Martins Fontes, 2010.
GOODMAN, Nelson. Languages of Art. Indianapolis. In: Books-Merril, 1992.
GREENE, Maxine. Releasing the Imagination. San Francisco: Jossey- Bass; 1a edition, February 2, 2000.
GUBA, E.G.; LINCOLN, Y, S. Naturalistic Inquery. Newbury Park, CA: Sage Publica-tions, 1985.
HENRY y, “La cultura contra el hombre”. In: Crítica a la escuela. Antología preparada por Olac Fuentes Molinar, SEP-Ediciones El Caballito, México, 1985.
IRWIN, R; COSSON, A. (Org) A/r/tography: rendering self through art based living inquery. Vancouver: Pacific Educational Press, 2004.
IRWIN, R; SPRIGGAY, S; A/R/Tography as Practice Based Research. In CAHNMANN,M; SIEGESMUND, R (Org) Arts-based Inquiry in diverse learning comunities: founda-tions for practice. New Jersey: Lawrence Erlbaum, 2008. _______A/r/tografia como forma de pesquisa baseada na prática. In DIAS, B; IRWIN, R. A/r/tografia Pesquisa Educacional Baseada em Arte. Santa Maria: Edufsm, 2013.
JAGODZINSKI, Jan; WALLIN, Jason. Arts Based Research, a Critique and a Proposal. Rotterdam: Sense Publishers, 2013.
JAGODZINSKI, Jan; WALLIN, Jason. Arts Based Research, a Critique and a Proposal. Rotterdam: Sense Publishers, 2013.
KASTRUP, Virginia. A invenção de si e do mundo. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
KOHAN, Walter O. Infância, estrangeiridade e ignorância. Belo Horizonte: Autêntica, 2 0 0 7.
KONESKI, Anita. A estranha fala da arte contemporânea. Revista Palíndromo, n.3, UDESC. Florianópolis, 2009.
LAWRANCE-LIGHTFOOT, S; DAVIS, J. H. The art and Science of portraiture. San Fran-cisco: Jossey- Bass, 1997.
LEGGO, Carl. The curriculum of joy: six poetic ruminations. In: Journal of the Cana-dian Association for Curriculum Studies. V2, n 2, p. 27, 2004.
MACHADO, Roberto. Deleuze, arte e filosofia. Rio de Janeiro: Zahar, 2009.
NIETZSCHE, Friedrich. Assim falou Zaratustra. Trad. P. C. de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
READ, Herbert. A Educação pela Arte. Trad. Valter Siqueira. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
SPRINGGAY, S; LEGGO, C; GOUZOUASIS, P. Being with A/r/tografy, Rotterdam: Sense Publishers, 2008.
SPRINGGAY, S; IRWIN, R; KIND, S. A/r/tography as living inquiry trough art and text. In: Qualitative Inquiry, v. 11, n. 6, 2005.
VEIGA-NETO, Alfredo. Foucault e a Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2019 Palíndromo
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS
a. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Todos os direitos autorais são atribuídos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Palíndromo. O (s) autor (es) compromete-se sempre que publicar material referente ao artigo publicado no Palíndromo mencionar esta publicação da seguinte forma:
Este artigo foi publicado originalmente pela revista Palíndromo em seu volume (coloque o volume), número (coloque o número) no ano de (coloque o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo
b. Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista Palíndromo utiliza o software iThenticate de controle de similaridade