Pesquisa baseada em Arte: criações poéticas desdobrando mundos
DOI:
https://doi.org/10.5965/2175234611252019064Palabras clave:
pesquisa, educação, arte, experiência-do-foraResumen
O presente artigo visa a contribuir com os estudos acerca da Pesquisa Baseada em Arte (PBA), trazendo um breve histórico desta metodologia e enfatizando a potência do gesto poético de propiciar modos ampliados de pesquisa. O artigo revisita a obra de Elliot Eisner, do grupo A/r/tografia e ressalta a contribuição dos desafios colocados por Jan Jagodzinski e Jason Wallin, propondo criações desviantes. Ao desestabilizar o olhar do senso comum e abrir espaço à invenção e ao encontro, a PBA pode ope-rar, mais do que uma construção epistemológica, uma ação ontológica – um devir-arte, uma estética da existência, um acreditar na possibilidade do mundo e de maneiras outras de pesquisar, educar e viver. O ensaio propõe ainda visitas aos gestos transgressores nietzscheanos, que situam a arte no centro da vida e ao pensamento desviante de Deleuze, que se espalha em multiplicidades produzin-do inícios.
Descargas
Citas
BAIN, Read. The Validity of Life Histories and Diaries. In: The Journal of Educational Sociology, vol. 3, no. 3. Nov. 1929. pp. 150-164. Disponível em: http://www.jstor.org/stable/2961062.
BARONE, Tom; EISNER, Elliot. Arts based research. Los Angeles: Sage, 2012.
______Arts-based educational research. In: GREEN, J; GRACO, C; BELMORE, P. (Org) Handbook of complementary methods in educational research. Mahwah NJ; AEREA, 2006.
BARTHES, Roland. O rumor da Língua. Trad. M. Laranjeira. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Características da investigação qualitativa. In: Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Edi-tora, 1994.
BOURRIAUD, Nicolas. Estética Relacional. Trad. Denise Botman. São Paulo: Martins, 2009.
CERTEAU, Michel de. A Invenção do Cotidiano. Petrópolis: Vozes, 2013.
DELEUZE, Gilles. Diferença e Repetição. Trad. Luis Orlandi; Roberto Machado. São Paulo: Graal, 1990.
_______Conversações. Trad. Peter Paul Pelbart. São Paulo: Ed 34, 1992.
_______Crítica e Clínica. Trad. Peter Paul Pelbart. São Paulo: Editora 34, 1997.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Felix. Mil Platôs. Capitalismo e esquizofrenia. Trad. Auré-lio Guerra Neto; Celia Costa. Rio de Janeiro: Editora 34, 1995.
_______O Anti-Édipo, Capitalismo e Esquizofrenia. 1. Trad. L. B. Orlandi. São Paulo: Editora 34, 2010.
DEWEY, John. El Arte como Experiencia. Mexico: Fondo de Cultura Economica, 1949.
DIAS, Belidson & IRWIN, Rita. A/r/tografia Pesquisa Educacional Baseada em Arte. Santa Maria: Edufsm, 2013.
EISNER, Elliot E. “O que pode a educação aprender das artes sobre a prática da edu-cação”. In: Currículo sem Fronteiras, v.8, n.2, Jul/Dez 2008. pp.5-17.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir. São Paulo: Vozes, 1984.
_______Ditos e escritos: Problematização do Sujeito. Trad. Ines Barbosa. Rio de Ja-neiro: Forense Universitária, 1994.
_______História da Sexualidade: a vontade de saber (vol.1). Rio de Janeiro: Graal, 2001.
_______. A Hermeutica do Sujeito. São Paulo, Martins Fontes, 2010.
GOODMAN, Nelson. Languages of Art. Indianapolis. In: Books-Merril, 1992.
GREENE, Maxine. Releasing the Imagination. San Francisco: Jossey- Bass; 1a edition, February 2, 2000.
GUBA, E.G.; LINCOLN, Y, S. Naturalistic Inquery. Newbury Park, CA: Sage Publica-tions, 1985.
HENRY y, “La cultura contra el hombre”. In: Crítica a la escuela. Antología preparada por Olac Fuentes Molinar, SEP-Ediciones El Caballito, México, 1985.
IRWIN, R; COSSON, A. (Org) A/r/tography: rendering self through art based living inquery. Vancouver: Pacific Educational Press, 2004.
IRWIN, R; SPRIGGAY, S; A/R/Tography as Practice Based Research. In CAHNMANN,M; SIEGESMUND, R (Org) Arts-based Inquiry in diverse learning comunities: founda-tions for practice. New Jersey: Lawrence Erlbaum, 2008. _______A/r/tografia como forma de pesquisa baseada na prática. In DIAS, B; IRWIN, R. A/r/tografia Pesquisa Educacional Baseada em Arte. Santa Maria: Edufsm, 2013.
JAGODZINSKI, Jan; WALLIN, Jason. Arts Based Research, a Critique and a Proposal. Rotterdam: Sense Publishers, 2013.
JAGODZINSKI, Jan; WALLIN, Jason. Arts Based Research, a Critique and a Proposal. Rotterdam: Sense Publishers, 2013.
KASTRUP, Virginia. A invenção de si e do mundo. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
KOHAN, Walter O. Infância, estrangeiridade e ignorância. Belo Horizonte: Autêntica, 2 0 0 7.
KONESKI, Anita. A estranha fala da arte contemporânea. Revista Palíndromo, n.3, UDESC. Florianópolis, 2009.
LAWRANCE-LIGHTFOOT, S; DAVIS, J. H. The art and Science of portraiture. San Fran-cisco: Jossey- Bass, 1997.
LEGGO, Carl. The curriculum of joy: six poetic ruminations. In: Journal of the Cana-dian Association for Curriculum Studies. V2, n 2, p. 27, 2004.
MACHADO, Roberto. Deleuze, arte e filosofia. Rio de Janeiro: Zahar, 2009.
NIETZSCHE, Friedrich. Assim falou Zaratustra. Trad. P. C. de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
READ, Herbert. A Educação pela Arte. Trad. Valter Siqueira. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
SPRINGGAY, S; LEGGO, C; GOUZOUASIS, P. Being with A/r/tografy, Rotterdam: Sense Publishers, 2008.
SPRINGGAY, S; IRWIN, R; KIND, S. A/r/tography as living inquiry trough art and text. In: Qualitative Inquiry, v. 11, n. 6, 2005.
VEIGA-NETO, Alfredo. Foucault e a Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2019 Palíndromo
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS
a. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Todos os direitos autorais são atribuídos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Palíndromo. O (s) autor (es) compromete-se sempre que publicar material referente ao artigo publicado no Palíndromo mencionar esta publicação da seguinte forma:
Este artigo foi publicado originalmente pela revista Palíndromo em seu volume (coloque o volume), número (coloque o número) no ano de (coloque o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo
b. Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista Palíndromo utiliza o software iThenticate de controle de similaridade