“MEMÓRIA DE FERRO”: TRAJETÓRIA ARTÍSTICA E PRODUÇÃO ESTÉTICA DE EDER SANTOS

Autori

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175234609182017081

Parole chiave:

Eder Santos, Videobrasil, arte contemporânea, videoarte, política da memória

Abstract

Este estudo pretende abordar a trajetória artística e a produção estética de Eder Santos, privilegiando as obras que têm o vídeo como um dos suportes. Com uma produção e trajetória multifacetada, como videomaker, cineasta, publicitário e artista, essa análise privilegia a sua produção nesse último empreendimento. Partindo da sua participação com vídeos single channel em festivais de vídeo, em especial o Videobrasil, passaremos brevemente pela sua internacionalização, demonstrando algumas participações em festivais e em mostras de arte em museus estrangeiros, até concluir com a criação de videoinstalações que serviram para inserir o artista no circuito emergente das artes tradicionais aqui no Brasil, em um momento de novas perspectivas e profícua ampliação do mundo da arte contemporânea. No mais, as análises estéticas das obras de Santos nesse estudo privilegiam a temática da política da memória, que tem como recorrente um resgate histórico ao passado, em que intentamos apresentar possíveis eixos de leituras sob essa concepção.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografia autore

Thamara Venâncio de Almeida, Universidade Federal de Juiz de Fora

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Artes, Cultura e Linguagens do Instituto de Artes e Design (UFJF, 2017), sob orientação da Profª. Drª. Maria Lucia Ramos Bueno e coorientação da Profª. Drª. Patricia Ferreira Moreno, na linha de pesquisa "Arte e Moda: História e Cultura". Integra os grupos de estudos "Cultura e Artes Visuais: História e Sociedade", coordenado por Maria Lucia Bueno, e "História da arte como história das exposições", coordenado por Renata Zago, ambos vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Artes, Cultura e Linguagens. Graduou-se pela mesma instituição em Bacharelado Interdisciplinar em Artes e Design (UFJF, 2014). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em História da Arte moderna e contemporânea. Atualmente desenvolve pesquisa a respeito da videoarte no Brasil, com foco no Festival Videobrasil e nas produções realizadas pelo videoartista Eder Santos. Ademais, trabalha como Produtora Cultural na Pró-Reitoria de Cultura da UFJF, atuando principalmente na organização do tradicional Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga.

 

Riferimenti bibliografici

ANDRADE, C. D. Obra Poética. Rio de Janeiro: Aguillar, 1993.

ÁVILA, C.; GOMES, M. C. A. O negro no Barroco Mineiro: O caso da Igreja do Rosário de Ouro Preto. Revista do Departamento de História, Belo Horizonte, n. 6, jun. 1988. pp. 69-76.

BUENO, M. L. Fluxo e contrafluxos. In: (Catálogo) Rede de Tensão. São Paulo: Impren-sa Oficial do Estado; Paço das Artes, 2001. pp. 80-84.

CANCLINI, N. G. Culturas híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. São Paulo: Edusp, 1997.

CARVALHO, V. Dispositivo e experiência: relações entre tempo e movimento na arte contemporânea. Revista Poiésis, n.12, nov. 2008. pp.39-50.

CRUZ, R. M. Imagens projetadas: Projeções audiovisuais e narrativas no contexto da arte contemporânea. Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Comuni-cação e Semiótica da Pontífica Universidade Católica de São Paulo; 2010.

DUGUET, A. M. Déjouer l’image: Créations électroniques et numériques. Nîmes: Édi-tions Jacqueline Chambon, 2002.

FARIAS, A. Apresentação: Notas a margem. In: FBSP. Universalis: Catálogo. São Paulo: FBSP, outubro/dezembro, 1996.

FILHO, A. G. “Videobrasil cria deserto no Sesc Pompéia. Folha de S, Paulo, São Paulo, 23 set. 1992.

FOSTER, H. Este funeral es por el cadáver equivocado. In: Diseño y delito. AKAL, 2004. pp. 123-169.

HUYSSEN, A. Culturas do passado-presente: modernismos, artes visuais, políticas da memória. Rio de Janeiro: Contraponto: Museu de Arte do Rio, 2014.

JESUS, E. Imagens que Deslizam. In: SANTOS, E. Eder Santos: Depoimento. Entrevista e Organização: RIBEIRO, M. A. Belo Horizonte: C/ Arte, 2010. pp. 03-05.

JUNIOR, G. B. “Eder Santos ultrapassa os limites do monitor”. O Estado de S. Paulo, São Paulo, 13 mar. 1996.

JÚNIOR, M. A. O conceito de ruína e o dilema da conservação em arte contempo-rânea. Revista ARA, n.2, Grupo Museu/Patrimônio FAU-USP, outono/inverno, 2017. pp.133-157.

MACHADO, A. As linhas de força do vídeo brasileiro. In: MACHADO, A. (Org.). Made in Brasil: Três décadas de vídeo no Brasil. São Paulo: Ed. Iluminuras, 2007. pp.15-47.

___________ . Pré-cinemas & pós-cinemas. São Paulo: Papirus, 1997.

PARENTE, A. Cinema de exposição: o dispositivo em contra-campo. Revista Poiésis, n.12, nov. 2008. pp.51-63.

PEIXOTO, N. B. Cidade sem janelas. In: PEIXOTO, N. B. Intervenções urbanas: Arte/Cidade. São Paulo: Edições Sesc/Editora Senac, 2013.

RIBEIRO, M. A (Org.). Eder Santos: Depoimento. Belo Horizonte: C/ Arte, 2010.

ROSA, N. V. O estado e o empresariamento do Sistema da arte. In: BULHÕES, M. A. (Org.). As novas regras do jogo: o sistema de arte no Brasil. Porto Alegre: Zouk, 2014. pp. 45-76.

SANT’ANNA, S. M. Cronologia. In: RIBEIRO, M. A (Org.). Eder Santos: Depoimento. Belo Horizonte: C/ Arte, 2010. pp.85-91

SANTIAGO, C. H. “Videoinstalação de Éder Santos é exibida na Holanda”. Folha de S. Paulo, São Paulo, 30 abr. 1996.

SANTOS, E. Depoimento. In: RIBEIRO, M. A (Org.). Eder Santos: Depoimento. Belo Horizonte: C/ Arte, 2010. pp.09-38.

____________. Depoimento. In: NAGIB, Lúcia. O cinema da retomada: Depoimentos de 90 cineastas dos anos 90. São Paulo: Ed. 34, 2002. pp. 431-434.

____________. O lago e a montanha. In: FUNDAÇÃO BIENAL DE SÃO PAULO. Uni-versalis: Catálogo. São Paulo: FBSP, outubro/dezembro, 1996.

VIDEOBRASIL, A. C.; SESC SP, S. S. C. Videobrasil: Três décadas de vídeo, arte, encon-tros e transformações. São Paulo: Sesc SP: Videobrasil, 2015.

XAVIER, I. As figurações do tempo. In: PEIXOTO, Nelson Brissac. Intervenções urba-nas: Arte/Cidade. São Paulo: Edições Sesc/Editora Senac, 2013.

VII FESTIVAL FOTOPTICA VIDEOBRASIL, 1989.

DEPOIMENTO | 30 ANOS | SOLANGE FARKAS. Link de acesso: https://vimeo.com/album/2630179/video/87182638

VB na TV | 30 ANOS | PGM1. Link de acesso: https://vimeo.com/79307406

Pubblicato

2017-12-04

Come citare

ALMEIDA, Thamara Venâncio de. “MEMÓRIA DE FERRO”: TRAJETÓRIA ARTÍSTICA E PRODUÇÃO ESTÉTICA DE EDER SANTOS. Palíndromo, Florianópolis, v. 9, n. 18, p. 81–105, 2017. DOI: 10.5965/2175234609182017081. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/10471. Acesso em: 18 lug. 2024.

Fascicolo

Sezione

Artigos Seção temática