“MEMÓRIA DE FERRO”: TRAJETÓRIA ARTÍSTICA E PRODUÇÃO ESTÉTICA DE EDER SANTOS

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.5965/2175234609182017081

Mots-clés :

Eder Santos, Videobrasil, arte contemporânea, videoarte, política da memória

Résumé

Este estudo pretende abordar a trajetória artística e a produção estética de Eder Santos, privilegiando as obras que têm o vídeo como um dos suportes. Com uma produção e trajetória multifacetada, como videomaker, cineasta, publicitário e artista, essa análise privilegia a sua produção nesse último empreendimento. Partindo da sua participação com vídeos single channel em festivais de vídeo, em especial o Videobrasil, passaremos brevemente pela sua internacionalização, demonstrando algumas participações em festivais e em mostras de arte em museus estrangeiros, até concluir com a criação de videoinstalações que serviram para inserir o artista no circuito emergente das artes tradicionais aqui no Brasil, em um momento de novas perspectivas e profícua ampliação do mundo da arte contemporânea. No mais, as análises estéticas das obras de Santos nesse estudo privilegiam a temática da política da memória, que tem como recorrente um resgate histórico ao passado, em que intentamos apresentar possíveis eixos de leituras sob essa concepção.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Thamara Venâncio de Almeida, Universidade Federal de Juiz de Fora

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Artes, Cultura e Linguagens do Instituto de Artes e Design (UFJF, 2017), sob orientação da Profª. Drª. Maria Lucia Ramos Bueno e coorientação da Profª. Drª. Patricia Ferreira Moreno, na linha de pesquisa "Arte e Moda: História e Cultura". Integra os grupos de estudos "Cultura e Artes Visuais: História e Sociedade", coordenado por Maria Lucia Bueno, e "História da arte como história das exposições", coordenado por Renata Zago, ambos vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Artes, Cultura e Linguagens. Graduou-se pela mesma instituição em Bacharelado Interdisciplinar em Artes e Design (UFJF, 2014). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em História da Arte moderna e contemporânea. Atualmente desenvolve pesquisa a respeito da videoarte no Brasil, com foco no Festival Videobrasil e nas produções realizadas pelo videoartista Eder Santos. Ademais, trabalha como Produtora Cultural na Pró-Reitoria de Cultura da UFJF, atuando principalmente na organização do tradicional Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga.

 

Références

ANDRADE, C. D. Obra Poética. Rio de Janeiro: Aguillar, 1993.

ÁVILA, C.; GOMES, M. C. A. O negro no Barroco Mineiro: O caso da Igreja do Rosário de Ouro Preto. Revista do Departamento de História, Belo Horizonte, n. 6, jun. 1988. pp. 69-76.

BUENO, M. L. Fluxo e contrafluxos. In: (Catálogo) Rede de Tensão. São Paulo: Impren-sa Oficial do Estado; Paço das Artes, 2001. pp. 80-84.

CANCLINI, N. G. Culturas híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. São Paulo: Edusp, 1997.

CARVALHO, V. Dispositivo e experiência: relações entre tempo e movimento na arte contemporânea. Revista Poiésis, n.12, nov. 2008. pp.39-50.

CRUZ, R. M. Imagens projetadas: Projeções audiovisuais e narrativas no contexto da arte contemporânea. Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Comuni-cação e Semiótica da Pontífica Universidade Católica de São Paulo; 2010.

DUGUET, A. M. Déjouer l’image: Créations électroniques et numériques. Nîmes: Édi-tions Jacqueline Chambon, 2002.

FARIAS, A. Apresentação: Notas a margem. In: FBSP. Universalis: Catálogo. São Paulo: FBSP, outubro/dezembro, 1996.

FILHO, A. G. “Videobrasil cria deserto no Sesc Pompéia. Folha de S, Paulo, São Paulo, 23 set. 1992.

FOSTER, H. Este funeral es por el cadáver equivocado. In: Diseño y delito. AKAL, 2004. pp. 123-169.

HUYSSEN, A. Culturas do passado-presente: modernismos, artes visuais, políticas da memória. Rio de Janeiro: Contraponto: Museu de Arte do Rio, 2014.

JESUS, E. Imagens que Deslizam. In: SANTOS, E. Eder Santos: Depoimento. Entrevista e Organização: RIBEIRO, M. A. Belo Horizonte: C/ Arte, 2010. pp. 03-05.

JUNIOR, G. B. “Eder Santos ultrapassa os limites do monitor”. O Estado de S. Paulo, São Paulo, 13 mar. 1996.

JÚNIOR, M. A. O conceito de ruína e o dilema da conservação em arte contempo-rânea. Revista ARA, n.2, Grupo Museu/Patrimônio FAU-USP, outono/inverno, 2017. pp.133-157.

MACHADO, A. As linhas de força do vídeo brasileiro. In: MACHADO, A. (Org.). Made in Brasil: Três décadas de vídeo no Brasil. São Paulo: Ed. Iluminuras, 2007. pp.15-47.

___________ . Pré-cinemas & pós-cinemas. São Paulo: Papirus, 1997.

PARENTE, A. Cinema de exposição: o dispositivo em contra-campo. Revista Poiésis, n.12, nov. 2008. pp.51-63.

PEIXOTO, N. B. Cidade sem janelas. In: PEIXOTO, N. B. Intervenções urbanas: Arte/Cidade. São Paulo: Edições Sesc/Editora Senac, 2013.

RIBEIRO, M. A (Org.). Eder Santos: Depoimento. Belo Horizonte: C/ Arte, 2010.

ROSA, N. V. O estado e o empresariamento do Sistema da arte. In: BULHÕES, M. A. (Org.). As novas regras do jogo: o sistema de arte no Brasil. Porto Alegre: Zouk, 2014. pp. 45-76.

SANT’ANNA, S. M. Cronologia. In: RIBEIRO, M. A (Org.). Eder Santos: Depoimento. Belo Horizonte: C/ Arte, 2010. pp.85-91

SANTIAGO, C. H. “Videoinstalação de Éder Santos é exibida na Holanda”. Folha de S. Paulo, São Paulo, 30 abr. 1996.

SANTOS, E. Depoimento. In: RIBEIRO, M. A (Org.). Eder Santos: Depoimento. Belo Horizonte: C/ Arte, 2010. pp.09-38.

____________. Depoimento. In: NAGIB, Lúcia. O cinema da retomada: Depoimentos de 90 cineastas dos anos 90. São Paulo: Ed. 34, 2002. pp. 431-434.

____________. O lago e a montanha. In: FUNDAÇÃO BIENAL DE SÃO PAULO. Uni-versalis: Catálogo. São Paulo: FBSP, outubro/dezembro, 1996.

VIDEOBRASIL, A. C.; SESC SP, S. S. C. Videobrasil: Três décadas de vídeo, arte, encon-tros e transformações. São Paulo: Sesc SP: Videobrasil, 2015.

XAVIER, I. As figurações do tempo. In: PEIXOTO, Nelson Brissac. Intervenções urba-nas: Arte/Cidade. São Paulo: Edições Sesc/Editora Senac, 2013.

VII FESTIVAL FOTOPTICA VIDEOBRASIL, 1989.

DEPOIMENTO | 30 ANOS | SOLANGE FARKAS. Link de acesso: https://vimeo.com/album/2630179/video/87182638

VB na TV | 30 ANOS | PGM1. Link de acesso: https://vimeo.com/79307406

Téléchargements

Publiée

2017-12-04

Comment citer

ALMEIDA, Thamara Venâncio de. “MEMÓRIA DE FERRO”: TRAJETÓRIA ARTÍSTICA E PRODUÇÃO ESTÉTICA DE EDER SANTOS. Palíndromo, Florianópolis, v. 9, n. 18, p. 81–105, 2017. DOI: 10.5965/2175234609182017081. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/10471. Acesso em: 21 déc. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos Seção temática