ARTE CONCEITUAL E HISTÓRIA: Desafios da construção poética na década de 1970
DOI:
https://doi.org/10.5965/2175234609182017029Parole chiave:
vanguarda, arte conceitual, arte contemporânea, museuAbstract
A década de 1970 significou um momento de grande complexidade por comportar, de um lado, perseguições, torturas e cerceamento da liberdade, e de outro, um espaço de contínua efervescência artística. Infelizmente as pesquisas têm concentrado maior interesse em discussões no campo da música e do teatro, conferindo pouca dedicação às artes visuais. No presente artigo serão analisadas algumas questões artísticas desenvolvidas no período, tendo como eixo as premiações, críticas e obras dos Salões de Arte da Prefeitura de Belo Horizonte. Para tanto, serão contemplados os trabalhos de Miguel Gontijo.
Downloads
Riferimenti bibliografici
ALVIM, C. “O Salão e seus Desencontros”. Artes Visuais. Estado de Minas. Belo Hori-zonte, Minas Gerais. Sem página. 16 de dez. de 1973.
AYALA, W. “Desenho no salão”. Artes Plásticas. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro, RJ. Sem página. 6 de dez. de 1973.
AYALA, W. “Prêmios do salão mineiro”, Artes Plásticas. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro. Sem página. 14 de dez. de 1973.
DUARTE, Paulo Sergio. Anos 70 - A arte além da retina. In: INSTITUTO CULTURAL ITAU. Anos 70: trajetórias. São Paulo: Itaú Cultural: Iluminuras, 2005, p. 133-145.
Entrevista/depoimento de Jayme Maurício. Catálogo do IX Salão Nacional de Arte de Belo Horizonte. Belo Horizonte, Minas Gerais. Sem página.
FREITAS, Arthur. Arte Guerrilha: Vanguarda e Conceitualismo no Brasil. São Paulo: EDUSP, 2013.FREITAS, Artur. Poéticas políticas: as artes plásticas entre o golpe de 64 e o AI-5.
HISTÓRIA: Questões & Debates. Curitiba, v.21, n.40, jan./jun.2004, p.59-90.
MOTA, M. “Os Erros de um Salão de Arte”. Homem e mulher. Diário da Tarde, Belo Ho-rizonte, Minas Gerais. Sem página, 21 de dez. de 1970. MOTA, M. “Salão & Resultado”. Artes. Diário da Tarde. Belo Horizonte, Minas Gerais, Sem página, 04 de dez. de 1973.
OLIVEIRA, Emerson Dionísio Gomes de. A arte de julgar: apontamentos sobre os júris de salões brasileiros nos anos de 1960. In: COLÓQUIO DO COMITÊ BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA ARTE, 31, 2011, Campinas. Anais do XXXI Colóquio do Comitê de Histó-ria da Arte. Campinas: UNICAMP, 2011.
RIDENTI, Marcelo. O Fantasma da Revolução Brasileira. São Paulo: Editora da Uni-versidade Estadual Paulista, 1993. (Referência de Marcelo Ridenti, 1993, na p. 4 deste texto).
RIDENTI, Marcelo. Em busca do povo brasileiro. Rio de Janeiro: Record, 2000.
SOARES, Teresinha. O Circo e a Montanha. Estado de Minas. 11 de dezembro de 1973. Belo Horizonte – MG.
TRISTÃO, M. “A arte e a arte deste nosso Salão”. Estado de Minas, Belo Horizonte, Mi-nas Gerais. Sem página, 10 de dez. de 1977.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2017 Palíndromo
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS
a. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Todos os direitos autorais são atribuídos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Palíndromo. O (s) autor (es) compromete-se sempre que publicar material referente ao artigo publicado no Palíndromo mencionar esta publicação da seguinte forma:
Este artigo foi publicado originalmente pela revista Palíndromo em seu volume (coloque o volume), número (coloque o número) no ano de (coloque o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo
b. Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista Palíndromo utiliza o software iThenticate de controle de similaridade