ARTE CONCEITUAL E HISTÓRIA: Desafios da construção poética na década de 1970

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.5965/2175234609182017029

Mots-clés :

vanguarda, arte conceitual, arte contemporânea, museu

Résumé

A década de 1970 significou um momento de grande complexidade por comportar, de um lado, perseguições, torturas e cerceamento da liberdade, e de outro, um espaço de contínua efervescência artística. Infelizmente as pesquisas têm concentrado maior interesse em discussões no campo da música e do teatro, conferindo pouca dedicação às artes visuais. No presente artigo serão analisadas algumas questões artísticas desenvolvidas no período, tendo como eixo as premiações, críticas e obras dos Salões de Arte da Prefeitura de Belo Horizonte. Para tanto, serão contemplados os trabalhos de Miguel Gontijo. 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Rodrigo Vivas, Université fédérale du minas gerais

História da Arte - Escola de Belas Artes - UFMG

Références

ALVIM, C. “O Salão e seus Desencontros”. Artes Visuais. Estado de Minas. Belo Hori-zonte, Minas Gerais. Sem página. 16 de dez. de 1973.

AYALA, W. “Desenho no salão”. Artes Plásticas. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro, RJ. Sem página. 6 de dez. de 1973.

AYALA, W. “Prêmios do salão mineiro”, Artes Plásticas. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro. Sem página. 14 de dez. de 1973.

DUARTE, Paulo Sergio. Anos 70 - A arte além da retina. In: INSTITUTO CULTURAL ITAU. Anos 70: trajetórias. São Paulo: Itaú Cultural: Iluminuras, 2005, p. 133-145.

Entrevista/depoimento de Jayme Maurício. Catálogo do IX Salão Nacional de Arte de Belo Horizonte. Belo Horizonte, Minas Gerais. Sem página.

FREITAS, Arthur. Arte Guerrilha: Vanguarda e Conceitualismo no Brasil. São Paulo: EDUSP, 2013.FREITAS, Artur. Poéticas políticas: as artes plásticas entre o golpe de 64 e o AI-5.

HISTÓRIA: Questões & Debates. Curitiba, v.21, n.40, jan./jun.2004, p.59-90.

MOTA, M. “Os Erros de um Salão de Arte”. Homem e mulher. Diário da Tarde, Belo Ho-rizonte, Minas Gerais. Sem página, 21 de dez. de 1970. MOTA, M. “Salão & Resultado”. Artes. Diário da Tarde. Belo Horizonte, Minas Gerais, Sem página, 04 de dez. de 1973.

OLIVEIRA, Emerson Dionísio Gomes de. A arte de julgar: apontamentos sobre os júris de salões brasileiros nos anos de 1960. In: COLÓQUIO DO COMITÊ BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA ARTE, 31, 2011, Campinas. Anais do XXXI Colóquio do Comitê de Histó-ria da Arte. Campinas: UNICAMP, 2011.

RIDENTI, Marcelo. O Fantasma da Revolução Brasileira. São Paulo: Editora da Uni-versidade Estadual Paulista, 1993. (Referência de Marcelo Ridenti, 1993, na p. 4 deste texto).

RIDENTI, Marcelo. Em busca do povo brasileiro. Rio de Janeiro: Record, 2000.

SOARES, Teresinha. O Circo e a Montanha. Estado de Minas. 11 de dezembro de 1973. Belo Horizonte – MG.

TRISTÃO, M. “A arte e a arte deste nosso Salão”. Estado de Minas, Belo Horizonte, Mi-nas Gerais. Sem página, 10 de dez. de 1977.

Téléchargements

Publiée

2017-12-04

Comment citer

VIVAS, Rodrigo. ARTE CONCEITUAL E HISTÓRIA: Desafios da construção poética na década de 1970. Palíndromo, Florianópolis, v. 9, n. 18, p. 29–43, 2017. DOI: 10.5965/2175234609182017029. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/10449. Acesso em: 21 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos Seção temática