Sobre potências a serem emprestadas do trabalho de arte

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.5965/2175234615352023113

Mots-clés :

Exposição de arte, Mediação, Curadoria, Empatia, Arte contemporânea

Résumé

O presente artigo pretende demonstrar a importância da mediação como derivação ativa das curadorias em exposições de arte, destacando-se os conceitos associados às ações desta natureza, desenvolvidas pela Divisão de Artes Plásticas da Casa de Cultura da Universidade Estadual de Londrina. Escolhemos a exposição "Empresta-me um de seus dias", do edital "Arte Londrina"', e dela o trabalho ''Espaço para gerar espaço'', do artista Gabriel Bonfim, para as conexões entre trabalho de arte e mediação. Empatia, escuta e performatividade são conceitos que norteiam as questões aqui propostas.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Danillo Gimenes Villa, Londrina State University

Artista, professor e curador. Doutor em Poéticas Visuais pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (2012), mestre em Artes pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas (2003) e graduado em Educação Artística pela mesma instituição (1994). É professor do Departamento de Artes Visuais da Universidade Estadual de Londrina, atuando nas disciplinas de Desenho e Pintura.

Gabriel Augusto de Paula Bonfim, Université de l'État de santa catarina

É artista que escreve, pesquisa, leciona e produz. Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (Processos Artísticos Contemporâneos) da Universidade do Estado de Santa Catarina e Mestre em Artes Visuais pela mesma instituição (2021). Integra o grupo de pesquisa "Proposições artísticas contemporâneas e seus processos experimentais" (UDESC/CNPq), coordenado pela Prof. Dra. Raquel Stolf, investigando processos de caminhadas, tipos de escrita, redes sociais, internet, proposições, publicações e criação de narrativas. Bolsista UDESC/FAPESC.

Références

DELEUZE, Gilles. O que é a Filosofia? São Paulo: Editora 34, 1992.

DIAS, Antonio. Antonio Dias. São Paulo: Cosac Naify, 2016.

DIDI-HUBERMAN, Georges. A imagem sobrevivente: história da arte e tempo dos fantasmas segundo Aby Warburg. Rio de Janeiro: Contraponto; Museu de Arte do Rio, 2013.

DINIZ, Clarissa. O outro nunca se apresenta de frente. In: VILLA, Danillo (org.). Arte Londrina 7. Londrina: UEL, 2019.

HERKENHOFF, Paulo; HOLLANDA, Heloisa Buarque de. Manobras Radicais. São Paulo: CCBB, 2006.

LANGER, Suzanne. Sentimento e forma: uma teoria da arte desenvolvida a partir de filosofia em nova chave. São Paulo: Perspectiva, 2006.

OBRIST, Hans Ulrich. Uma breve história da curadoria. São Paulo: BEÏ Comunicação, 2010.

Téléchargements

Publiée

2023-02-01

Comment citer

VILLA, Danillo Gimenes; BONFIM, Gabriel Augusto de Paula. Sobre potências a serem emprestadas do trabalho de arte. Palíndromo, Florianópolis, v. 15, n. 35, p. 113–132, 2023. DOI: 10.5965/2175234615352023113. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/22567. Acesso em: 17 juill. 2024.