Performance: um gênero indisciplinar na arte contemporânea

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.5965/2175234615352023288

Mots-clés :

Performance, Arte da Performance, Artes do Corpo, Arte Contemporânea

Résumé

Nesse artigo, abordaremos a arte da performance, gênero artístico contemporâneo que investe no cruzamento das fronteiras entre as artes, tendo o corpo como material de trabalho. Emergente da urgência interartes, das inter-relações entre as artes, da combinação e da fusão de gêneros autônomos da arte, como um gesto indisciplinar, que configura a arte da performance. Para tanto, faremos uma breve revisão do conceito de performance que implica nas amplas noções de seus estudos e práticas. Afim de provocar o olhar para produções performativas que acontecem no brasil, periférico e marginal, desinstitucionalizado e ou esquecido/apagado no tempo pelas narrativas canônicas, cotejaremos a alguns expoentes do gênero da arte da performance, de acordo com a história da arte ocidental e hegemônica, alguns exemplos de performances, não consideradas e não legitimadas nesse contexto, que podem traduzir-se em performance art, desde as premissas conceituais revisadas.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Felipe Saldanha Odier, Fluminense Federal University

Artista indisciplinar, atua no campo teórico e prático da arte contemporânea, com ênfase nas artes do corpo, na música popular e em suas relações interartes. Doutorando em Estudos Contemporâneos das Artes pela Universidade Federal Fluminense. LATTES: http://lattes.cnpq.br/4764040498062066. E-mail: mamutte.arte@gmail.com

Références

AGRA, Lucio. Fora do Mapa, o Mapa - performance na América Latina em dez anotações. ARS (São Paulo) [online]. 2016, vol.14, n.27, p. 135-148. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/ars/article/view/117627/116450. Acesso em: 7 jan. 2020.

BOLOGNE, Jean Claude. História do pudor. Trad. Telma Costa. Rio de Janeiro: Elfos Ed.; Lisboa, Portugal: Teorema, 1990.

BRASIL, André. A Performance: Entre o Vivido e o Imaginado. In: MENDONÇA, Carlos Magno Camargo; CARDOSO FILHO, Jorge (org). Experiência Estética e Performance. Salvador: EDUFBA, 2014.

CAMARERO, Alberto; OLIVEIRA, Alberto. Cravo na carne. São Paulo: Veneta, 2015.

CARLSON, Marvin. ‘Performance de Cultura: estratégias antropológicas e etnográficas’. In: Performance: uma introdução crítica. Trad. Thaís F. N. Diniz e Ma. Antonieta Pereira. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2010.

CLARK, Lygia. Lygia Clark. Belo Horizonte, s/d. Disponível em: http://www.lygiaclark.org.br. Acesso em: 19 de jun. 2018.

CLÜVER, Claus. Estudos interartes: conceitos, termos, objetivos. Literatura e Sociedade, São Paulo, n. 2, p. 37-55, 1997. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/ls/article/view/13267. Acesso em: 23. set. 2015.

CORRÊA, José Celso Martinez In: VALENTE, Augusto. Entrevista com Zé Celso, Teatro Oficina – Parte 2. Berlim: Deutsche Welle, 2004. Disponível em: https://www.dw.com/pt-br/entrevista-com-z%C3%A9-celso-teatro-oficina-parte-2/a-1219931. Acesso em: 23 nov. 2019.

FERREIRA, Larissa. MEDEIROS, Maria Beatriz de. Peformance: uma aula. In: ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISADORES EM ARTES PLÁSTICAS, 22, Ecossistemas Estéticos, 2013, Anais [...] Belém: Universidade Federal do Pará, 2013.Disponível em: http://www.anpap.org.br/anais/2013/ANAIS/comites/pa/Maria%20Beatriz%20de%20Medeiros%20e%20Larissa%20Ferreira.pdf. Acesso em: 26 maio 2019.

GLUSBERG, Jorge. A arte da performance. São Paulo: Perspectiva, 2005.

GOLDBERG, RoseLee. A Arte da Performance: do futurismo ao presente. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

HILL, Marcos. Escatológicos, Nossos Corpos Performáticos?. In: Outra Presença. Belo Horizonte: Museu de Arte a Pampulha, 2014.

LOPES, Antônio Herculano. Performance e História (ou como a onça, de um salto, foi ao Rio do princípio do século e ainda voltou para contar a história). In: O Percevejo: Estudos da performance. Rio de Janeiro: UNIRIO, 2003.

MEDEIROS, Maria Beatriz de; BRITES, Mariana. Iteração, haters e pronóia, In: ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISADORES EM ARTES PLÁSTICAS, 28, Origens, 2019, Cidade de Goiás. Anais [...] Goiânia: Universidade Federal de Goiás, 2019. Disponível em: http://anpap.org.br/anais/2019/PDF/ARTIGO/28encontro______MEDEIROS_Maria_Beatriz_de_e_BRITES_Mariana_43-56.pdf?fbclid=IwAR2nE5K3ba_uggA_ddc5h1oFfrfjiA-vapIN_AThLkqSktCEJKR4HwPgYnE. Acesso em: 13 fev. 2020.

MORIN, Edgar. Epistemologia da Complexidade. In: FRIED, Dora (org.). Novos paradigmas, cultura e subjetividade. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.

ODIER, Felipe Saldanha. O Corpo Atávico: Experiências Interartes no Ensino/Aprendizagem em Performance. Monografia (Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas) Escola de Belas Artes, Universidade Federal de Minas Gerais, 2020.

OSTHOFF, Simone. De musas a autoras: mulheres, arte e tecnologia no Brasil. ARS (São Paulo), v. 8, n.15, 2010, p. 74-91.

PAVIS, Patrice. Dicionário de Teatro. São Paulo: Perspectiva, 1999.

PELBART, Peter Pal. Vida Capital. Ensaio de Biopolítica. São Paulo: Editora Iluminuras, 2003, p. 235-238.

RAJEWSKY, Irina O. Intermidialidade, Intertextualidade e “Remediação”: uma perspectiva literária sobre a intermidialidade. In: Intermidialidade e Estudos Interartes. Desafios da arte contemporânea. Thais F. Nogueira Diniz (org.). Belo Horizonte: Editora UFMG, 2012.

SCHECHNER, Richard. O que é performance?. In: O Percevejo: Estudos da performance. Rio de Janeiro: UNIRIO, 2003.

SCHECHNER, Richard. Performativity. In: Performance Studies: an Introduction. New York & Londres: Routledge, 2006, p. 123-169.

TRIGUEIRO, Vanessa Paula; GOMES, Williane. Perfoda-se: Um documentário sobre performance arte. Natal: CircuitoBodeArte, 2013. Disponível em: https://youtu.be/MxsVk0CcTos.

ZUMTHOR, Paul. Performance, recepção, leitura. São Paulo: Cosac Naify, 2007.

Téléchargements

Publiée

2023-02-01

Comment citer

ODIER, Felipe Saldanha. Performance: um gênero indisciplinar na arte contemporânea. Palíndromo, Florianópolis, v. 15, n. 35, p. 288–312, 2023. DOI: 10.5965/2175234615352023288. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/21666. Acesso em: 17 juill. 2024.