Corpo - paisagem:
identidade e nomadismo nos registros de performance de Ana Mendieta
DOI:
https://doi.org/10.5965/2175234613292021134Palavras-chave:
corpo feminino, paisagem, território, Ana MendietaResumo
Trata-se de um estudo sobre identidade e nomadismo na arte contemporânea latino-americana a partir dos registros de performance. Exílio, territórios, deslocamentos e corpo são palavras chave para compreensão da obra Silueta Series (1974), composta por 200 fotografias realizadas em um período de aproximadamente sete anos, pela artista cubana Ana Mendieta (1948-1985). O artigo busca refletir os múltiplos conceitos intrínsecos na obra dessa artista pioneira que traz o corpo feminino como elemento central integrado a paisagem e ao nomadismo, além de questões de gênero, política, identidade e nomadismo que são subjetivamente estabelecidas de maneira atemporal.
Downloads
Referências
BERGER, Mirela. Corpo e Identidade Feminina. 2006. 296 f. Tese Doutorado em Antropologia –Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo. 2006.
BUTLER, Judith P. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 2003.
MEREWETHER, Charles. From Inscription to Dissolution: An Essay on Expenditure in the Work of Ana Mendieta. In: Ana Mendieta. MOURE, Gloria (Ed,). Número da edição. Local de Centra Galego de Arte Contemporanea, Barcelona: Ediciones Poligrafa, 1996.
MENDIETA, Ana. Leitura com slides na Universidade de Alfred. Nova Iorque, 1983.
_____. Introduction. In: Catalogue of the Exhibition: Dialectics of Isolation. NY: A.I.R
Gallery, 1980
_____. Artist’s Statement. Exhibition: Ana Mendieta. Silueta Series, 1977.
RUSH, Michael. Novas Mídias na Arte Contemporânea. São Paulo: M. Fontes. 2006.
SPERO, Nancy. Tracing Ana Mendieta. In: Artforum, vol 30, No 8, 1992, p. 75-77
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Laís Miguel Lacerda, Regilene Aparecida Sarzi Ribeiro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS
a. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Todos os direitos autorais são atribuídos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Palíndromo. O (s) autor (es) compromete-se sempre que publicar material referente ao artigo publicado no Palíndromo mencionar esta publicação da seguinte forma:
Este artigo foi publicado originalmente pela revista Palíndromo em seu volume (coloque o volume), número (coloque o número) no ano de (coloque o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo
b. Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista Palíndromo utiliza o software iThenticate de controle de similaridade