Asikainen & Macêdo: as bordas entre a arte e a ciência
DOI :
https://doi.org/10.5965/2175234612262020262Mots-clés :
colaboração artística, arte contemporânea, arte e ciênciaRésumé
Nesta entrevista a jornalista Néri Pedroso conversa com Henna Asikainen e Silvana Macêdo a respeito da exposição de caráter retrospectivo intitulada Intraduzível (2018), que celebra os 20 anos de colaboração entre as duas artistas. Abordamos questões acerca do conteúdo e resultado formal das suas pesquisas e ações artísticas colaborativas, seus diálogos com a ciência, suas preocupações ambientais e sociais, aspectos das suas biografias, idiomas e paisagens dos seus contrastantes países de origem, a Finlândia e o Brasil. A entrevista com Henna Asikainen foi traduzida para o português, mas incluímos também a versão original em inglês ao final do texto.
Téléchargements
Références
CARSON, R. Primavera Silenciosa. São Paulo: Gaia, 2010.
ORTEGA Y GASSET, J. “The Misery and the Splendor of Translation”, In: Theories of Translation: an Anthology of Essays from Dryden to Derrida. Chicago: University of Chicago Press, 1992.
LOSEKANN, C.; SANTOS, J. V. “A extinção da política ambiental no Brasil e os riscos para a vida no planeta”. Entrevista com Cristiana Losekann. Instituto Humanitas UNISINOS, publicação online em 17 de julho de 2019. Disponível em: <http://www.ihu.unisinos.br/159-noticias/entrevistas/590855-a-extincao-da-politica-ambiental-no-brasil-e-os-riscos-para-a-vida-no-planeta-entrevista-especial-com-cristiana-losekann> Acesso em: 25.10.2019.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Silvana Barbosa Macêdo, Neri Pedroso, Henna Maaria Asikainen 2020
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS
a. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Todos os direitos autorais são atribuídos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Palíndromo. O (s) autor (es) compromete-se sempre que publicar material referente ao artigo publicado no Palíndromo mencionar esta publicação da seguinte forma:
Este artigo foi publicado originalmente pela revista Palíndromo em seu volume (coloque o volume), número (coloque o número) no ano de (coloque o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo
b. Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista Palíndromo utiliza o software iThenticate de controle de similaridade