Games em Investigação: Lendo Imagens em uma LAN House

Autores/as

  • Débora da Rocha Gaspar Universidad Federal de Santa Catarina image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175234605102013101

Palabras clave:

leitura de imagens, jogos eletrônicos, ensino de arte

Resumen

A leitura de imagens de jogos eletrônicos é o tema apresentado neste artigo. Aqui constam  os dados de uma pesquisa desenvolvida para o Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina, cujos sujeitos são estudantes que estão concluindo a Educação Básica no Colégio de Aplicação da UFSC. O principal referencial teórico é uma abordagem de leitura de imagens desenvolvida por Sandra Regina Ramalho e Oliveira, a partir da Semiótica Discursiva.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Débora da Rocha Gaspar, Universidad Federal de Santa Catarina

Professora de Artes Visuais do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina e Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Arte e Educação da Universidade de Barcelona, España. Possui Mestrado em Educação pela UFSC e em “Artes y Educación: un enfoque construccionista” pela Universidad de Barcelona. Especialista em Ensino de Artes Visuais pela UDESC. Licenciada em Educação Artística com habilitação em Artes Plásticas pela UDESC.

Citas

BARBOSA, Ana Mae. A Imagem no Ensino de Arte. São Paulo, Perspectiva; Porto Alegre, Fundação IOCHPE, 1991.

CATAPAN, Araci Hack. Tertium: o novo modo do ser, do saber e do aprender (construindo uma taxionomia para medição pedagógica em tecnologia de comunicação digital). Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2001.

COELHO NETTO, J.T. Semiótica, Informação e Comunicação. Perspectiva: São Paulo, 1983.

GREIMAS, A. J. Semiótica Figurativa e Semiótica Plástica. Revista Brasileira de Semiótica. n. 4. (1984). Traduzido por J. Assis da Silva, impressa em tipos datilográficos.

NÖTH, Winfried. A semiótica no século XX. Anablume: São Paulo, 1996.

OLIVEIRA, Ana Claudia. Lisibilidade da imagem. Revista da FUNDARTEC. v.1, n.1(jan./jun. 2001) Montenegro: FUNDARTEC, 2001.

RAMAL, Andréa Cecília. Educação na cibercultura: hipertextualidade, leitura, escrita e aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2002.

RAMALHO E OLIVEIRA, Sandra Regina. Leitura de Imagens: uma busca de rizomas significantes. In: ENCONTRO NACIONAL DOS PESQUISADORES EM ARTES PLÁSTICAS, 14., 2005, Goiânia.

Cultura Visual e desafios da pesquisa em artes. Goiânia, FAV/UFG, 2005, p. 430-439.

___________________. Imagem também se lê. São Paulo: Rosari, 2006.

___________________. Leitura de imagens para a Educação. 1998. Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) – Pontifícia Universidade Católica, São Paulo, 1998.

SANTA CATARINA. Secretaria de Estado da Educação e do Desporto. Proposta curricular de Santa Catarina: educação infantil, ensino fundamental e médio: disciplinas curriculares. Florianópolis: COGEN, 1998.

SAUSSURE, Ferdinand de. Curso de Lingüística Geral. Trad. Chelini, A, Paes, J. P. & Salum, I. N. Cultrix: São Paulo, 1969.

Publicado

2014-01-29

Cómo citar

GASPAR, Débora da Rocha. Games em Investigação: Lendo Imagens em uma LAN House. Palíndromo, Florianópolis, v. 5, n. 10, 2014. DOI: 10.5965/2175234605102013101. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/4227. Acesso em: 24 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos Seção temática