Leitura digital e intermedial: Orientações didáticas para uma mediação de leitura que integra diferentes linguagens artísticas
DOI:
https://doi.org/10.5965/2175234616382024e0003Palavras-chave:
transmedialidade, intermedialidade, literatura digital, mediação de leitura, raciocínio críticoResumo
Propomos uma reflexão sobre a forma como os ambientes digitais estão transformando a literatura do século XXI: analisamos as mudanças básicas na produção e recepção literária em ambientes virtuais e nas redes, onde nos centramos numa mudança fundamental: a intermídia, a hibridização das linguagens artísticos expressivos de forma sincrônica e diacrônica, especialmente a simbiose da linguagem visual e verbal-literária. Planejamos essas transformações, consolidadas na sociedade e conhecidas entre crianças e jovens leitores, que faltam nas aulas do Ensino Básico e Secundário e requerem estratégias interpretativas específicas. Por isso, propomos uma matriz, um modelo didático de referência para mediadores de leitura, para abordar fenómenos intermidiáticos (literários e artístico-visuais) com perspectiva críticas e dialógicas.
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