A poética de corpos múltiplos e heteróclitos de Oriana Duarte.

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175234613292021148

Palabras clave:

Oriana Duarte, corpo, heteróclitos, arte contemporânea

Resumen

O trabalho artístico de Oriana Duarte navega na fluidez e desterritorialização do corpo. Metamorfoseia a pedra sólida em sopa líquida, transformada em alimento pela fisiologia do corpo, acopla-se ao remo, transforma-se em barco, em ponte, altera a estrutura muscular e se imerge em edifícios e cidades. O corpo, para a artista, não possui um significado nem um organismo originário, mas se faz em campo de experimentações e possibilidades. Com uma prática quase inteiramente voltada para o próprio corpo, a artista realiza uma escrita de si que assume a função de compor-se, em si mesma e além-de-si, em uma existência ciborgue e híbrida, escapando às normas de corpo feminino passivo antes canonizados na arte. Assim, Oriana Duarte vem, através da performance, traçando uma vida artista em constante diálogo com elementos da natureza e tecnologias humanas, tendo o corpo no epicentro dessa relação.

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Biografía del autor/a

Carolina Salvi, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

Pesquisadora no Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais na Universidade Federal de Pernambuco. Bolsista da CAPES.

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Publicado

2021-01-01

Cómo citar

SALVI, Carolina. A poética de corpos múltiplos e heteróclitos de Oriana Duarte. Palíndromo, Florianópolis, v. 13, n. 29, p. 148–160, 2021. DOI: 10.5965/2175234613292021148. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/16461. Acesso em: 22 dic. 2024.