A construção de um olhar semiótico-pedagógico na formação docente em artes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175234614322022050

Palavras-chave:

Formação Docente em Artes, Pedagogía, Semiótica.

Resumo

No presente trabalho, problematiza-se o alcance que o desenvolvimento de uma abordagem semiótico-pedagógica pode supor na formação de professores de artes, atentando a dimensão significante das discursividades artísticas, a dimensão estética dos discursos midiáticos contemporâneos e os modos em que ambas estão inseridas no desenvolvimento da subjetividade dos atores sociais. Para tanto, interroga-se o modo no qual uma complexa rede de relações intersubjetivas se configura no encontro pedagógico e como esse espaço emergente opera como matriz de base para o desdobramento de um processo de desconstrução das significações sociais. Após de um percurso por diferentes aspectos constitutivos do campo pedagógico e abordando diversos aspectos relacionados à politicidade inerente ao ato educativo, discute-se o modo em que a atenção à dimensão significate tanto da práxis educativa quanto dos discursos artísticos pode levar ao desenvolvimento de um posicionamento crítico e reflexivo como parte de uma pedagogia crítica e transformadora. Finalmente, para concluir, formulam-se alguns desafios e contribuições que pode supor o desenvolvimento dessa perspectiva semiótico-pedagógica na formação dos professores de artes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Federico Buján, UNR - UNA

Doutor em Humanidades e Artes pela Universidad Nacional de Rosario (UNR). Pós-doutorado pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP). Pós-doutorado CONICET. Atualmente é professor e pesquisador na Universidad Nacional de Rosario (UNR), na Univeridad Nacional de las Artes (UNA) e Universidad de San Andrés (UDESA). Desenvolve pesquisas na área da Educação e integra o Observatório da Formação de Professores de Artes.

Referências

ANIJOVICH, R. Transitar la formación pedagógica. Dispositivos y estrategias. Buenos Aires: Paidós, 2009.

BRUNER, J. La educación, puerta de la cultura. Madrid: Machado Libros, 1997.

BUJÁN, F. Las tramas intersubjetivas del encuentro pedagógico: un abordaje semiótico-comunicacional focalizado en la diversidad. Comunicação & Educação, São Paulo, Departamento de Comunicações e Artes, Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo (USP), ano XXIII, n. 2, pp. 109-119, 2018.

BUJÁN, F. La dimensión política de la práctica educativa: reflexiones semióticopedagógicas en torno a la formación docente en artes. Revista Diálogos en Mercosur, Santiago de Chile, n. 7, pp. 21-31, 2019.

CAMBLONG, A. & FERNÁNDEZ, F. Alfabetización semiótica en las fronteras. Dinámica de las significaciones y el sentido. Vol. 1. Posadas: Editorial Universitaria de la UNaM, 2012.

CULIOLI, A. Escritos. Buenos Aires: Santiago Arcos, 2010.

ECO, U. Los límites de la interpretación. Barcelona: Editorial Lumen, 1992.

GOODMAN, N. Maneras de hacer mundos. Madrid: La balsa de la Medusa, 1990 [1978].

GRECO, M.B. (2012) Una autoridad igualitaria en educación: construcciones, asimetrías y diálogos en el desarrollo profesional. In: BIRGIN, A. (comp.) Más allá de la capacitación. Debates acerca de la formación de los docentes en ejercicio.

Buenos Aires, Paidós, pp. 63-84, 2012.

MAGGIO, M. Enriquecer la enseñanza. Los ambientes con amplia disposición tecnológica como oportunidad. Buenos Aires, Paidós, 2012.

MEIRIEU, P. Frankenstein educador. Madrid: Editorial Laertes, 1998.

PEIRCE, Ch.S. La Ciencia de la Semiótica. Buenos Aires: Nueva Visión, 1978.

SERRES, M. Pulgarcita. El mundo cambió tanto que los jóvenes deben inventar todo: una manera de vivir juntos, instituciones, una manera de ser y conocer. Buenos Aires: Fondo de Cultura Económica, 2013.

SIBILIA, P. La intimidad como espectáculo. Buenos Aires: Fondo de Cultura Económica, 2008.

TEDESCO, J.C. Educar en la sociedad del conocimiento. Buenos Aires: Fondo de Cultura Económica, 2000.

TRAVERSA, O. Inflexiones del discurso. Cambios y rupturas en las trayectorias del sentido. Buenos Aires: Santiago Arcos, 2014.

VERÓN, E. La Semiosis Social. Fragmentos de una teoría de la discursividad. Barcelona: Gedisa, 1988.

VERÓN, E. La Semiosis Social, 2. Ideas, momentos, interpretantes. Buenos Aires: Paidós, 2013.

Publicado

2022-01-03

Como Citar

BUJÁN, Federico. A construção de um olhar semiótico-pedagógico na formação docente em artes. Palíndromo, Florianópolis, v. 14, n. 32, p. 50–66, 2022. DOI: 10.5965/2175234614322022050. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/21107. Acesso em: 18 abr. 2024.