La Formación Superior en Artes Mediatiazada por Dispositivos Hipermediales Dinámicos

Autores

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  • Patricia Silvana San Martín National Scientific and Technical Research Council image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175234605102013067

Palavras-chave:

formação superior em artes, perspectiva semiótica, dispositivo hipermedial dinâmico

Resumo

O presente artigo aborda aspectos da formação superior em artes utilizando Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) desde uma perspectiva semiótica. Baseia-se no referencial teórico-metodológico dos Dispositivos Hipermediais Dinâmicos (DHD) no entendimento de que a complexidade dos fenômenos em questão demanda de uma visão complexa e interdisciplinar para dar conta das múltiplas dimensões que os compõem. Após conceitualizar a noção de DHD e suas bases semióticas, apresenta-se um caso desenvolvido no âmbito de uma universidade pública da Argentina onde se realizou, no contexto de um projeto de pesquisa, uma experiência de formação superior em artes a partir da configuração de um DHD contextualizado em atenção à especificidade disciplinar. Finalmente, conclui-se que a abordagem adoptada resulta consistente para a conceitualização de problemáticas de mediatização educativa no âmbito do atual contexto físico- virtual.

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Biografia do Autor

Federico Buján, National University of the Arts

Doutor em Humanidades e Artes pela Universidad Nacional de Rosario (UNR). Realizou estágio pós-doutoral na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é professor e pesquisador no Instituto Universitario Nacional del Arte (IUNA), bolsista pós-doutoral do Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (CONICET) desenvolvendo pesquisas na área das Tecnologias da Informação e da Comunicação aplicadas a contextos educativos e de pesquisa, e integra o Observatório da Formação de Professores de Artes (CAPES-MINCYT).

Patricia Silvana San Martín, National Scientific and Technical Research Council

Doutora em Humanidades e Artes (UNR), pesquisadora categoria Independente do CONICET, e docente-pesquisadora UNR categoria I (Argentina). Sua trajetória de pesquisa e desenvolvimento focaliza-se nas Tecnologias da Informação e da Comunicação aplicadas a contextos educativos, de pesquisa e cidadania. É líder do programa de pesquisas Dispositivos Hipermediais Dinâmicos no Instituto Rosario de Investigaciones en Ciencias de la Educación - IRICE (CONICET-UNR). Recebeu distinções nacionais e internacionais por sua produção.

Referências

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Publicado

2014-01-29

Como Citar

BUJÁN, Federico; SAN MARTÍN, Patricia Silvana. La Formación Superior en Artes Mediatiazada por Dispositivos Hipermediales Dinámicos. Palíndromo, Florianópolis, v. 5, n. 10, 2014. DOI: 10.5965/2175234605102013067. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/4225. Acesso em: 13 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Seção temática