Andantino, de Quincas Laranjeiras: fontes e critérios para uma nova edição
DOI:
https://doi.org/10.5965/2525530409012024e0201Palavras-chave:
pioneiros do violão, repertório para violão, edições para violão, historiografia do violão, violão no Rio de JaneiroResumo
Nos últimos anos, a produção para violão de Joaquim Francisco dos Santos (1873-1935), o Quincas Laranjeiras, vem sendo reavaliada a partir do surgimento de novas fontes, documentos e partituras (AMORIM, MARTELLI, 2023a; 2023b; 2023c; 2023d). Objetivando colaborar com esse processo, o artigo apresenta um manuscrito inédito de Andantino, peça de sua autoria que ficou conhecida na historiografia do instrumento como Prelúdio em Ré Menor. Ancorado nos pressupostos teóricos de Figueiredo (2016), o texto faz um apanhado do histórico da obra, levanta e coteja as fontes disponíveis (etapas de recenseamento e colação), evidenciando os critérios que nortearam a escolha do texto-base e, como resultado, a realização de uma edição dupla (aberta e crítica) que visa colaborar com a difusão do repertório brasileiro original para violão anterior à década de 1950.
Downloads
Referências
AMORIM, H.; ABREU, S. Possível influência de Quincas Laranjeiras no desenvolvimento do estilo violonístico de Heitor Villa-Lobos. Revista Vórtex, 11(2), 1–38, 2023. https://doi.org/10.33871/23179937.2023.11.2.8376
AMORIM, H.; MARTELLI, P. Quincas Laranjeiras (1873-1935) e o ensino de violão no Rio de Janeiro: o primus inter pares entre chorões e senhoritas. Orfeu, Florianópolis, v. 8, n. 2, p. e0205, 2023a. DOI: 10.5965/2525530408022023e0205. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/23178.
AMORIM, H.; MARTELLI, P. O “avô do violão moderno”: Quincas Laranjeiras e seu papel como mediador cultural. Revista Vórtex, 11(1), 1–29, 2023b. https://doi.org/10.33871/23179937.2023.11.1.7100
AMORIM, H.; MARTELLI, P. Quincas Laranjeiras e o violão solista no Rio de Janeiro: “el maestro de los mejores guitarristas”. Música Hodie, Goiânia, v. 23, 2023c.
DOI: 10.5216/mh.v23.75190. Disponível em: https://revistas.ufg.br/musica/article/view/75190.
AMORIM, H.; MARTELLI, P. Quincas Laranjeiras y la guitarra: vida artística, mediación cultural y red social. Resonancias, Santiago (Chile), v. 27, n. 53, pp. 93-117, 2023d. DOI: http://doi.org/10.7764/res.2023.53.4
ÁVILA, G. A. de, CERQUEIRA, D. L., & SANTOS NETO, J. O Violão Oitocentista nos álbuns da Família Perdigão. Revista Vórtex, 8(3), 1.17, 2020. https://doi.org/10.33871/23179937.2020.8.3.1.17 . Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/vortex/article/view/3975 Acesso em: 29 set. 2023.
CARACI VELA, Maria; GRASSI, Andrea Massimo. Glossario. In: CARACI VELA, Maria (Org.). La critica del testo musicale: Metodi e problemi della filologia musicale. Lucca: Libreria Musicale Italiana, 1995. p. 379-394.
CARACI VELA, Maria. Introduzione. In: CARACI VELA, Maria. (Org.). La critica del texto musicale. Metodi e problemi della filologia musicale. Lucca: Libreria Musicale Italiana, 1995b, p. 3-35.
FIGUEIREDO, Carlos Alberto. Música sacra e religiosa brasileira dos séculos XVIII e XIX: Teorias e práticas editoriais. 2ª ed. Rio de Janeiro: Edição do autor [S2 Books], 2016.
GRIER, James. The critical editing of music. Cambridge: Cambridge University Press, 1996.
HABIB, Salomão. Tô Teixeira: o poeta do violão. Belém: Editora Violões da Amazônia, 2013.
LIMA, Luciano. José Rebello da Silva: pioneiro do violão brasileiro e das marchas do Ameno Resedá. Orfeu, Florianópolis, v. 8, n. 2, p. e0209, 2023. DOI: 10.5965/2525530408022023e0209. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/23603. Acesso em: 29 set. 2023.
PRANDO, Flavia. Violão em São Paulo: informações sobre o instrumento no período imperial. Orfeu, Florianópolis, v. 8, n. 2, p. e0202, 2023. DOI: 10.5965/2525530408022023e0202. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/22930. Acesso em: 29 set. 2023.
PRANDO, Flavia. Violões na Velha São Paulo (2 Volumes). São Paulo: Editora Legato, 2022.
SOARES, Oswaldo. Joaquim dos Santos (Quincas Laranjeira[s]). Diário Carioca, Rio de Janeiro, Ed. 2557, Domingo, 6 dez. 1936, p. 20-21.
TABORDA, Marcia. O Violão na Corte Imperial. Rio de Janeiro: Fundação Biblioteca Nacional, 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Humberto Amorim, Paulo Martelli
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.