Andantino, de Quincas Laranjeiras: fontes e critérios para uma nova edição
DOI:
https://doi.org/10.5965/2525530409012024e0201Palabras clave:
pioneiros do violão, repertório para violão, edições para violão, historiografia do violão, violão no Rio de JaneiroResumen
Nos últimos anos, a produção para violão de Joaquim Francisco dos Santos (1873-1935), o Quincas Laranjeiras, vem sendo reavaliada a partir do surgimento de novas fontes, documentos e partituras (AMORIM, MARTELLI, 2023a; 2023b; 2023c; 2023d). Objetivando colaborar com esse processo, o artigo apresenta um manuscrito inédito de Andantino, peça de sua autoria que ficou conhecida na historiografia do instrumento como Prelúdio em Ré Menor. Ancorado nos pressupostos teóricos de Figueiredo (2016), o texto faz um apanhado do histórico da obra, levanta e coteja as fontes disponíveis (etapas de recenseamento e colação), evidenciando os critérios que nortearam a escolha do texto-base e, como resultado, a realização de uma edição dupla (aberta e crítica) que visa colaborar com a difusão do repertório brasileiro original para violão anterior à década de 1950.
Descargas
Citas
AMORIM, H.; ABREU, S. Possível influência de Quincas Laranjeiras no desenvolvimento do estilo violonístico de Heitor Villa-Lobos. Revista Vórtex, 11(2), 1–38, 2023. https://doi.org/10.33871/23179937.2023.11.2.8376
AMORIM, H.; MARTELLI, P. Quincas Laranjeiras (1873-1935) e o ensino de violão no Rio de Janeiro: o primus inter pares entre chorões e senhoritas. Orfeu, Florianópolis, v. 8, n. 2, p. e0205, 2023a. DOI: 10.5965/2525530408022023e0205. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/23178.
AMORIM, H.; MARTELLI, P. O “avô do violão moderno”: Quincas Laranjeiras e seu papel como mediador cultural. Revista Vórtex, 11(1), 1–29, 2023b. https://doi.org/10.33871/23179937.2023.11.1.7100
AMORIM, H.; MARTELLI, P. Quincas Laranjeiras e o violão solista no Rio de Janeiro: “el maestro de los mejores guitarristas”. Música Hodie, Goiânia, v. 23, 2023c.
DOI: 10.5216/mh.v23.75190. Disponível em: https://revistas.ufg.br/musica/article/view/75190.
AMORIM, H.; MARTELLI, P. Quincas Laranjeiras y la guitarra: vida artística, mediación cultural y red social. Resonancias, Santiago (Chile), v. 27, n. 53, pp. 93-117, 2023d. DOI: http://doi.org/10.7764/res.2023.53.4
ÁVILA, G. A. de, CERQUEIRA, D. L., & SANTOS NETO, J. O Violão Oitocentista nos álbuns da Família Perdigão. Revista Vórtex, 8(3), 1.17, 2020. https://doi.org/10.33871/23179937.2020.8.3.1.17 . Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/vortex/article/view/3975 Acesso em: 29 set. 2023.
CARACI VELA, Maria; GRASSI, Andrea Massimo. Glossario. In: CARACI VELA, Maria (Org.). La critica del testo musicale: Metodi e problemi della filologia musicale. Lucca: Libreria Musicale Italiana, 1995. p. 379-394.
CARACI VELA, Maria. Introduzione. In: CARACI VELA, Maria. (Org.). La critica del texto musicale. Metodi e problemi della filologia musicale. Lucca: Libreria Musicale Italiana, 1995b, p. 3-35.
FIGUEIREDO, Carlos Alberto. Música sacra e religiosa brasileira dos séculos XVIII e XIX: Teorias e práticas editoriais. 2ª ed. Rio de Janeiro: Edição do autor [S2 Books], 2016.
GRIER, James. The critical editing of music. Cambridge: Cambridge University Press, 1996.
HABIB, Salomão. Tô Teixeira: o poeta do violão. Belém: Editora Violões da Amazônia, 2013.
LIMA, Luciano. José Rebello da Silva: pioneiro do violão brasileiro e das marchas do Ameno Resedá. Orfeu, Florianópolis, v. 8, n. 2, p. e0209, 2023. DOI: 10.5965/2525530408022023e0209. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/23603. Acesso em: 29 set. 2023.
PRANDO, Flavia. Violão em São Paulo: informações sobre o instrumento no período imperial. Orfeu, Florianópolis, v. 8, n. 2, p. e0202, 2023. DOI: 10.5965/2525530408022023e0202. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/22930. Acesso em: 29 set. 2023.
PRANDO, Flavia. Violões na Velha São Paulo (2 Volumes). São Paulo: Editora Legato, 2022.
SOARES, Oswaldo. Joaquim dos Santos (Quincas Laranjeira[s]). Diário Carioca, Rio de Janeiro, Ed. 2557, Domingo, 6 dez. 1936, p. 20-21.
TABORDA, Marcia. O Violão na Corte Imperial. Rio de Janeiro: Fundação Biblioteca Nacional, 2021.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Humberto Amorim, Paulo Martelli
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.